• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Esquema de redutor de velocidade para um motor trifasico 380 v 1C:V

mafvp

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2007
Mensagens
23
Gostos Recebidos
1
Boa noite
Companheiros preciso de um esquema para redução de velocidade motor trifásico 380 1 C:V ou superior a 1000 Wattes
Obrigado pela atenção
Cumprimentos
mafvp
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boa noite
Companheiros preciso de um esquema para redução de velocidade motor trifásico 380 1 C:V ou superior a 1000 Wattes
Obrigado pela atenção
Cumprimentos
mafvp

Boas em geral existem dois métodos:

1- Mecânico, em que pode chegar facilmente a relação 20:1, sistema Cenfim e roda dentada (Vantagem: aumento de binário no veio secundário Desvantagem: Sistema de redução de velocidade fixa ou seja tem de calcular com exactidão a velocidade que pretende para trabalho)

2- Electrónico, com variador (inversor) de velocidade trifásico que encontra à venda no mercado, em marcas como a Schneider (Vantagem: Ampla regulação de velocidade de rotação. Desvantagem: O binário não aumenta, e o preço será mais elevado)

Se já tem umas noções mais aprofundadas de electrónica, pode tentar fazer um com um modulo de potência de 6 transístores (como foto)

ABAAAAO2kAL-0.jpg

Alem do modulo potencia tem de adicionar ao mesmo, o circuito de comando PMW.

Para adequar um circuito PMW às necessidades, será melhor ler a documentação técnica deste site:

h**p://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/3214/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf

Algumas máquinas de lavar roupa também usam variador, mas com entrada monofásica, e saída trifásico a 3X220V (Poderá dar para o que pretende, mas para um máximo de 1 CV).

Boa pesquisa
 

mafvp

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2007
Mensagens
23
Gostos Recebidos
1
mrsat Bom dia
Obrigado pelas informações.
vou ver com atenção o circuito de comando PMW
Eu pensava que aqui eram utilizados DIACS como nos vulgares dimmer para as lampadas de incandescência
Mas a literatura que enviou já me vai dar que pensar
Mais uma vez obrigado
Cumprimentos
mafvp
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
mrsat Bom dia
Obrigado pelas informações.
vou ver com atenção o circuito de comando PMW
Eu pensava que aqui eram utilizados DIACS como nos vulgares dimmer para as lampadas de incandescência
Mas a literatura que enviou já me vai dar que pensar
Mais uma vez obrigado
Cumprimentos
mafvp

Boas

Numa lampada ou sistema monofásico, a regulação de intensidade (por corte parcial da sinusoide) é fácil de executar com Triac (EX: BT139) e o Diac de comando de disparo.
Em corrente trifásica, ainda se aplicam Triac's, mas em geral para o sistema Soft Start (arranque e paragem motor modo suave- Rampa de aceleração e desaceleração)

Num sistema trifásico tem de assegurar o correto sincronismo de ondas sinusoidais (tensões) ou pulsos/impulsos (3 fases), desfasadas exatamente de 120º.
Caso isso não aconteça, pode aquecer ou mesmo queimar o motor.

Nota: um motor de 1CV pode trabalhar em estrela a 380V ou em Triangulo a 220V.
Por isso nestes casos, pode usar o tal sistema de variador com entrada monofásica 220V e saída de 3 fases 220V.

Boa pesquisa
 

mafvp

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2007
Mensagens
23
Gostos Recebidos
1
Bom dia
Obrigado
O que tenho é um exaustor trifásico 380
Eu não estava interessado em gastar entre 180 e 350 € , por isso andei aqui a incomodar o pessoal
Mas obrigado pela atenção
Cumprimentos
mafvp
 
Topo