• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

K1 Plus Combo DVB-S/S2 DVB-T2 4K Android TV box – análise em Português

ritx75

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 27, 2006
Mensagens
581
Gostos Recebidos
0
k1plus.jpg


Em 2016 já ninguém fica surpreendido com conteúdo e canais de qualidade 4K. E como óbvio, cada vez mais aparecem recetores e TV boxes com capacidades de processar imagens 4K, de toda a forma e feitio.

Depois de várias tentativas falhadas em casar Android com DVB-S ( GI Fly, Optibox, Amiko, parcialmente Wetek) usuários mais experientes, tal como eu, ficam com um pé atrás quando ouve de combinações Android + DVB-S/S2.

Hoje vou falar sobre a Android TV Box K1 Plus Combo. Será que finalmente temos um vencedor?

box.jpg


K1 Plus Combo é uma versão atualizada do modelo K1 TV Box. Esteticamente bem feito, no seu núcleo encontra-se o novo processador Amlogic S905 Quad Core de 64 bits de 2,0 GHz com Cortex A53 que suporta descodificação UHD 4K @ 60fps HW, e vários outros formatos, incluindo H.265 10-bit, H.264, AVS + e também 1080p FHD @ 60fps HW codificação H.264. K1 Plus vem equipado com um sintonizador de TV Digital: DVB-T e um, sintonizador DVB-S/S2. Versão de Android é Lollipop(5.1.1.). Mais podemos mencionar Gigabit ethernet e Wi-Fi 802.11 b / g / n embutido.

contenido.jpg


ESPECIFICAÇÕES

CPU: Amlogic S905 – Cortex A53 64-bit, 2.0GHz
GPU: Mali-450MP
RAM: 1GB DDR3
Memória interna: 8GB eMMC
802.11a WiFi / b / g / n
Ethernet: 10/100 Mbps
4xUSB 2.0
Saída de vídeo: HDMI 2.0 4K @ 60Hz. Jack AV 3,5 milímetros
SPDIF óptica
Sintonizadores: DVB-T / T2 e DVB-S / S2 com conectores separados
Android 5.1.1 Kitkat
Tamanho: 13 x 12 x 3,2 cm
Peso: 186gr

HTB1nxwm_LVXXXXb_RXVXXq6x_XFXXX2.jpg


DESIGN E CONEXÕES

K1 Plus Combo é construído inteiramente em plástico preto menos na parte inferior que é cinza. No lado preto é brilhante, enquanto o topo é preto fosco com logotipo K1 Plus.

k1_plus_1.jpg


Na parte da frente do sensor de infravermelhos está escondido por trás da caixa de plástico.


frontal.jpg


No lado esquerdo temos o leitor de cartão micro SD, quatro portas USB 2.0 e o LED de status que continua até no topo.

izquierda.jpg


Na traseira, temos a entrada de DVB-T2 e antena DVB-S2, saída CVBS analógica, porta ethernet, saída HDMI 2.0, saída SPDIF óptica e conector de alimentação.

trasera.jpg


O LED tem dois estados; azul quando o dispositivo está ligado e vermelho quando ele está desligado (O dispositivo não pode ser colocado em stand-by).

O fundo é tudo de plástico com quatro pés de borracha. Há algumas aberturas e furos para pendurar. Temos também o botão de reset.

k1_plus_4.jpg


CONTROLO REMOTO

Controlo remoto IR, além das características habituais para Android, inclui botões para gerir sintonizadores. Com uma tecla dedicada para logo lançar a aplicação DTV (serviços de TV).

HTB1_FPMBMp_XXXXcl_XVXXq6x_XFXXXF.jpg


BOOTING, UPDATE, E PRIMEIRAS IMPRESSÕES.

Do momento que se liga o K1 Plus Combo até vermos o familiar launcher MBOX , passa pouco mais de 40 segundos. Home Screen é bem simples de navegar e fácil de usar.

O software é bastante bom e rápido, com uma boa resposta, e nos nossos testes nunca encontramos alguma forma de slowdowns, ou perda de desempenho após estar ligado algum tempo.

launcher.png


Mais o menos no meio da tela podemos adicionar várias aplicações favoritas a nossa escolha. A baixo temos quatro shortcus pre-definidos.

Como se tem a Google Play Store à nossa disposição, basta simplesmente procurar por um launcher que lhe agrade e personalizar à sua vontade, se não gostar nenhuma da oferta inicial.

K1 Plus combo tem também DLNA, Miracast e Airplay.

Miracast.png


Não tive nenhum problema com Ethernet e Wi-Fi de conexão para o meu router.

Tal como já habitual nestes recetores Android, K1 Plus combo tem updates OTA.

Existe uma secção para ativar o CEC de HDMI. Eu não tenho sido capaz de testar porque a minha TV não é compatível com esta tecnologia.

Existe também para os mais curiosos e aventureiros algumas imagens por terceiros para este modelo. Imagens não-oficiais de OpenElec, Neutrino e Enigma 2, mas estas imagens já caem um pouco fora do propósito deste texto. Mas se calhar no futuro iremos falar delas.

KODI E PERFORMANCE DE VÍDEO

Box vem com Kodi 15.1 pré-instalado, mas é preferível desinstalar esta versão e instalar a que se encontra na Playstore, por ser mais actual, e vir sem addons desnecessários pré-instalados.

Eis resultados de vários testes realizados pelo pessoal da cnx-software:

264 codec / MP4 container (Big Buck Bunny) – 1080p – OK
MPEG2 codec / MPG container – 1080p – OK
MPEG4 codec, AVI container 1080p – OK
VC1 codec (WMV) – 1080p – OK
Real Media (RMVB), 720p / 5Mbps – OK
WebM / VP8 – OK
265 codec / MPEG TS container (1080p) – OK
WebM / VP9 (no audio in video) – OK

Também vídeo 4K são razoavelmente bem suportados:

Club-4K-Chimei-inn-60mbps.mp4 – OK
sintel-2010-4k.mkv – OK
mp4 (H.265) – OK
2020.20140602.ts (Rec.2020 compliant video) – Stays in UI
mp4 – OK
Fifa_WorldCup2014_Uruguay-Colombia_4K-x265.mp4 (4K, H.265, 60 fps) – OK

Infelizmente nenhum dos vídeos 10-bit H.265 funciona de forma capaz e apresentável.

AC3 / Dolby Digital 5.1 – Audio OK (Dolby D 5.1), video not smooth
E-AC-3 / Dolby Digital+ 5.1 – OK (Dolby D 5.1) Na maioria das vezes, mas dois pequenos cortes ocorreu áudio durante a reprodução
Dolby Digital+ 7.1 – só PCM 2.0
TrueHD 5.1 – só PCM 2.0
TrueHD 7.1 – só PCM 2.0
Dolby Atmos 7.1 – só PCM 2.0
DTS HD MA – só DTS 5.1
DTS HD HR – só DTS 5.1

DVB-S/S2

Finalmente chegamos à parte que mais interessa e que destaca K1 plus Combo entre outras caixas de Android TV.

Com toda a responsabilidade e confiança posso afirmar que este é o melhor recetor DVB-S/ S2 com Android feito até agora. Tudo funciona simples, sem qualquer “danças” adicionais. Não precisas trocar ROM´s ou sistema operativo. Tudo funciona fora da caixa.

Para ligar serviços de TV usa-se a aplicação DTV, logo dá a opção da escolha de tuner – DVB-S2 ou DVB-T2.

DTV.png


Depois basta escolher o/os satélites, e configurar nossa ligação com antena e fazer pesquisa de canais.

image.jpg
image.jpg
image.jpg



Com a pesquisa completa também dá para organizar lista de canais numa lista de favorito.

K1 plus combo suporta cccam e newcamd. Para configurar os emuladores tens abrir menu “secreto”. Depois configuração é idêntica como nos recetores com Chip Ali (GI Mini, Matrix Lite etc.)

HTB13a_Qw_Jp_XXXXX6_XVXXq6x_XFXXX2.jpg


Qualidade de imagem K1 Plus combo é excelente tanto nos canais HD como no canais SD.

[video=youtube;kWnH5Fw883o]https://www.youtube.com/watch?v=kWnH5Fw883o[/video]

CONCLUSÃO

K1 plus Combo é realmente uma máquina impressionante com um foco para o futuro. Com preço modesto, aparelho promete ser capaz de aguentar com as tarefas de televisão ao vivo por satélite/tdt, como também um Android media player.

Casa-Digital agradece a xxxxxxxxxxxxxxx pelo material prestado.
 

Anexos

  • k1plus.jpg
    k1plus.jpg
    36.8 KB · Visualizações: 62
Última edição por um moderador:

ruivoteam

GF Prata
Entrou
Set 19, 2007
Mensagens
279
Gostos Recebidos
15
Preço modesto, só se vier directamente dos chinocas, 130€ já é muito para uma box E2 quanto mais para uma chinesice dessas...
 

ritx75

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 27, 2006
Mensagens
581
Gostos Recebidos
0
Basicamente todas box enigma2 (excepto VU+) é feitas na china :D
 

ruivoteam

GF Prata
Entrou
Set 19, 2007
Mensagens
279
Gostos Recebidos
15
Uma coisa é ser fabricado na China, Coreia, Indonésia, etc..., outra coisa é ser mesmo uma chinesice como esta box que vindo directamente de lá nem custa metade do que pedem...
 

papapol

GF Bronze
Entrou
Jun 9, 2007
Mensagens
82
Gostos Recebidos
0
esta box estava a venda no aliexpress a 50 euros ainda ha pouco tempo ,ultimamente nao tenho visto mas deve continuar ao mesmo preco.o suporte normalmente deve ser quase nulo.
 

Pelintra

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,169
Gostos Recebidos
211
Conclusão de quem a testou aqui:h__tp://www.cnx-software.com/2016/02/28/review-of-k1-plus-android-tv-box-with-combo-dvb-s2dvb-t2-tuner/

Conclusion:

K1 Plus DVB Android set-top box is one of the few Android TV boxes on the market with a combo DVB-S2 & DVB-T2 tuner, and I’m glad Videostrong brought this type of product to market. However, I’m very disappointed by the progress made on the firmware front between my review of K1 Plus standard with a firmware released in November, as they’ve almost fixed none of the issues I reported at the time. Kodi has improved a little (10-bitH.265 is not working though), Widevine DRM Level 3 has been enabled, but 3D games (Riptide GP2) still crash when graphics settings are set to high, 3D graphics performance is quite compared to other Amlogic S905 devices, it overheats leading to CPU/GPU throttling, the system feels sluggish at times with apps loading slowly, I still can’t use my USB hard drive (10MB bug), the user’s interface does not provide access to status and notifications bar, and so on… So it feels like either Videostrong does not have the resources for development, they don’t really care (or reuly think the firmware is good enough), or they are incompetent…

However, the DVB part is not that bad, as least compared to some other Amlogic Android DVB boxes I’ve tested in the past such as HD18T or ATV586. Most features work reasonably well, and I could use both DVB-S2 and DVB-T2 parts, but there are still some bugs such as artifacts at the beginning of recording videos or Timeshifting, and (Asian) font rendering issues. The system integration is also inexistent, meaning that the TV box and DTV app must be running at all times for scheduling to work, there’s no background process handling this, and you can’t simply use other Android apps, and expect to get a pop-up when the recording/playback start time has been reached. You also have to chose between DVB-S2 or DVB-T2, as you can’t record a program on DVB-S2, while watching a program on DVB-T2 for example. The idea behind having a combo tuner is great, and it works, but the implementation is not as user-friendly and good as one may have expected.
 

Oryon21

GF Ouro
Entrou
Jun 18, 2015
Mensagens
622
Gostos Recebidos
0
Conclusão de quem a testou aqui:h__tp://www.cnx-software.com/2016/02/28/review-of-k1-plus-android-tv-box-with-combo-dvb-s2dvb-t2-tuner/

Conclusion:

K1 Plus DVB Android set-top box is one of the few Android TV boxes on the market with a combo DVB-S2 & DVB-T2 tuner, and I’m glad Videostrong brought this type of product to market. However, I’m very disappointed by the progress made on the firmware front between my review of K1 Plus standard with a firmware released in November, as they’ve almost fixed none of the issues I reported at the time. Kodi has improved a little (10-bitH.265 is not working though), Widevine DRM Level 3 has been enabled, but 3D games (Riptide GP2) still crash when graphics settings are set to high, 3D graphics performance is quite compared to other Amlogic S905 devices, it overheats leading to CPU/GPU throttling, the system feels sluggish at times with apps loading slowly, I still can’t use my USB hard drive (10MB bug), the user’s interface does not provide access to status and notifications bar, and so on… So it feels like either Videostrong does not have the resources for development, they don’t really care (or reuly think the firmware is good enough), or they are incompetent…

However, the DVB part is not that bad, as least compared to some other Amlogic Android DVB boxes I’ve tested in the past such as HD18T or ATV586. Most features work reasonably well, and I could use both DVB-S2 and DVB-T2 parts, but there are still some bugs such as artifacts at the beginning of recording videos or Timeshifting, and (Asian) font rendering issues. The system integration is also inexistent, meaning that the TV box and DTV app must be running at all times for scheduling to work, there’s no background process handling this, and you can’t simply use other Android apps, and expect to get a pop-up when the recording/playback start time has been reached. You also have to chose between DVB-S2 or DVB-T2, as you can’t record a program on DVB-S2, while watching a program on DVB-T2 for example. The idea behind having a combo tuner is great, and it works, but the implementation is not as user-friendly and good as one may have expected.

parece que não vale a pena
 

ritx75

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 27, 2006
Mensagens
581
Gostos Recebidos
0
review da cnx-software e antigo, com ultimas OTA updates bugs mencionados no este review está corrigidos.
Ate agora posso dizer, excelente maquina! Fácil configurar, cumpre tudo que está como prometido.
qualidade de canais é excelente, tanto SD, como HD e 4K!
 

Oryon21

GF Ouro
Entrou
Jun 18, 2015
Mensagens
622
Gostos Recebidos
0
review da cnx-software e antigo, com ultimas OTA updates bugs mencionados no este review está corrigidos.
Ate agora posso dizer, excelente maquina! Fácil configurar, cumpre tudo que está como prometido.
qualidade de canais é excelente, tanto SD, como HD e 4K!

é estavel?
como está o Android?
 

ritx75

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 27, 2006
Mensagens
581
Gostos Recebidos
0
sim , muito estavel! Android está 5*!

[video=youtube;bxT3i11zZIw]https://www.youtube.com/watch?v=bxT3i11zZIw[/video]
 

Oryon21

GF Ouro
Entrou
Jun 18, 2015
Mensagens
622
Gostos Recebidos
0
sim , muito estavel! Android está 5*!

[video=youtube;bxT3i11zZIw]https://www.youtube.com/watch?v=bxT3i11zZIw[/video]

parece-me um pouco lenta ao mudar de canal
o que achas da qualidade tanto HD como de 4K?
 

RVanjo

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Ago 16, 2007
Mensagens
7,971
Gostos Recebidos
46
parece-me um pouco lenta ao mudar de canal
o que achas da qualidade tanto HD como de 4K?
Lenta!!! :crazynew3:
Pelo que vejo do video e só por aí posso dizer que é muito mais rápida que a wetek em android, lembrem-se.
A Wetek depois de muito tempo em android fica lenta em tudo, até a abrir a "lista de canais".

Eu só tenho ainda uma dúvida por isso não comprei vinda de espanha por 60paus.
É se a lista desta caixa pode ser uma das E2, se der para enviar com o programa da wetek ou outro, lista E2 directas para ela vou comprar uma para testar. A wetek em casa (em android) já esta a ficar "curta" para a sala!

ritx75
podes responder a este ponto da lista E2???
mt obrigado.

PS: assim que tenha uma posso criar manuais e deixar muito mais info no fórum, se a comunidade crescer posso muito bem criar uma zona especifica para a mesma, como temos na wetek.
Ainda me falta a box :naodigas: :Espi06:
 

Oryon21

GF Ouro
Entrou
Jun 18, 2015
Mensagens
622
Gostos Recebidos
0
Lenta!!! :crazynew3:
Pelo que vejo do video e só por aí posso dizer que é muito mais rápida que a wetek em android, lembrem-se.
A Wetek depois de muito tempo em android fica lenta em tudo, até a abrir a "lista de canais".

Eu só tenho ainda uma dúvida por isso não comprei vinda de espanha por 60paus.
É se a lista desta caixa pode ser uma das E2, se der para enviar com o programa da wetek ou outro, lista E2 directas para ela vou comprar uma para testar. A wetek em casa (em android) já esta a ficar "curta" para a sala!

ritx75
podes responder a este ponto da lista E2???
mt obrigado.

PS: assim que tenha uma posso criar manuais e deixar muito mais info no fórum, se a comunidade crescer posso muito bem criar uma zona especifica para a mesma, como temos na wetek.
Ainda me falta a box :naodigas: :Espi06:

sim pelo video pareceu-me, mas pode ser por estar habituado com a minha Opticum :Espi06:
Em relação á lista E2 também gostava de saber, estou a considerar na compra desta para testar
 

RVanjo

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Ago 16, 2007
Mensagens
7,971
Gostos Recebidos
46
sim pelo video pareceu-me, mas pode ser por estar habituado com a minha Opticum :Espi06:
Em relação á lista E2 também gostava de saber, estou a considerar na compra desta para testar

Em outros grupos disseram que a lista E2 dá, pois sendo android, o programa das listas da Wetek daria para esta, mas eu queria mais opiniões e válidas.
:msnm_com_br007-03:
 

Oryon21

GF Ouro
Entrou
Jun 18, 2015
Mensagens
622
Gostos Recebidos
0
Em outros grupos disseram que a lista E2 dá, pois sendo android, o programa das listas da Wetek daria para esta, mas eu queria mais opiniões e válidas.
:msnm_com_br007-03:

seria excelente se desse mesmo, e será que não vai dar para meter outras imagens?

RVanjo esvazia a tua caixa de entrada (PM) sff
 

Oryon21

GF Ouro
Entrou
Jun 18, 2015
Mensagens
622
Gostos Recebidos
0
será que existe a possibilidade de meter picons?
 

RVanjo

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Ago 16, 2007
Mensagens
7,971
Gostos Recebidos
46
Não há mais feedback????? :shy_4_02:
 
Topo