• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

duvida: Fibra meo

joaopech

GF Ouro
Entrou
Out 23, 2006
Mensagens
696
Gostos Recebidos
1
Bom Dia: desde segunda-feira andam a montar infraestrutura de rede da fibra óptica meo na minha rua. alguem me pode dizer quanto tempo +/- deve ficar activa......foto1.jpgfoto2.jpg
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Se a "tua rua" for a "minha rua" já está activa ...
Responder a isso sem saber onde - pelas fotos não chego lá - é apenas para adivinhos!
 

joaopech

GF Ouro
Entrou
Out 23, 2006
Mensagens
696
Gostos Recebidos
1
aindam andam a meter os cabos . isto em zona de Braga ( tadim )....
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Para os meus lados a semana passada também andou por la a NOS a passar fibra
Até estou parvo porque é uma aldeia apenas com cobertura Meo IPTV/ADSL (10Mbps de download)
Já lá passei e uma das caixas diz mesmo NOS que depois tem um rasgo até uma que diz CTT.

Aguardo impacientemente quando é que os comerciais lá comecem a bater porta a porta.
Desejo que seja fibra partilhada, não seja apenas NOS.

Pelo que me informei lá parece vai haver algo parecido como uma loja de cidadão e o contrato obriga fibra, é aguardar!!!
 

joaopech

GF Ouro
Entrou
Out 23, 2006
Mensagens
696
Gostos Recebidos
1
aqui ja passa a NOS algum tempo eles usaram as infraestruturas da PT para passar os cabos deles....
 

LS29

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2013
Mensagens
2,018
Gostos Recebidos
2
Boas,
Isso deve ser mesmo melhor perguntar aos técnicos ou então aguardar pelos Comerciais.
e atenção, recomendo não fazer contrato logo com o primeiro comercial, se possível ouvir um segundo ou mesmo até terceiro comercial, no meu caso fiz melhor contracto com o segundo comercial, é verdade, e da mesma empresa, supostamente deviam dar as mesmas condições, mas pelos vistos não!
 

ricapereira80

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2016
Mensagens
111
Gostos Recebidos
0
Por aqui a NOS demorou cerca de 3 meses até me disponibilizar a fibra, mesmo depois de já ter a estrutura concluida na rua. Por isso, o melhor mesmo é questionar junto do operador ou comerciais. Tudo o resto é suposição.
 

carlosvale

GF Platina
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,229
Gostos Recebidos
0
Assim que tiver data marcada , não vão faltar comerciais a bater a porta :Espi06:
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Boas

A vodafone também esta a andar forte com a fibra em Braga

e partilhada com a pt

aguardem não se metam na boca do lobo
 

pauloavintes

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2013
Mensagens
116
Gostos Recebidos
0
Boas,

fiz parte dos utilizadores entusiasmados com a última tecnologia.
Hoje e por via de prestador de serviços da Groupfix, aqui em Pedoso Vila Nova de Gaia, proçederam à instalação do serviço triple play por fibra da Meo.
Foi uma campanha para antigos clientes, onde passei de mensalidade de 21 [ médio ] € por serviço de telefone e internet adsl ( media via ffcn speedmeter a rondar os 4mb/s ] para um valor mensal de 27 € com serviço de 64 canais em 5 tv´s ( serviço sem box ). O serviço vendido por telefone dizia ter 100 mb/s , porém o contador da FCCN "apenas" mede 40.
Pior foi a surpresa do serviço Tv. Tal como comentado neste post - > http://www.geralforum.com/board/showthread.php/606601-box-para-abrir-canais-analogicos-da-meofibra , fiquei totalmente desiludido com a qualidade do sinal de TV, pois na verdade com uma antena e amplificador de mastro tinha melhor sinal.

E ainda pior, não tenho uma TV HD tudo crt.

Recebo via SAT a grelha francesa ( que passou tudo recentemente para HD ) , e a qualidade é imensamente superior.. lógicamente.
Mas entre o sinal meo fibra e os "velhinhos" descodificadores TDT , perdi em qualidade vídeo e audio e provavelmente irei rescindir o contrato caso tenha cláusula com período estipulado para o efeito. Porquanto aos futuros "cablados" da fibra da meo, salvo utilização de box, o serviço direto via cabo coaxial é lastimável.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Porquanto aos futuros "cablados" da fibra da meo, salvo utilização de box, o serviço direto via cabo coaxial é lastimável.
O que é que esperavas de canais analógicos? No entanto acho que aí deve haver "gato". Recentemente fiz uma instalação de sinal RF da Meo fibra num hotel, que ainda tem cerca de 80% de TVs CRT e uma distribuição muito pouco "saudável", e a imagem ficou boa em todas elas. Até bem melhor do que eu esperava, tendo em conta a quantidade de canais e o facto de serem praticamente todos seguidos, mesmo em UHF. Deve dar os parabéns à Meo, não só pela quantidade de canais mas também pela qualidade do sinal.
Como é que estás a distribuir o sinal para as TVs da casa?

DX2
 

pauloavintes

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2013
Mensagens
116
Gostos Recebidos
0
olá DX2,

vi utilizarem o termo "grão" para descrever o fenómeno. Porém convêm dizer que 2 canais como seja o Panda e outro de toon´s têm qualidade muito boa. Mas a RTP 1/ 2 / 3, sic e TVI estão francamente maus.

No momento o sinal está desde o ONT para a primeira tv a 30 cm via um repartidor que diz "tap" que depois manda para o sotão novamente para um repartidor para as restantes tv´s ( diria uns 20 metros no máximo desde esse repartidor ).

Alguma forma de de se "medir" a qualidade do sinal ? Nos antigos tdt´s tinha médias de 98% sendo a TVI a melhor imagem e som.
Dá impressão que tenho menos "linhas", mas é um fato que existe canais suficientes e outros muito maus. Alguma coisa a ver com o sintonizador da TV ?

Devo ter criado falsas expectativas por desconhecimento da situação analógica.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
olá DX2,

vi utilizarem o termo "grão" para descrever o fenómeno. Porém convêm dizer que 2 canais como seja o Panda e outro de toon´s têm qualidade muito boa. Mas a RTP 1/ 2 / 3, sic e TVI estão francamente maus.

No momento o sinal está desde o ONT para a primeira tv a 30 cm via um repartidor que diz "tap" que depois manda para o sotão novamente para um repartidor para as restantes tv´s ( diria uns 20 metros no máximo desde esse repartidor ).
Bem me parecia. O sinal que sai do ONT é suficiente para 2 ou 3 TVs mas para uma distribuição maior tem que levar amplificação.


Alguma forma de de se "medir" a qualidade do sinal ? Nos antigos tdt´s tinha médias de 98% sendo a TVI a melhor imagem e som.
Dá impressão que tenho menos "linhas", mas é um fato que existe canais suficientes e outros muito maus. Alguma coisa a ver com o sintonizador da TV ?
A única maneira de medir o sinal analógico é com um medidor de sinal analógico.


Agora vamos ao que "interessa": se antes tinhas TDT com TVs CRT, então tens receptores TDT, certo? Podes utilizá-los na mesma para sintonizar os canais digitais da fibra porque eles estão todos em DVB-T. Ficas com mais canais e com a mesma (mais ou menos) qualidade que tinhas na TDT. Atenção que podes precisar na mesma de amplificação mas testa como está agora e vê como é que o sinal chega aos receptores.

Os canais/frequências digitais são:
- C52 722 MHz
- C53 730 MHz
- C54 738 MHz
- C55 746 MHz
- C57 762 MHz
- C58 770 MHz
- C59 778 MHz
- C60 786 MHz

;)
DX2
 

pauloavintes

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2013
Mensagens
116
Gostos Recebidos
0
DX2 novamente esmera-se nos conselhos.

Apesar de apenas 2 dos receptores TDT trabalharem ( os restantes fazem a pesquisa automática de 73 canais e 23 rádios com sucesso , mas alguns canais como "rtp1 HD" diz formato não suportado e não apareçe imagem na TV ) , quando colocados entre a baixada do ONT e a TV a qualidade dispara !! No ponto mais distante tenho 100% de qualidade com força de 65%.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Apesar de apenas 2 dos receptores TDT trabalharem ( os restantes fazem a pesquisa automática de 73 canais e 23 rádios com sucesso , mas alguns canais como "rtp1 HD" diz formato não suportado e não apareçe imagem na TV )(...)
Isso é porque esses receptores não são HD. Um dia que algum canal emita em HD na TDT, muita gente que tem receptores desses vai ter uma má surpresa...

(...), quando colocados entre a baixada do ONT e a TV a qualidade dispara !! No ponto mais distante tenho 100% de qualidade com força de 65%.
O que interessa é a qualidade, mesmo que a "força" tenha valores inferiores. Quando o sinal digital é puro, ou seja, não amplificado, há muito menos probabilidades de a qualidade se estragar, mesmo que a quantidade diminua.

DX2
 

viperbruno

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 16, 2008
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Para os meus lados a semana passada também andou por la a NOS a passar fibra
Até estou parvo porque é uma aldeia apenas com cobertura Meo IPTV/ADSL (10Mbps de download)
Já lá passei e uma das caixas diz mesmo NOS que depois tem um rasgo até uma que diz CTT.

Aguardo impacientemente quando é que os comerciais lá comecem a bater porta a porta.
Desejo que seja fibra partilhada, não seja apenas NOS.

Pelo que me informei lá parece vai haver algo parecido como uma loja de cidadão e o contrato obriga fibra, é aguardar!!!



Como ficou essa situação? O que diz os autocolantes das caixas e de que cor são?
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Como ficou essa situação? O que diz os autocolantes das caixas e de que cor são?
De momento tudo na mesma.
As tampas nas bermas da estrada só dizem mesmo "NOS".

Já liguei para a NOS e deram como data prevista de arranque do serviço a 15 de Setembro, mas sem certeza, poderá ser antes ou depois dependendo como correm os trabalhos.
Perguntei também se iria ser uma infraestrutura partilhada o que não responderam.

Enviado do meu C5-S508 através de Tapatalk
 
Topo