• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tutoriais Photoshop - Gradient tool

greense

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 9, 2015
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Bom, a gradient tool é uma ferramenta que te permite criar um degradê com cores que você queira (de uma para outra) usando alguns formatos pré definidos pelo Photoshop (Vou explicar melhor no caminho).


Vamos ao que interessa:

1 - Introdução

Primeiro, tem gente que nem sabia que ela existia. Mas saiba agora que ela existe. Basta você chegar na Paint Bucket Tool (G) e clicar com o botão direito. Assim:
5oUqcB6.png

E obviamente escolher a Gradient Tool



2 - Conhecendo a ferramenta
No canto superior direito, você vai ver isso:
8iEAIPB.png

Item 1:
Obviamente, são as cores que você quer pra o degradê. Escolhi preto e branco pra ser mais didático.

Item 2:
São os tais formatos pré definidos pelo Photoshop que eu falei antes. Vou explicar cada um na seção 3.

Mode:
Blending modes. Tipo os que você usa com qualquer camada.

Opacity
Auto-explicativo. É a opacidade do degradê.


3 - Formatos
Primeiramente, pra vocês entenderem a lógica por trás do degradê, vamos usar como base pra estudo uma linha qualquer. Essa aqui:
22c8Qjd.png

Aí vocês se perguntam de novo pra quê isso serve. Vocês vão entender durante o processo, pra eu demonstrar como funciona cada formato.

Formato 1:
d6ZStcg.png


Pra usar a ferramenta, você clica num ponto e arrasta. Nesse caso, eu parti do ponto não preenchido ao ponto preenchido.E o resultado foi esse:
G9Yzla2.png
Como vocês podem ver, a primeira cor (preto), começa o degradê com o branco a partir do ponto não preenchido e termina no ponto preenchido. E a parir daí, fica branco. Entenderam como é simples?

Formato 2:
r38lOdi.png

Partindo do mesmo ponto ao mesmo ponto, temos esse resultado:
mdOWyE4.png
Aí vocês já perceberam que que a linha que eu tracei é o raio do círculo que sai da primeira cor pra segunda.

Formato 3:
KTW6GoR.png

Mesmo processo e deu nisso:
wPXONZR.png
Sacaram? Ficou tipo um efeito "relógio" de degradê.

Formato 4:
GjX2Xp7.png

Resultado:
yHEsvhK.png
É parecida com a ideia da segunda. O Degradê começa do primeiro ponto que você marca e acaba no segundo. Só que ao invés de ser circular, é reta.

Formato 5:
S9AFYPA.png

Deu nisso:
7lqo9JH.png
Notem que a linha que eu tracei é a distância do centro da estrela até a ponta dela. Sacaram?
CRÉDITOS DO TUTORIAL -PAULINHORHOLHA
 
Topo