• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Conduzir em portugal com carta Suíça?

Vagueira

GF Ouro
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
905
Gostos Recebidos
0
Conduzir em portugal com carta Suíça é possivel ou ainda não (com as seguintes condições)?
É para a minha filha que tem 20 anos e carta á 2, tudo feito aqui na Suíça.
Ela vai primeiro que eu de férias duas semanas e o meu sogro tem carro que diz que lhe empresta sem problemas mas eu gostava de saber se é permitido ou se por lei terá muitos problemas?
De referir que é uma cidadã portuguesa.

desde já obrigado pela vossa ajuda.

1 Abraço do VAGUEIRA
 

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
836
Gostos Recebidos
36
Ter em atenção que:
-Suiça , não pertence a UE.
-O texto referido no linque acima diz respeito a pessoas que vêm de vez, muda de residência, e fazem a troca de carta por uma nacional!
- Um cidadão imigrante ( fora de Portugal ) , apenas pode conduzir em Portugal , durante 90 dias, o seu PRÓPRIO carro com matricula do país onde esta emigrado.

Não sei ao certo qual a "regra" para conduzir um carro nacional a uma pessoa com residência fora de Portugal, mas presumo que pelo menos durante os noventa dias não há qualquer problema, visto a carta ser reconhecida, mas também há que pensar em outras situações, como o seguro!
Nada como antes de haver um "azar " informar-se junto a seguradora do veiculo em questão e até num posto da PSP ou GNR!

Cumprimentos e boa sorte.
 

kaotik2003

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2007
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
Olá Vagueira, eu como emigra e de uma familia de emigras digo-te o seguinte.

A tua filha tem carta de condução de um país fora da UE mas com acordo bilateral com Portugal logo pode conduzir em Portugal, no entanto...

Se o carro for Suiço tem que ser a proprietaria dele.
Se o carro for nacional, tem que ser alugado, ou de familiar directo (a confirmar) no entanto uma vez que a matricula é Portuguesa dificilmente terás problemas.

Por favor algum mod apague este post duplicado já que eu não consigo
 

kaotik2003

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2007
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
Conduzir em portugal com carta Suíça é possivel ou ainda não (com as seguintes condições)?
É para a minha filha que tem 20 anos e carta á 2, tudo feito aqui na Suíça.
Ela vai primeiro que eu de férias duas semanas e o meu sogro tem carro que diz que lhe empresta sem problemas mas eu gostava de saber se é permitido ou se por lei terá muitos problemas?
De referir que é uma cidadã portuguesa.

desde já obrigado pela vossa ajuda.

1 Abraço do VAGUEIRA



Registo: May 2007
Posts: 15

Padrão

Olá Vagueira, eu como emigra e de uma familia de emigras digo-te o seguinte.

A tua filha tem carta de condução de um país fora da UE mas com acordo bilateral com Portugal logo pode conduzir em Portugal, no entanto...

Se o carro for Suiço tem que ser a proprietaria dele.
Se o carro for nacional, tem que ser alugado, ou de familiar directo (a confirmar) no entanto uma vez que a matricula é Portuguesa dificilmente terás problemas.

Se o carro for suiço e estiver em nome da tua Filha, podes conduzir em Portugal desde que tenhas os documentos e consigas comprovar a residência na Suiça. A lei diz que após um determinado tempo que julgo serem mais de 180 dias em territorio nacional passas a ser residente em Portugal e o carro tera de ter matricula portuguesa e a carta passar a portuguesa tb, mas a realidade é que é muito dificil provar a ua continuidade em Portugal pelos 180 dias seguidos ou interpolados.

O que interessa é ter a documentação do veiculo en nome do condutor e comprovativos de residencia na Suiça recentes.

Aconselho-te a consultar o IMTT de Portugal sobre a possibilidade de condução do carro do teu sogro com a carta suiça pois não tenho certezas sobre isso.
 
Topo