• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Explorecams – As câmaras fotográficas mais populares na web

Amoom

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
5,095
Gostos Recebidos
2
Sempre que dispara o obturador da sua máquina fotográfica traz consigo muito mais que um fragmento da imagem congelado no tempo. Desde há uns anos que a fotografia “esconde” no digital informação sobre o tipo de máquina usada, a hora, a data, o local onde está a fotografar e muitos outros dados técnicos.

Com a massificação da partilha das imagens na web, algumas pessoas nem desconfiam que estão a dar informações relevantes através dos chamados metadados existentes nas fotografias. As redes sociais fazem questão de “apagar” esses dados quando partilha uma fotografia, mas os sites de partilha de fotografias mantêm esses dados. Isso levou ao aparecimento deste fantástico serviço: ExploreCams.

pplware_explorecams00-720x479.jpg


ExploreCams foi criado por um grupo de aficionados por fotografia que dominavam as técnicas de programação e conseguiram capturar as informações das fotografias partilhadas em sites da especialidade, como por exemplo serviços tipo Flickr, 500px, Pixabay e outros que alojam fotografias dos seus autores com todos os metadados. Esta informação, depois de compilada, tratada e devidamente explicada, permite obter estatísticas das marcas de câmaras mais populares assim como algumas configurações usadas pelos fotógrafos ao redor do globo.

pplware_explorecams01-720x226.jpg


Para executar este serviço, ExploreCams conta com uma ferramenta de leitura de metadados, a ExifTool. Uma ferramenta muito interessante já abordada por nós em 2011. Recorrendo a esta ferramenta, o site ExploreCams realiza actualizações semanais e actualiza as suas bases de dados e infográficos em conformidade. Actualmente contam já com mais de seis milhões de imagens indexadas.

ExploreCams mostra a liderança da Canon e Apple nas marcas mais fortes


Como podemos ver no site, os resultados apresentados por elegantes gráficos mostram dados que não são de todo surpresa para quem acompanha este segmento de mercado. Em termos de marcas a Canon lidera, seguida da Nikon, em terceiro lugar aparece a Sony e logo depois a Apple, que tem no iPhone a sua “máquina” fotográfica.

pplware_explorecams02-720x480.jpg


Em termos de câmaras, novamente é a Canon que lidera com a poderosa e também popular Canon EOS 5D MARK III, depois surge a Canon EOS 6D e na terceira posição a Canon EOS 5D MARK II. A Nikon coloca na quarta posição a sua Nikon D7100.

Outro dado interessante tem a ver com as lentes. Aqui a mais popular parecem ser a Canon EF 24-105mm f/4L IS seguida da AF-S DX VR Zoom-Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G ED.

Este serviço mostra igualmente muito mais informação e deixa exemplos concretos de fotografias das máquinas visadas. Explore este serviço e vá estando actualizado quanto à tendência dos fotógrafos que expõem nos serviços web.
 
Topo