• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

SIC e TVI condenam inclusão de mais canais da RTP na TDT

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A própria rádio em alguns programas podia ter emissão simultânea, rádio e televisão. Pois muitos dos programas mais ouvidos são igualmente vistos via web pois também fazem gravação/stream de vídeo. Logo um pouco mais trabalhado existe aqui mais conteúdo.

Quantas vezes já vos aconteceu estarem a ouvir um programa estilo "Prova Oral" e algo acontece em estúdio e é uma brincadeira pegada e nós não tivemos a oportunidade de ver o que se passou.
Um excelente exemplo disso é o program "No Ar", que é transmitido na Antena 3 e na RTP2, e que dá a (cada vez mais rara) oportunidade de ver bandas e artistas portugueses a actuar ao vivo na TV. Infelizmente e também como já é habitual, na televisão o programa é transmitido depois da meia-noite. Mas sempre é melhor do que nada.

DX2
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Infelizmente e também como já é habitual, na televisão o programa é transmitido depois da meia-noite. Mas sempre é melhor do que nada.

É verdade, mas ao "nascer" novos canais na TDT já daria possibilidade de transmitir esses conteúdos em directo ou eventualmente dar em 2 horários no mesmo dia (gravado) pois alguns programas não necessitam ser em directo. Como já se viu conteúdo em rádio não falta, é só ajusta-lo para emissão televisiva também.

Tirando os 5 canais actuais o TDT necessitava de:
- 1 de noticias (por favor não CMTV :D)
- 1 ao estilo do Hollywood
- 1 ao estilo do FX (vários tipo de series, tanto "normais" com os de animação Simpsons, American Dad, etc.)
- 1 ao estilo de VH1, com um pouco de tudo, antigas, actuais e aqui os tais conteúdos rádio em modo televisão
- 1 de bonecada, aqui de facto como o DX2 já disse será mais complicado pois terá muita repetição de conteúdo. Vendo por exemplo pelo Disney Channel que é o único que a minha pequena vê até faz confusão as vezes que repetem as coisas. A solução poderá passar por ir buscar animação mais antiga e ter algumas novas e assim conseguir preencher a grelha com a menor repetição possível

E acho que já ficávamos bem servidos assim, também sou a favor de cada região ter os seus canais regionais a emitir. Mas com a actual implementação do TDT é impossivel.

Canais de culinaria, televendas, revista cor de rosa, reality shows, etc. no TDT não faz sentido.
No caso da SIC tendo tantos canais temáticos eles têm imenso conteúdo para terem um novo canal no TDT com um pouco de tudo, por exemplo gosto muito de ver o Shark Tank que dá SIC Radical e o Got Talent que penso que é na SIC Mulher. No caso da SIC apenas é necessário vontade e deixar os argumentos estúpidos da concorrência pela publicidade e pelo pseudo HD que agora é que parece ser importante (nem no cabo existe quanto mais no TDT).
 
Última edição:

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Os desejos provocariam uma TDT para cada um mas para a maioria a que existe a funcionar bem chega e sobra.
Depois é o costume ....
A CMTV é um canal generalista e não de notícias - basta procurara a autorização e licença.
o HWD não quer ir para a TDT.
Os canais da Fosx ou Sony não querem nem podem.
O grupo MTV .... só se fosse o de Reality - MTV Portugal.
Canal infantil existe o da SIC mas não está interessada nisso.
É demasiado utópico, quiçá quixotice e só seria possível com algo impossível - a criação de todos esses canais desejados.
Como dizia a "avozinha" ....
... e depois .... acordei.
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
O melhor é mesmo não sonhar muito e contentarmo-nos com a RTP3 e a RTP Mémória que são os únicos que vão entrar na TDT nesta década (e se calhar) enquanto a SIC e a TVI vão continuando a chorar sem meter lá canal nenhum...
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Os desejos provocariam uma TDT para cada um mas para a maioria a que existe a funcionar bem chega e sobra.
Depois é o costume ....
A CMTV é um canal generalista e não de notícias - basta procurara a autorização e licença.
o HWD não quer ir para a TDT.
Os canais da Fosx ou Sony não querem nem podem.
O grupo MTV .... só se fosse o de Reality - MTV Portugal.
Canal infantil existe o da SIC mas não está interessada nisso.
É demasiado utópico, quiçá quixotice e só seria possível com algo impossível - a criação de todos esses canais desejados.
Como dizia a "avozinha" ....
... e depois .... acordei.

A minha opinião/ideia não é lei e muito menos parecido à opinião das restantes pessoas.
Eu disse ao "estilo", não tinham que ser exactamente esses canais para dares essa justificação de licenças e se estariam ou não interessados.
Isto é quase a mesma coisa uma pessoa comentar que queria o Mourinho e o Ronaldo no Benfica e vires tu logo a seguir estragar um breve devaneio com números (ordenados, custos de compra, etc)

Se o governo tivesse algum interesse na nossa opinião, seja neste ou outros assuntos, fazia algo online.
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
O melhor é mesmo não sonhar muito e contentarmo-nos com a RTP3 e a RTP Mémória que são os únicos que vão entrar na TDT nesta década (e se calhar) enquanto a SIC e a TVI vão continuando a chorar sem meter lá canal nenhum...

Eu não tenho tanta certeza que esses canais entrem na TDT e, pessoalmente, espero que não e que o aumento seja feito por concurso público sem "dar" canais a ninguém.
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
Eu não tenho tanta certeza que esses canais entrem na TDT e, pessoalmente, espero que não e que o aumento seja feito por concurso público sem "dar" canais a ninguém.

Também se não entram agora podes ter a certeza que não entram mais nenhum, pelo menos num futuro próximo(s 10 anos)...
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu não tenho tanta certeza que esses canais entrem na TDT e, pessoalmente, espero que não (...)
Para quem se mostra tão interessado na evolução da TDT, isso soou um bocado mal...

DX2
 

songohan

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2007
Mensagens
278
Gostos Recebidos
0
Atenção que só o RTP Memória é que vai para a TDT na estrutura que está actualmente.
A RTP3 que irá para a TDT é um canal diferente do RTP3 que está no cabo. Muito provavelmente o canal do cabo irá passar de volta para RTP Info e o RTP3 irá conter programação externa até à RTP, como programas que não cabem na RTP e programas de arquivo muito mais recente que não cabem na RTP Memória. Portanto, um canal totalmente renovado (provavelmente, durante as madrugada irá partilhar a emissão com a RTP Informação...)
E é isto que os canais privados estão com medo. É que a RTP1 irá passar para 8 minutos de publicidade por hora. Sendo que Sic e TVI tem 12 minutos mais publicidade paralela (a que é usada dentro dos programas e noticiários). A entrada de mais 2 canais, irá obrigar as operadoras privadas a mudarem o seu estilo de emissão. Pois teriam de colocar canais para fazer concorrência à RTP3 e RTP Memória. E iriam perder receitas que as operadoras de televisão por cabo lhes pagam, em patrocínios, para a aquisição de séries estrangeiras.
Lembram-se de há 2 anos atrás uma operadora privada ter-se "enganado" na resposta a uma consulta pública ao afirmar que a TDT estaria condenada? Ao mesmo tempo as duas maiores operadoras ameaçaram a RTP que se o governo da altura avançasse para a inclusão de mais 1 canal na TDT, eles iriam retirar toda a publicidade e patrocínios dados aos canais RTP. A chantagem está de volta...

Engraçado é ver a SIC e TVI a falarem da alta definição. Será que estes senhores tem ido a alguma loja nos últimos 9 anos? É que já desde 2006 que não são vendidas televisões SD. É que as HD Ready também já entram em televisões HD. Também é giro falarem disso, pois nas operadoras de cabo, os mesmos canais não oferecem nada em HD. E a RTPHD já é um favorzito que a televisão pública tem feito às operadoras de cabo.

O meu medo é o que é o anterior governo colocou no contrato em 2015, quando tornou o canal HD como sendo parte obrigatória do bouquet do MuxA. É que pode ser por aqui que a MEO pode impossibilitar a entrada de novos canais até ao final de 2018. Se o fantasma for dado como canal obrigatório, não há espaço para os 4 novos canais.
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Governo reforça que canais públicos para TDT não vão ter publicidade

Ministro da Cultura reforçou hoje a ideia.

card_televisao_media.jpg
Governo reforça que canais públicos para TDT não vão ter publicidade

O ministro da Cultura reforçou hoje que há já uma decisão política do Governo de que os dois canais públicos da RTP que vão passar para a Televisão Digital Terrestre (TDT) não vão ter publicidade comercial.

O ministro Luís Filipe de Castro Mendes falava hoje à Lusa, um dia depois do novo adiamento da votação na especialidade do projecto de lei que alarga a oferta na TDT e conta com os contributos do Bloco de Esquerda (BE), PS, PCP e PEV, após a apresentação na sexta-feira de propostas de alteração pelo PSD, uma delas no sentido de que a RTP tenha canais na TDT sem publicidade comercial.

O Conselho de Ministros aprovou a 23 de Junho o alargamento da oferta de TDT, que prevê dois canais da RTP – RTP 3 e RTP Memória - sem publicidade e outros dois reservados para os privados, sendo que para estes últimos será lançado concurso.

“O que temos em concreto é uma resolução do Conselho de Ministros que define a abertura de dois canais públicos na TDT, o que temos em curso é um processo legislativo que está na Assembleia da República e que deve ser acompanhado com toda a atenção, mas não podemos esquecer que há já uma decisão política do Governo nessa matéria”, disse o governante, à margem da apresentação do estudo Digital News Report, do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo.

Luís Filipe de Castro Mendes quis reforçar ainda que “uma coisa é a decisão política que está tomada, outra coisa é a legislação para o futuro de todos os aspectos que dizem respeito à TDT”, afirmando que o poder legislativo está a assumir essa tarefa e que o processo não está terminado.

Quanto às restantes questões que envolvem a TDT, o ministro disse que existem negociações em curso e também não revelou as datas relativas ao concurso público.

“Vamos por fases, primeiro vamos ter os dois canais públicos na TDT e os privados após um processo de concurso”, disse.

Durante a sua intervenção na apresentação do estudo Digital News Report, Luís Filipe de Castro Mendes falou sobre a importância do serviço pública e da sua obrigação de “responder cabalmente” às mudanças de consumo resultantes da transição para o digital.

A este respeito, destacou também o esforço e o investimento que as empresas públicas, como a RTP e a Lusa, assim como as privadas têm feito “no sentido de ir ao encontro dessa nova tendência”


Fonte
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
(...) destacou também o esforço e o investimento que as empresas públicas, como a RTP e a Lusa, assim como as privadas têm feito “no sentido de ir ao encontro dessa nova tendência”
Sim, sim, sr. Ministro da Cultura, temos notado um grande esforço e investimento por parte dos privados relativamente às mudanças de consumo resultantes da transição para o digital... : /

DX2
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Estou aqui a pensar numa coisa e já me estou a rir em relação ao concurso para os dois canais restantes para os privados (se não houver "luvas" e for um concurso justo). Da maneira como isto anda (e indo isto do TDT para a frente) estou a ver a NOS e a Meo a lutarem por esses 2 canais, se tal acontecer a SIC e a TVI vão sentir assim um vento a passar-lhes nas trombas sem perceberem o que raio aconteceu!!! :D

Era tão lindo!!!!!! Sempre a atrasarem o avanço do TDT com argumentos de meninos, era muito bem feito!!!!
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Em teoria, digo eu, o concurso só vai admitir candidaturas de canais já existentes até porque os canais não nascem sem autorização da ERC.
Claro que escrito por mim, mesmo sendo verdade, vai causar algumas dúvidas.

Nota: Defendo uma melhor oferta na TDT em qualidade e não quantidade e muito menos à minha custa (Canais da RTP) porque, os outros não sei, mas eu pago impostos.
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Em teoria, digo eu, o concurso só vai admitir candidaturas de canais já existentes até porque os canais não nascem sem autorização da ERC.

Sim claro, os canais que estão no serviço pago têm que ter as respectivas licenças e alguns deles são das operadoras (ou parte deles). Tendo o exemplo da SPTV que é parcialmente da NOS (50% penso eu assim de cabeça), logo sendo um privado e com os respectivos direitos de transmissão dados pela ERC podem concorrer, fazendo as devidas alterações na proposta para o concurso. Logo não me parece que seja algo impossível, porque com essa lógica não fazia sentido qualquer concurso, se são 2 canais para os privados ficava um para a SIC e outro para a TVI resolvendo logo o problema.
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
É demasiado redutor associar privados a SIC e TVI mas já que querem dar 2 à RTP deviam, seguindo a lógica das TDTs europeias tão elogiadas, dar 4 a cada privado mas eles não querem ...
Não gosto de ver o Estado a condicionar o mercado televisivo depois da forma como lançaram esta TDT.
E a Altice ainda não se mexeu!
Vamos ver como diz o cego ...
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não gosto de ver o Estado a condicionar o mercado televisivo depois da forma como lançaram esta TDT.
E a Altice ainda não se mexeu!
Nem se vai mexer porque este Governo e seus "adjuntos" (principalmente estes) querem, podem e mandam e não há ninguém que lhes faça frente. Em última instância até seriam capazes de "inventar" uma justificação legal qualquer para revogar a licença da TDT à PT.
E eu até nem me importaria nada com isso!

DX2
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Acho que o Presidente/Comentador/Populista Marcelo vai mandar a lei para o TC :Espi06:
 

songohan

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2007
Mensagens
278
Gostos Recebidos
0
Sim claro, os canais que estão no serviço pago têm que ter as respectivas licenças e alguns deles são das operadoras (ou parte deles). Tendo o exemplo da SPTV que é parcialmente da NOS (50% penso eu assim de cabeça), logo sendo um privado e com os respectivos direitos de transmissão dados pela ERC podem concorrer, fazendo as devidas alterações na proposta para o concurso. Logo não me parece que seja algo impossível, porque com essa lógica não fazia sentido qualquer concurso, se são 2 canais para os privados ficava um para a SIC e outro para a TVI resolvendo logo o problema.


Só existem 3 empresas que tem licenças para emitir canais de televisão em sinal livre em Portugal: Rádio Televisão Portuguesa, Sociedade Independente de Comunicação e MediaCapital/Prisa. (Existiu um concurso para um novo operador que nunca chegou ao final e não mais foi falado.)
Para emitirem nos operadores de cabo, só necessitam de enviar um aviso à ERC de que vão começar a emitir x horas por dia. TODOS os canais emitidos nos operadores de cabo são de acesso condicionado e a responsabilidade da sua emissão é por parte do prestador de serviço... o operador de cabo.
O concurso público é por imposição legal das leis de 2014. Porque os 2 canais serão 1 para a SIC, outro para a TVI. É necessário é avançar com o concurso público para validar a decisão da escolha. Porque, num dos concursos, só a SIC irá apresentar um canal candidato e no outro, só a TVI irá apresentar o canal candidato. Esses é que vão a análise pela ANACOM, ERC e a comissão de sábios escolhida pelo governo, para serem selecionados.

Poderá ser aberto um outro concurso, prévio, para que outros operadores possam pedir a licença de emissão em sinal livre. Só que, no mercado português, duvido muito que alguma empresa avançasse para uma licença, neste momento. Os suecos tentaram em 2008 ao quererem a parte privada da TDT, como não a conseguiram, duvido que cá voltem...

(O canal Parlamento tem licença de utilidade pública, concedido nesse termo.)
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Para emitirem nos operadores de cabo, só necessitam de enviar um aviso à ERC de que vão começar a emitir x horas por dia.

Então, por exemplo, a Sporting TV foi excepção!
E a CMTV e, mais recente, o Canal Nos actualmente Nos Alive.
O exemplo da CMTV que é a que está mais a jeito ...

.../...
Deliberação 6/AUT-TV/2012
Assunto: Pedido de autorização para o exercício da atividade de televisão através de um
serviço de programas televisivo generalista de cobertura nacional e acesso
não condicionado com assinatura denominado Correio da Manhã TV
.../...
Tudo visto, o Conselho Regulador delibera, no exercício das suas atribuições e
competências, decorrentes dos preceitos legais já devidamente enunciados, autorizar o
exercício da atividade de televisão através do serviço de programas generalista de
cobertura nacional e acesso não condicionado com assinatura, denominado Correio da
Manhã TV, nos termos requeridos pela entidade Presselivre – Imprensa Livre, S.A..
.../...
 

songohan

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2007
Mensagens
278
Gostos Recebidos
0
Emissão condicionada com assinatura= Canais emitidos por operadores de cabo em que existe um pagamento autónomo a outro fornecedor de serviços.
Emissão não condicionada com assinatura= Canais que fazem parte de pacotes fornecidos por operadores de cabo ou satélite, dentro do pagamento da mensalidade de acesso ao serviço.
Emissão não condicionada livre= Canais de emissão livre usando ondas hertzianas. (Lei da Televisão "A actividade de televisão está sujeita a licenciamento, mediante concurso público, aberto por decisão do Governo, quando utilize o espectro hertziano destinado à radiodifusão, consistindo na organização de serviços de programas de acesso não condicionado livre, conhecido por sinal aberto."

A ARTV precisou de uma legislação especial para ter a licença de emissão, por interesse público. Senão, também não podia lá estar, sem ser aberto um concurso público.
Supostamente, qualquer pessoa ou operador, desde que cumpram os requisitos necessário (ter capacidade técnica e uma grelha capaz de emitir durante xx horas diariamente conteúdos próprios, não ter dívidas fiscais e gerar receitas que lhes permitam cobrir o valor orçamentado {pontos base do concurso para o 5 canal que não chegou a ser concluído, porque não existia viabilidade financeira em nenhum dos 2 concorrentes (telecinco, SA e Zon II, SA) http://www.gmcs.pt/ficheiros/pt/deliberacao-n-10302009-de-23-de-marco.pdf}).
Isso é algo que só se vai saber, quando o concurso público for aberto. É possível que aconteça... mas, aí podes esquecer a CMTV. A proprietária do canal tem dívidas fiscais não resolvidas, o que a impossibilita de concorrer. (E a maioria dos canais "portugueses" a emitir nas operadoras de cabo, dependem, exclusivamente, das receitas das operadoras.)
Daí que deve ser mais rápido, fornecer os canais aos operadores já detentores das licenças vigentes, aumentando de 1 para 2 canais a licença já existente. (O concurso anterior demorou muito tempo a ser resolvido para não dar em nada...)

Se fosses espreitar, a Porto Canal tem uma decisão dessas e como deves saber, o proprietário não permitiu que um operador pudesse emitir o canal, sem renegociar os valores pagos pelo serviço.
 
Topo