• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda em interruptor duplo (acho eu que é assim que se chama)

xtrumph

GF Bronze
Entrou
Mar 21, 2016
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
Boa tarde a todos
Preciso da vossa ajudam ando aqui as voltas a tentar por em funcionamento um interruptor, alias dois interruptores e uma lâmpada.
Mas estou muito baralhado, já segui imensos exemplos mas vou dar sempre ao mesmo.
Ou seja.....

Tenho 1 lâmpada e dois interruptores. basicamente instalei a fase e dois cabos paralelos, na primeira tomada, no outro lado os dois paralelos encaixados no mesmo sitio e o retorno.
num lado liga no outro desliga sem problemas mas o que acontece é que quando desligo na tomada A não consigo ligar na tomada B.

Vou tentar esclarecer
Tomada A ligo tomada B desligo ok
Tomada B ligo tomada A desligo

Mas se desligar numa das tomadas e depois tentar ligar na outra tomada não funciona. Ou seja imaginamos que vou sair e desligo na tomada junto a porta da rua, se alguém ligar na outra tomada não funciona.

Já procurei e não sei o que fazer.


Ah....as tomadas são de colocar os 3 fios.
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Primeiro o que deves ter é 2 comutadores de escada e não interruptores! Com interruptores esse esquema não é possível.

Parece mais confuso do que é. Deixo uma imagem para que possas entender Interruptor_Comutacao_Escada.jpg

O que tens de fazer é levar o NEUTRO directamente a lâmpada, e a LINHA entra num COMUTADOR (Entra do lado onde só tens uma seta de entrada)

Saem dois fios de um comutador para o outro (os comutadores têm em baixo 2 setas de saída, e em cima 1 seta de entrada. Estes dois fios que saem de um para o outro, são ligados nessas 2 setas de saída)

Agora no outro comutador, sai um fio até a lâmpada (este fio sai do lado em que só tens 1 seta de entrada!

Como vês, a lâmpada tem o neutro directo, e a linha passa por estes dois comutadores antes de chegar a lâmpada, e são esses dois fios entre comutadores que fazem aquilo que queres. Sempre que das ao botão, a corrente é alternada entre um fio e outro!

Espero ter-me feito entender. Bom trabalho :)
 

xtrumph

GF Bronze
Entrou
Mar 21, 2016
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
Primeiro o que deves ter é 2 comutadores de escada e não interruptores! Com interruptores esse esquema não é possível.

Parece mais confuso do que é. Deixo uma imagem para que possas entender Ver anexo 146885

O que tens de fazer é levar o NEUTRO directamente a lâmpada, e a LINHA entra num COMUTADOR (Entra do lado onde só tens uma seta de entrada)

Saem dois fios de um comutador para o outro (os comutadores têm em baixo 2 setas de saída, e em cima 1 seta de entrada. Estes dois fios que saem de um para o outro, são ligados nessas 2 setas de saída)

Agora no outro comutador, sai um fio até a lâmpada (este fio sai do lado em que só tens 1 seta de entrada!

Como vês, a lâmpada tem o neutro directo, e a linha passa por estes dois comutadores antes de chegar a lâmpada, e são esses dois fios entre comutadores que fazem aquilo que queres. Sempre que das ao botão, a corrente é alternada entre um fio e outro!

Espero ter-me feito entender. Bom trabalho :)


Obrigado pela ajuda.

Mas está a ser demasiado complicado
Vou tirar uma fotografia, para ver se são estes, éporque parece-me que são os que comprei.

de qualquer maneira obrigado
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Não é nada complicado. Manda a foto da parte de trás dos dois comutadores para verificar se são os corretos
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
São os dois iguais?

Ligas o neutro da corrente (AZUL) diretamente na lâmpada, e a linha (PRETO ou CASTANHO) no 6 deste comutador (atenção que a cada numero corresponde 2 buracos)

Depois sai um fio do 2 e outro do 3, que vai ligar ao 2 e ao 3 do outro comutador (aqui é indiferente, não tem de ser o 2 no 2 e 3 no 3. Pode ser 2 no 3 e 3 no 2)

De seguida sai um fio do 6 para a lampada

Entendido? :)
 

xtrumph

GF Bronze
Entrou
Mar 21, 2016
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
São exactamente iguais,
tenho 3 fios 2 castanhos e um preto em cada tomada.
Não sei qual é o que vai a lampada.
Basicamente tirei as tomadas e tenho 3 cabos em cada tomada, dois castanhos e um preto.

By the way
Foi exactamente assim que liguei 3 no 3 2 no 2 e o preto no seis. Aquilo ate funciona. Um liga e o outro desliga. O problema é que se desligar em um deles o outro não liga, ou seja ligo o interruptor A, e desligo no B, e funciona, mas se quiser ligar a luz no interruptor A já não liga, tenho que ligar no B. Isso é normal? Não devia ser possivel ligar e desligar em qualquer um dos dois?

Obrigado por toda a ajuda, passei a tarde nisto e nada.
 
Última edição:

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
mas esses 2 castanhos sao os mesmos de um lado e do outro? Ou seja, vao de uma tomada a outra?
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
então é os dois pretos no 6 (de cada comutador claro) e os castanhos no 2 e 3 de cada comutador

testa e diz
 

xtrumph

GF Bronze
Entrou
Mar 21, 2016
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
Isso e o que eu tenho, e funciona, Mas aquela situação que te falei não funciona. Ou seja se desligar no switch A e quiser ligar no B não funciona, mas se ligar no A consigo desligar no B
 

xtrumph

GF Bronze
Entrou
Mar 21, 2016
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
Parece que o outro serve de apoio mais quem controla é o primeiro.
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
então o problema esta nesse dois fios pretos, podem não estar bem ligados na caixa
 

xtrumph

GF Bronze
Entrou
Mar 21, 2016
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
Um dos interruptores funciona como principal, ou seja, o segundo só funciona se o primeiro estiver ligado. Se o segundo estiver desligado o primeiro não o liga e o objetivo era que funcionasse como um comutador de escada
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Teras de ir a caixa de derivação e identificar esses dois fios pretos que ai tens, os dois fios da lâmpada e os dois da corrente. Se for uma construção recente estará tudo numa caixa de derivação por cima de uma porta.

Depois tens de ligar o azul da corrente ao azul da lampada. O preto da corrente, a um desses pretos de um interruptor. E o preto que sobra do outro interruptor, ligas com o outro fio da lampada.

Isto é simples. Pode é estar acontecer, isso parecer-me um comutador (porque me parece mesmo) e não ser! Porque se for, as ligações ai estão bem

Pode também um desses fios castanhos estar danificado e não estar a passar corrente. tens alguma coisa para testar esses fios? Tipo um voltímetro com a opção de bip?
 

xtrumph

GF Bronze
Entrou
Mar 21, 2016
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
Como isto é na terreola a construcção já tem algum tempo cerca de 20 anos. De qualquer maneira, isto antes estava a funcionar mas com interruptores diferentes, mas deitei tudo fora e nem me lembro de como eram. a verdade e que qualquer interruptor desligava e ligava sem problemas. Fui um bocado apressado até tentei fazer um xante mas nem isso resolveu, já nem sei o que fazer. Isto não vem a caixa nenhuma porque nesta divisão e onde esta o dijuntor.

Na realidade não sei, pareceu-me simples mas é muito esquisito e depois tenho o comutador da escada que tambem é outro pincel. E esse tenho duas lampadas durante a escada.
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Mas isso faz alguma comutação liga e desliga em algum lado ?

isso parece mais um lustre ou seja um interruptor de duas teclas para simplificar
 

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Bem tenta descrever um pouco melhor, ou seja, exemplo tenho um interruptor na cozinha que liga uma lampada ou faz comutação de escada ou de lustre, e tenho uma comutação ali será mais facil para ajudar e se poderes colocas as fotos do material, já que precedes pouco para o pessoal que está dentro disso ajudar.
 

xtrumph

GF Bronze
Entrou
Mar 21, 2016
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
Sim faz, mas só se o primeiro interruptor estiver ligado ou seja o primeiro esta ligado (luz acesa) vou ao segundo e ele desliga, sem problemas. No segundo ligo vou ao primeiro e ele desliga. Agora se desligar o primeiro, e for ao segundo ligar ja nao liga.
 
Topo