• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Duvida sobre fibra meo

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Amigos é o seguinte andaram a colocar fibra na zona onde eu moro.

Existem 2 PDO na zona onde moro,passaram 2 meses tenho ligado para a meo e dizem-me que nao tenho zona fibra mas o que é certo eu vejo 2 PDO á minha frente cerca de 100 metros,e nao meo informaram-me que para ter fibra tb terei que ter um PDO na minha rua isso é verdadeiro?

Com 2 PDO a 100 metros fica inviável eu ter fibra?

É fibra "aérea",ou seja nao se passa um cabo do PDO de fibra mais perto para minha casa? Tenho mesmo que ter um PDO na minha rua?

Todas as ruas para ter fibra tem que ter o seu PDO?
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Isso é uma situação que tem acontecido... eu até já a tinha descrito há tempos.

Posso-te te dizer que a mesma casa, muito embora este imóvel tenha mais que um inclino e até por que "faz" a esquina de uma rua, uma das portas está virada para uma rua que tem Fibra e outra porta está virada para outra rua que não tem Fibra... e para "eles" PT é mesmo assim.

Aqui esta situação julgo que já está resolvida... vou saber se a resolução passou por colocar um PDO na rua onde não existia Fibra. Mas o PDO mais perto, se ainda não foi colocado um na rua que não tinha, nem a 50 mt está.
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Mas entao imagina que eu peço uma instalaçao nova e dou a morada da rua do lado onde tem fibra,os tecnicos quando xegarem,digo-lhes que a rua é a outra e fazem a instalaçao na mesma naquele PDO?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se o PDO está a cerca de 100m de distância não acredito que o façam. Por isso é que a Vodafone tem um "em cada esquina", como se costuma dizer.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Mas entao imagina que eu peço uma instalaçao nova e dou a morada da rua do lado onde tem fibra,os tecnicos quando xegarem,digo-lhes que a rua é a outra e fazem a instalaçao na mesma naquele PDO?

Pois não sei... possivelmente não. Fui ver o exemplo que coloquei, e a rua que não tinha fibra passou a ter porque, no poste da PT, que por acaso está na esquina, passou a ter um PDO:

H3XY3N2.jpg

A foto não está lá muito bem porque eu queria apanhar a casa toda e não consegui... mas é assim: rua sem saída não possuía fibra. A casa amarela consegues ver uma porta, onde estava um inclino que não podia pedir fibra. No entanto a casa é a mesma, faz esquina, mas quem está com a frente virada para o outro lado (cerca de 90º) sempre pode (desde que passou a existir).

nYclMF1.jpg

A mesma rua sem saída, vista deixando a casa amarela nas nossas costa. Neste poste da PT foi colocado um PDO, pelo que passou a permitir a instalação de fibra na referida rua. A possibilidade de instalar fibra na rua sem saída está adquirida à bem pouco tempo.

Na mesma foto, aí a uns 30/40mt está outro poste da PT, que antecede o da rua sem saída, onde foi colocado o primeiro PDO, que permitia a fibra na rua "principal"... não se vê muito bem mas isto que lá se encontra.

A possibilidade do subempreiteiro ignorar, no teu caso, esta condicionante... não sei, mas é capaz de não ser possível. Por exemplo antes de estar resolvido, no sitio da PT onde se verificava a disponibilidade não existia dúvidas que rua sem saída não tinha fibra, com esta a passar mesmo na extremidade... depois tinha que estar à esperar do subempreiteiro e tentar o convencer a efectuar a ligação... mas não afirmo que seja impossível.
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Se o PDO está a cerca de 100m de distância não acredito que o façam. Por isso é que a Vodafone tem um "em cada esquina", como se costuma dizer.

DX2
sao 2 pdos ou seja um que está em campo aberto a 100 metros,o outro está a 50 metros mas com edificios na frente..........
A rua é a mesma,o problema é que faz um pequenino desvio,fazendo que onde moro colocaram como sendo sem saída.

Entao eu estou sempre lixado a minha rua nao tem saída e tem o pdo para adsl e rdis,eu ainda os vi por lá mas nao colocaram lá fibra os "malandros" lool
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
super injusto lool

ou seja eu moro numa zona industrial e existe 3 ruas 3 códigos postais claro,a minha rua é sem saída foi a unica que nao levou pdo fonix................
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Ui já estou a ver que vou passar por essa novela aqui.
A NOS já passou fibra na rua principal, mas ainda anda em trabalhos em outros locais (previsão para 15/09), com base no que estão a dizer as ruas vizinhas vão ficar sem fibra.

Nesse cenário também já tenho solução, faço uma parceria com um vizinho nessa rua e uso 5Ghz para enviar para mim, fibra por wireless!!! É mais uma antena no teclado se a fibra for superior a 150Mbps, se não a que já tenho faz os 2 serviços, recebe do vizinho para a minha rede e reenvia para o meu cunhado e a minha que estão a 1km.

Eles aqui que metam é a fibra a trabalhar que depois eu cá me arranjo se não tiver na minha rua!!! Eheheh

Enviado do meu C5-S508 através de Tapatalk
 

rcd20

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 3, 2008
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
Curioso psonic na minha zona é com a meo. Também se calhar vou fazer parceria com um vizinho. Mas neste sentido surgiu uma duvida. Suponhamos que o meu vizinho mete fibra e partilha comigo através de uma antena tp-link cpe510 de 5ghz. Se eu também meter outra antena na minha casa e ligá-la a um AP. Posso deste modo ligar a box meo que vem incluída em vez da casa do meu vizinho, ligá-la em minha casa?
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Curioso psonic na minha zona é com a meo. Também se calhar vou fazer parceria com um vizinho. Mas neste sentido surgiu uma duvida. Suponhamos que o meu vizinho mete fibra e partilha comigo através de uma antena tp-link cpe510 de 5ghz. Se eu também meter outra antena na minha casa e ligá-la a um AP. Posso deste modo ligar a box meo que vem incluída em vez da casa do meu vizinho, ligá-la em minha casa?
Sim é possível, a box "pensa" que está na casa principal desde que a configuração das antenas seja em bridge, a do vizinho em modo AP e a tua em modo bridge que depois ligas a um AP/router (sem dhcp activo) em tua casa

Mas acho que mesmo que configures a tua antena em modo WISP (para ficares com uma subrede diferente e nao acessivel pelo teu vizinho, neste modo tu conseguea aceder à rede dele mas ele não acede à tua) a box da MEO conseguirá comunicar pois a rede do teu vizinho continuará transparente para ti.

Enviado do meu C5-S508 através de Tapatalk
 

rcd20

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 3, 2008
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
Sim é possível, a box "pensa" que está na casa principal desde que a configuração das antenas seja em bridge, a do vizinho em modo AP e a tua em modo bridge que depois ligas a um AP/router (sem dhcp activo) em tua casa

Mas acho que mesmo que configures a tua antena em modo WISP (para ficares com uma subrede diferente e nao acessivel pelo teu vizinho, neste modo tu conseguea aceder à rede dele mas ele não acede à tua) a box da MEO conseguirá comunicar pois a rede do teu vizinho continuará transparente para ti.

Enviado do meu C5-S508 através de Tapatalk

Super esclarecido... Tinha esse feeling. Pois o dhcp é atribuído pelo router dele. Agora só uma última questão.
Suponhamos que ele pede um serviço de 200/100.
Preciso de comprar cabo de rede norma cat5e ou cat6 para ter uma largura de banda superior a 100mb? Ou cabo de rede tradicional consegue-me debitar isso?
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Super esclarecido... Tinha esse feeling. Pois o dhcp é atribuído pelo router dele. Agora só uma última questão.
Suponhamos que ele pede um serviço de 200/100.
Preciso de comprar cabo de rede norma cat5e ou cat6 para ter uma largura de banda superior a 100mb? Ou cabo de rede tradicional consegue-me debitar isso?
Obrigado aos 2 realmente estou super esclarecido em relaçao á minha duvida sois uns amores.................
 

rcd20

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 3, 2008
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
Obrigado aos 2 realmente estou super esclarecido em relaçao á minha duvida sois uns amores.................

Só falta o psonic esclarecer a minha última dúvida para poder avançar na compra do material ehehe
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Só falta o psonic esclarecer a minha última dúvida para poder avançar na compra do material ehehe
ele certamente k nao irá fazer isso aqui neste tópico,pk julgo que ele ainda tem um pouquinho de respeito pela minha duvida...........

Ao contrário de ti.............
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Avense não sei como isso funciona, só me estou a ver na tua pele daqui a uns tempos.
Eu conheço um caso que a pessoa queria a fibra da Meo na empresa, o prédio está entre duas ruas mas apenas uma delas passava a fibra. Ligou para lá para pedir a serviço, ao dar a morada fiscal informaram que não dava mesmo ele a dizer que passava na rua ao lado. Como o prédio tem saída para ambas as ruas lembrou-se de voltar a ligar para lá e deu a outra morada, e feito, foram lá montar o serviço.

Parece que as operadoras nem se esforçam, como em Viseu numa rua que me disseram que tem fibra de um lado mas do outro não, mas que estupidez é esta!? As ligações estão tão perto e eles não fazem e por isso falei em alternativas de ligação.
Vai chateando os gajos a ver se resolvem isso.

Enviado do meu C5-S508 através de Tapatalk
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Depois as operadoras "admiram-se" das "habilidades" que o pessoal faz.... há situações que não fazem sentido nenhum!

Uma casa/prédio tem fibra, mas só metade da casa/prédio... as ruas perpendiculares à rua com fibra não tem.... enfim.

A partilha de internet já me "passou" pela cabeça... e aqui é mesmo fácil! :msnm_com_br007-03:
 

Oryon21

GF Ouro
Entrou
Jun 18, 2015
Mensagens
622
Gostos Recebidos
0
por vezes a partilha de internet não dá bom resultado, por muito se confie nos vizinhos
naaahhh
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
por vezes a partilha de internet não dá bom resultado, por muito se confie nos vizinhos
naaahhh

Sim... mas, no meu caso, há muito que até se partilha algo... muito mesmo. Tudo 5*... ou seja, tens que saber em quem confiar.

Acredito que, na maioria das possibilidades, será difícil....
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Parece que as operadoras nem se esforçam, como em Viseu numa rua que me disseram que tem fibra de um lado mas do outro não, mas que estupidez é esta!?
O problema parece que tem a ver com o atravessamento de ruas onde não existem já cabos telefónicos/TV por cabo a atravessá-las. Por isso é que a Vodafone colocou tantas caixas nas paredes das casas e até nos postes de madeira.
Há aqui um caso dum restaurante que tinha Vodafone ADSL e mudou para a fibra. Há duas caixas mesmo do outro lado da rua, cada uma a menos de 10m do restaurante, mas quando os técnicos vieram fazer a instalação tiveram que ir buscar o sinal a uma caixa que fica a mais de 25m de distância (mas na mesma fileira de casas do restaurante, onde passam vários pares de cobre), porque não havia nenhuma passagem de cabos telefónicos da zona das caixas mais perto para a parede do restaurante e eles disseram ao dono do restaurante que não tinham autorização para passar o cabo de fibra sozinho dum lado para o outro da rua.


sao 2 pdos ou seja um que está em campo aberto a 100 metros,o outro está a 50 metros mas com edificios na frente..........
A rua é a mesma,o problema é que faz um pequenino desvio,fazendo que onde moro colocaram como sendo sem saída.
Como disse acima, se houver a possibilidade de passagem da fibra juntamente com outros cabos até à tua casa a partir da caixa mais próxima, é bem possível que a façam.

DX2
 
Última edição:

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Fiz uma reclamaçao á provedoria da pt em relaçao a este assunto,já me ligaram hoje e disseram-me que iriam averiguar o pk de aquela rua nao ter levado pdo,mas como é óbvio nao vai dar em nada,mas pelo menos tentei............
 
Topo