• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda em interruptor duplo (acho eu que é assim que se chama)

xtrumph

GF Bronze
Entrou
Mar 21, 2016
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
Obrigado.
Ajuda para o da escada mas não para o da sala.
Isto basicamente são dois interruptores, um em cada ponta da sala, e uma lampada no meio.
tenho 3 cabos em cada tomada, 1 preto e dois castanhos.
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
Obrigado.
Ajuda para o da escada mas não para o da sala.
Isto basicamente são dois interruptores, um em cada ponta da sala, e uma lampada no meio.
tenho 3 cabos em cada tomada, 1 preto e dois castanhos.

o problema aqui é falares nas tomadas. mas afinal são tomadas ou interruptores? vê o youtube que o amigo f1952 divulgou que está correctíssimo. ou então explica-te melhor. eu particularmente ainda não te percebi com essa das tomadas dos interruptores. uma tomada liga outra não liga etç..etç.. porque não dizeres: meus amigos eu quero ligar isto para ter este resultado. ponto
 

npgomes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Boas,

Desculpem lá, mas a ligação dos comutadores está incorreta, a instalação da casa tem em cada caixa 3 fios 2 castanhos e 1 preto, normalmente os castanhos são para interligar os comutadores e os pretos, de um lado a fase e do outro a lâmpada, assim pelo esquema dos comutadores o comum é o 2 (preto) e a comutação tem de ser feita com o 6 e o 3 (castanhos) , porque se a fase ou lâmpada for ligada noutro sitio tem esse comportamento em que só numa posição de um é que o outro interruptor tem corrente.

fiquem bem...
 
Topo