• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Portugal apanhado na batota do ‘cartel do fogo’

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Corrupção nos negócios de aluguer de aviões de combate a incêndios
custou milhões ao Estado.


img_757x498$2016_08_14_12_34_41_557588.jpg
O Estado português gastou 3,8 milhões de euros na adjudicação de contratos com a empresa que lidera o chamado ‘cartel do fogo’.

A espanhola Avialsa criou um esquema internacional para manipular os preços dos contratos de fornecimento de meios aéreos para combate a incêndios florestais.

A EMA - Empresa de Meios Aéreos celebrou pelo menos dois contratos com a Avialsa, do empresário espanhol Vicente Huerta, que está a ser julgado em Espanha por este esquema de corrupção.

Ambos os contratos foram celebrados em 2012: o primeiro em Fevereiro por 1,1 milhões de euros e o segundo em Junho por 2,7 milhões de euros.

O valor pode contudo ser mais elevado porque o cartel inclui várias outras empresas que se juntavam com outro nome para concorrer aos concursos sem levantar suspeitas.

As autoridades espanholas revelam que o esquema incluía a Avialsa e outras empresas do sector, que combinavam entre si os preços das adjudicações, criando um cartel que inflacionava os preços.

A Avialsa tinha ‘tentáculos’ também em Itália e Portugal, de modo a saber quais os valores máximos de cada contrato, indo sempre a concurso por esse montante.

Em Portugal, revela o ‘El Mundo’, o cartel tinha ao seu serviço um "coordenador de influências", para garantir que cobrava os preços mais elevados no aluguer dos aviões de combate aos incêndios.

Fonte
 

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
836
Gostos Recebidos
36
Pela noticia isso remota a 2012...
Mas... porque os países não usam o exercito para combate a incêndios, e a força aérea para o suporte aéreo aos fogos?
Não são eles uma força de defesa nacional ao serviço do povo e pagos pelo povo?

Porquê contratar "cartéis"? Se não houvesse tanta mama e tanto lucro até os fogos eram menos...... o que não da lucro tem tendência para desaparecer.........
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Pela noticia isso remota a 2012...
Mas... porque os países não usam o exercito para combate a incêndios, e a força aérea para o suporte aéreo aos fogos?
Não são eles uma força de defesa nacional ao serviço do povo e pagos pelo povo?

Porquê contratar "cartéis"? Se não houvesse tanta mama e tanto lucro até os fogos eram menos...... o que não da lucro tem tendência para desaparecer.........

O empresário está a ser julgado agora em Espanha, por isso a notícia.

Desde a década de noventa (1990) que o combate a incêndios foi "entregue" a privados por causa certamente dos muitos milhões de euros que são pagos às empresas da "industria do fogo".

Só assim se justifica que tenham deixado morrer a capacidade que a Força Aérea tinha nesse campo.

Os pilotos que operam os helicópteros e outros, muitos deles são/eram da Força Aérea logo não venham dizer que não estão preparados, podem é não ter os meios necessários.

Os militares estão nos quartéis porque não interessa que façam vigilância e estraguem o negócio do fogo.

Quantos presos temos nas prisões sem fazer rigorosamente nada e, que podiam/deviam fazer prevenção de incêndios (limpeza de matas) como forma de reabilitação???

Quantos indivíduos estão a receber o RSI, podendo ajudar nesse campo da prevenção-limpeza de matas ???

Quantos funcionários públicos reformados ainda activos poderiam ajudar na vigilância a incêndios???

Cumps

Feraida
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Mas... porque os países não usam o exercito para combate a incêndios, e a força aérea para o suporte aéreo aos fogos?
Talvez porque não tenham preparação específica ou não estejam equipados para esse fim? Quantos países têm aviões da Força Aérea preparados para combate a incêndios?
A única força militar que eu conheço ter (e pelos vistos ainda tem) militares formados para fazer vigilância florestal e assistência aos bombeiros nos incêndios é a do antigo Regimento de Infantaria do Funchal (RIFc), agora chamado RG3.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Quantos presos temos nas prisões sem fazer rigorosamente nada e, que podiam/deviam fazer prevenção de incêndios (limpeza de matas) como forma de reabilitação???

Quantos indivíduos estão a receber o RSI, podendo ajudar nesse campo da prevenção-limpeza de matas ???
O problema é que não se pode pura e simplesmente limpar matas de privados sem o seu consentimento. A legislação actual prevê multas (e a GNR tem passado bastantes) para quem não limpe as SUAS matas convenientemente, as multas são pagas mas as matas continuam na mesma.
Mais uma vez uma questão de legislação: se a lei previsse que a não limpeza pelo proprietário decretasse automaticamente a "posse" por parte do Estado para efectuar a limpeza, apresentando à posteriori a conta e a multa, as coisas talvez passassem a funcionar de maneira diferente, só que isto não deve ser legalmente possível.

DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Mais uma vez uma questão de legislação: se a lei previsse que a não limpeza pelo proprietário decretasse automaticamente a "posse" por parte do Estado para efectuar a limpeza, apresentando à posteriori a conta e a multa, as coisas talvez passassem a funcionar de maneira diferente, só que isto não deve ser legalmente possível.

DX2

Segundo julgo saber, as Câmaras Municipais têm mecanismos legais em que podem mandar limpar e apresentar a conta aos proprietários. Podem é não querer ir por aí.

O maior problema, verdade seja dita, é que o próprio Estado tem as suas matas por limpar...logo onde está a moral para aplicar multas aos privados????

Um belo dia, há uns anitos, surgiu um incêndio atrás da minha "casita". Liguei para o 117 a avisar. Apareceu a GNR, o GIPS e procederam à minha identificação com n perguntas. Quando me perguntaram quem era o proprietário do terreno e eu respondi que era a Junta de Freguesia, desapareceram deixando os Bombeiros a apagar o fogo e, até hoje nunca mais se passou nada....

Se fosse meu pagava a multa e não só. Como era da Junta de Freguesia....esse terreno já foi limpo uma vez após queixa anónima (não, não fui eu).

É o País que somos.

Cumps

Feraida
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
O problema é que não se pode pura e simplesmente limpar matas de privados sem o seu consentimento. A legislação actual prevê multas (e a GNR tem passado bastantes) para quem não limpe as SUAS matas convenientemente, as multas são pagas mas as matas continuam na mesma.
Mais uma vez uma questão de legislação: se a lei previsse que a não limpeza pelo proprietário decretasse automaticamente a "posse" por parte do Estado para efectuar a limpeza, apresentando à posteriori a conta e a multa, as coisas talvez passassem a funcionar de maneira diferente, só que isto não deve ser legalmente possível.

DX2

Poder podem:

Na ausência de intervenção, a câmara municipal notifica, no prazo máximo de 10 dias, as entidades responsáveis. Decorrido o prazo sem que se mostrem realizados os trabalhos, a câmara municipal tem competência para realizar os trabalhos de limpeza, com a faculdade de se ressarcir, desencadeando os mecanismos necessários ao ressarcimento da despesa efectuada, podendo, mediante protocolo, delegar esta competência na junta de freguesia nos termos do art. 33.º, conjugado com os arts. 37.º e 66.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro (Lei das Autarquias Locais), na redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro. Decorrido o prazo de 60 dias sem que se tenha verificado o pagamento dos custos, a câmara municipal ou a autoridade florestal nacional, consoante o incumprimento diga respeito ao art. 15.º ou 17.º e 18.º, deve extrair certidão de dívida para correr processo de execução fiscal. Além disso, o não cumprimento do disposto acima referido constitui contra-ordenação com coima, de € 140 a € 5000, no caso de pessoa singular, e de € 800 a € 60 000, no caso de pessoas colectivas, nos termos do art. 38.º.

Querer é... perder votos(?).

Cumps

Feraida
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O maior problema, verdade seja dita, é que o próprio Estado tem as suas matas por limpar...logo onde está a moral para aplicar multas aos privados????

Um belo dia, há uns anitos, surgiu um incêndio atrás da minha "casita". Liguei para o 117 a avisar. Apareceu a GNR, o GIPS e procederam à minha identificação com n perguntas. Quando me perguntaram quem era o proprietário do terreno e eu respondi que era a Junta de Freguesia, desapareceram deixando os Bombeiros a apagar o fogo e, até hoje nunca mais se passou nada....
As matas do Estado são as únicas que não ardem (Pinhal de Leiria, Mata do Urso e muitas outras), mas não se podem considerar alguns terrenos, arborizados ou não, de freguesias ou até de câmaras municipais como Matas do Estado.

DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
As matas do Estado são as únicas que não ardem (Pinhal de Leiria, Mata do Urso e muitas outras), mas não se podem considerar alguns terrenos, arborizados ou não, de freguesias ou até de câmaras municipais como Matas do Estado.

DX2

Aqui pela minha zona (Marão, Alvão e outras), tudo o que era mata do Estado ficou reduzida a cinzas. Não agora que já nem mata tem, só mato!!!

Cumps

Feraida
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Aqui pela minha zona (Marão, Alvão e outras), tudo o que era mata do Estado ficou reduzida a cinzas. Não agora que já nem mata tem, só mato!!!

Cumps

Feraida
E será que eram matas do Estado ou pertenciam aos parques naturais? É que estes estão sob a alçada dos "fofinhos" do ICNF e a sua filosofia em relação aos parques naturais é "deixar a Natureza fazer as coisas à sua maneira".

DX2
 
Última edição:

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Ando com um problema parecido com um terreno ao lado de minha casa. Estou aqui à 6 anos e nunca lá andou qualquer máquina e nunca vi as trombas do dono, e isto está que mete nojo. Depois do Outono eu e o vizinho temos que andar pelo menos a limpar a ribeira que passa entre os nossos terrenos de tão cheia que fica com toda a folhagem seca.

Fui à Junta, resposta "não podemos fazer nada sem os dados do proprietário". Então mas que mer** é esta que não têm registos da zona?!!

Então fui ao site da AT para ver as confrontações, aparece a tal ribeira.

Tentei a conservatória do registo predial, apenas conseguem ver o que eu vi.

Segui para a Câmara, igual resposta "não dispomos desses dados".

Já sem saber onde ir pois nem os funcionários sabiam como obter esses dados tentei a minha sorte nas Finanças. O funcionário foi impecável, foi buscar um mega livro e com os nossos dados da propriedade andou a tentar descobrir o do terreno ao lado para depois ver no sistema. Consegui então nome, nif e morada fiscal do possível dono (mas sem certezas).

Lá fui eu todo contente novamente à Junta para dar os dados, nova resposta "mas isso não é aqui, tem que se apresentar queixa na GNR". Mas andam a gozar com as pessoas e com a segurança das pessoas e bens!!? Adoro a natureza, mas nestas situações não pode ser deixada no estado selvagem e tem que ser limpa, não é necessário cortar árvores nem nada, só limpar o solo das folhagens secas e vegetação de solo densa.

Não há neste país nenhuma cultura de prevenção, se isto um dia arder é que tentam identificar o dono para apenas passar as coimas, aí a máquina do Estado já se mexe em vez de investir na prevenção e assim poupar pessoas, bens e para eles muito dinheiro necessário para pagar os meios envolvidos no combate.

A minha mulher está praticamente de cama à quase duas semanas pois está com queimaduras de segundo grau até ao joelho da perna direita quando estávamos a ajudar no combate aos incêndios que atingiram com grande força esta zona. Mas os governantes estão-se pouco a lixar, no inverno já não querem saber e para ano será tudo igual ou pior.
Sinto que a sociedade, a nível global, está a caminhar para o seu fim rapidamente pois o dinheiro está acima de qualquer valor. Essa gente não têm sequer noção que apenas algum efeito natural em grande escala irá mergulhar cidades inteiras na escuridão pois a nossa rede elétrica, mundial, é do mais simples que há pois basta cair alguns postes e adeus energia, e conhecendo nós a actual mentalidade humana será um caos com crimes, caos, faltas de respeito etc etc

Sei que parece exagerado mas no meu ponto de vista ou isto dá uma grande volta ou em menos de 100 anos estaremos no tempo dos romanos à luz das velas e em extremas ditaduras de pessoas sem moral e escrúpulos. Peço desculpa pelo offtopic final mas é o que tenho andado a sentir e tenho mesmo muita pena no rumo que a sociedade está a seguir.

Enviado do meu C5-S508 através de Tapatalk
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Sei que parece exagerado mas no meu ponto de vista ou isto dá uma grande volta ou em menos de 100 anos estaremos no tempo dos romanos à luz das velas e em extremas ditaduras de pessoas sem moral e escrúpulos. Peço desculpa pelo offtopic final mas é o que tenho andado a sentir e tenho mesmo muita pena no rumo que a sociedade está a seguir.
Não é nada exagerado, nem tens de pedir desculpa. É a realidade. Havendo legislação ou não, parece que quem tem de a aplicar prefere empatar o processo com burocracia (ou a lei assim o exige, o que também me parece ser uma realidade) e neste momento apenas a GNR tem feito alguma coisa. Infelizmente, não é limpar as matas dos proprietários particulares.

DX2
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
neste momento apenas a GNR tem feito alguma coisa. Infelizmente, não é limpar as matas dos proprietários particulares.

DX2

Quando fui à GNR foram impecáveis, mas reparei que é um processo demorado à conta das voltas que se tem que fazer, que entidades têm que ser notificadas, aguardar resposta do proprietário (se for encontrado), etc.
Enfim nem para o próximo verão estará limpo.

Tenho outro exemplo, a minha sogra todos os anos sem excepção tem que apresentar queixa da vizinha, só assim ela vai fazer o que deve. Porque nestes casos estes proprietários não começam a ser severamente penalizados? Uma coisa é um primeiro aviso, agora quando é constante tem que haver penalizações pois está a gastar recursos a várias entidades para mais uma vez notificar a pessoa, se não querem tratar dos terrenos oferecem a quem quer ou o poder local tem que intervir.

A minha sogra o ano passado foi notificada com uma possível coima valente porque usou alguns tijolos para desviar um pouco um curso de água que lhe passa junto à casa. Lá tive que andar a mil para tirar os tijolos (que nem se via e não faziam mal nenhum), tirar fotos e enviar para a tal entidade com uma carta a pedir as nossas mais sinceras desculpas e lá ficou resolvido.
Quem fez a queixa!? A tal vizinha!!

Esta gente parece que só está bem em arranjar problemas, e nestas coisas sabem as leis todas agora quando é para ajudar alguém já não sabem como o sistema funciona.

Sociedade muito pobre de valores em que vivemos, é uma pena pois somos uma espécie com muito mais valor que isto.

Enviado do meu C5-S508 através de Tapatalk
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Quando fui à GNR foram impecáveis, mas reparei que é um processo demorado à conta das voltas que se tem que fazer, que entidades têm que ser notificadas, aguardar resposta do proprietário (se for encontrado), etc.
Porque nestes casos estes proprietários não começam a ser severamente penalizados?
Apesar das burocracias, desde 2014 a GNR já "arrecadou" mais de 620 mil euros em coimas por falta de limpeza florestal, portanto não são só avisos ou notificações.

DX2
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Apesar das burocracias, desde 2014 a GNR já "arrecadou" mais de 620 mil euros em coimas por falta de limpeza florestal, portanto não são só avisos ou notificações.

DX2

Olha desconhecia isso, excelente então.
Mas pelos vistos há gente mesmo parva, para além de terem que pagar a limpeza também têm que pagar coimas quando as autoridades são chamadas devido aos propriedades não fazerem anualmente/bianual o que lhes compete, limpar os terrenos de que são proprietários. Gente burra!!!!! Muitos deve ser só para dizer que são donos de terrenos mas depois é o que se vê. Se nem com coimas o problema se resolve tem que se pensar em outro método complementar a ver se entra algum bom senso na cabeça dessa gente toda com terrenos ao abandono.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Quem são os incendiários?

Um estudo do Instituto Superior da Polícia Judiciária e Ciências Criminais (ISPJ) descreve o seguinte perfil do incendiário português:

- Alguém que geralmente se situa na faixa etária dos 20 a 35 anos, são solteiros ou viúvos, têm baixos índices de escolaridade e estão desempregados (70% estão enquadrados nesta discrição);

- Pertencente ao género masculino. Só em 10% dos casos há mulheres envolvidas e geralmente são dois os motivos: problemas amorosos mal resolvidos e fascínio pelo espectáculo;

- Alguém que sofre de depressão, atraso mental ou dependência do álcool (em alguns casos);

- Alguém que volta ao local do incêndio depois da chegada dos bombeiros, que até os ajuda no combate às chamas (também muito comum).

Contudo, importa referir que os incendiários envolvidos em casos de fogo posto a troco de dinheiro têm pouca expressão e os poucos incendiários que confessaram o crime por razões financeiras falaram em quantias muito baixas.

Quatro perfis-tipo de Incendiário:

1. Incendiário expressivo com historial clínico: Indivíduos do sexo masculino, solteiros, entre os 46 e os 55 anos, com baixa escolaridade e uma profissão muito pouco qualificada, em geral relacionada com o sector agrícola ou o pastoreio. Manifestam alguma perturbação mental, como esquizofrenia ou atraso cognitivo, e provocam incêndios por vingança, frustração pessoal, problemas familiares ou profissionais. O alcoolismo está presente em muitos destes casos, assim como o desconhecimento do alcance das penas pelos seus actos. A probabilidade de reincidência é muito elevada.

2. Incendiário expressivo por atracção pelo fogo: Geralmente homem com idade inferior a 20 anos e que desencadeia o incêndio pelo prazer de observá-lo. Pode colaborar nas tarefas de extinção ou interessar-se pelos desenvolvimentos. De inteligência superior à média, costuma ser emocionalmente instável, com prováveis situações de abandono ou de abuso sexual na infância, que lhe causaram problemas médicos ou neurológicos. É quase certo que provocou mais de um incêndio, seguindo um padrão específico e bastante elaborado, que cumpre quase como um ritual.

3. Incendiário instrumental por motivos de vingança: Podem ser pessoas de ambos os sexos, inseridas numa faixa etária entre os 36 e 45 anos ou noutros casos, terem mais de 56 anos. Normalmente são casados e é raro terem antecedentes penais. Possuem escassa instrução académica e desempenham trabalhos pouco qualificados ou estão mesmo desempregados. Provocam os incêndios por conflitos sociais ou intergrupais, mais do que interpessoais, e costumam contar com o apoio do meio familiar ou de amigos para organizar as suas acções.

4. Incendiário instrumental que utiliza o fogo em busca de algum benefício: Indivíduo do sexo masculino, entre os 20 e os 35 anos, com uma profissão qualificada, embora sem estudos superiores concluídos. Não sofre de distúrbio mental, nem tem antecedentes penais ou cadastro por consumo de estupefacientes. Utiliza métodos muito elaborados para provocar o incêndio e procura sempre não deixar vestígios da sua presença. Provoca o incêndio para retirar benefícios económicos pessoais. Raras vezes regressa ao local do crime e não participa no combate às chamas.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Existirá uma Indústria do Fogo?

Existirá uma Indústria do Fogo?
os-eleitores-de-corruptos.jpg

[video=youtube;kuP0TDBthkQ]https://www.youtube.com/watch?v=kuP0TDBthkQ[/video]

O negócio dos incêndios cheira a esturro!

Porque é que o Estado não entrega a actividade de apagar fogos ao Exército e à Força Aérea, que é uma actividade fundamentalmente de Segurança e Defesa Nacional?
incc3aandios-negc3b3cio-chorudo.jpg


http://portugalglorioso.blogspot.com/2015/05/negocio-dos-incendios-cheira-esturro.html

O negócio dos incêndios florestais interessa a quem?

http://euacuso.blogs.sapo.pt/o-negocio-dos-incendios-florestais-182534

http://soutaoboa.com/empresarios-pressionaram-governo/

 
Última edição:

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Mensagens
2,930
Gostos Recebidos
50
Amigos digo só isto.Enquanto Portugal não tiver leis duras para os encendiarios,digo só isto com muita raiva da justiça que temos,deixa arder Portugal todo e soltem os encendiários.
Portugal é o país do blá blá e deicha rolar e deicha andar,daqui a pouco acaba a época dos incendios lamento muito em ouvir isto nas tv-s época dos encendios até para a éoca da caça ou da pesca etc.etc. Para mim um encendiário é um grande assassino e já que Portugal não tem leis para estes assassinos,que entregue os encendiarios ás populações locais,não estou a dar um encentivo,já que este país não tem leis é o que eles mereçem,destas que eu vou dizer ficava mais barato pegar nesses animais entraga-los ás forças armadas mete-los num hélicopetro e manda-los para os locais aonde puzeram o fogo,ou então ter a lei da antiga Présia lhes cortar as mãos,já que Portugal não tem prisão perpétua nem pena capital,é a população fazer um referendo,aos cães grandes não interssa fazer referendo,por causa da mama que tem com os encendios. E a culpa desta treta toda é do estado que somos todos nós,a um«ião faz a força aonde ela tá,toca a pedir assinaturas por todos os concelhos de Portugal para fazer referendo a favor ou contra a pena de morte ou prisão perpétua ou cortar as mãos etc.etc. e dóia a quem doer,se Portugal continuar com as mesmas leis daqui a uns anos Portugal a floresta desaparece de vez por causa dos parasitas que Portugal sempre teve a governar Portugal após o 25 de abril de 1974 na sou facista mas nasci no tempo dele,fominha e porradinha nunca me faltou no tempo dele,sim havia encendios nessa época,mas não com esta dimensão,coitadinho daquele que fosse apanhado tinha 25 anos de cadeia mais um dia,esse dia era para os mandar para o outro planeta e Portugal era contra a pena de morte,mas ela existia em Portugal hoje essas leis dos ditadores fazia bem a esses criminoso de hoje que anda á solta por este país e que nem mereçem andar á superfiçe da terra,fico por aqui me apetecia dizer mais mas não digo o que digo sou um revoltoso com as kakas das leis que Portugal tem.
 
Topo