• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Microserver HP Gen8 - Configuração

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Adquiri recentemente um Microserver HP Gen8 para usar em casa. Tenho um NAS de dois discos mas estava a precisar de um servidor com mais espaço, e ao encontrar este por 135€ acabei por comprar. Mas como é óbvio isto é bem mais evoluído que o meu NAS e agora surgem algumas dúvidas que agradeço desde já a quem me ajudar.

O servidor é para usar em casa como disse, basicamente para ter toda a informação digital que por aqui existe cá por casa.

O objetivo será:

- Criar pastas, umas pessoais, outras "abertas" a quem se possa ligar à rede.
As pessoais seriam protegidas por pass, já as as "abertas", algumas seriam limitadas só a visualização, sem a possibilidade de editar documentos.

- Fazer stream interno de música e filmes. A minha box faria as gravações diretamente para lá também!

- Criar utilizadores para aceder externamente, definindo o que cada um poderia ver e editar!

- Aceder com PC/Tablets/Telemóveis

Estes são os pontos principais que pretendo inicialmente. Irei comprar para já 2 discos WD RED 3tb para usar em RAID1 (ajudem-me se não for a melhor solução), e futuramente terei de ver o que compro, visto ter 4 baias este Server.
Em conversa com um amigo, fiquei com a ideia também de comprar um ssd para o sistema operativo, e colocar este disco no espaço que estava destinado a drive optica. Mas aqui está a minha grande dúvida, qual colocar?

FreeNAS? Windows Server 2012 r2? Outro?

Penso que se valer a pena instalar o Windows Server (ou mesmo um Windows normal), valerá também a pena comprar o ssd porque irá tornar a leitura mais rápida, caso contrário talvez não seja necessário.

No futuro será também para configurar da melhor forma umas câmeras ip, que tenho em casa a fazer gravação sempre que detecta movimento, e quero aproveitar esta caixinha para isso tudo!

Fico à espera de ajudas antes de comprar o resto :)




Sent from my iPad using Tapatalk
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Amigo uso freenas a anos e sempre a bombar. Com ele podes fazer tudo o que pretendes.

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Terias que aumentar a RAM desse microserver.

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Sabes dizer-me se neste servidor da para instalar o freenas no sdcard? Ou se tem de ser num disco ?


Sent from my iPad using Tapatalk
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Não faço ideia mas penso ter que ser no disco.

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
O meu está a trabalhar com 6 e trabalha bem, mas o recomendado por eles penso ser no mínimo 8g.

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

Pelo menos para já vai ficar pelos 4 gb. Depois terei de ver se é suficiente ou não :)
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Testa o freenas vais gostar. E também podes testar outros e ver qual gostas mais. Se for da zona de Leiria podes vir ver o meu ☺️

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Testa o freenas vais gostar. E também podes testar outros e ver qual gostas mais. Se for da zona de Leiria podes vir ver o meu ☺️

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

Estou a 100km, se não is aí :)
Amanhã já vou testar se dá para meter no sdcard de 16gb. Já fiz o download do freenas, mas hoje já não consigo testar

De qualquer formas aguardo mais opiniões
 
Topo