• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Super Router Vodafone - Limitado a apenas algumas zonas ?!?

rjss6663

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2016
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Boas,

Por acaso alguém sabe se tecnicamente este Smart Router tem alguma limitação de zonas onde opera ?

Tenho os 200 megas com o Tecnicolor (até ultrapassa ligeiramente) com norma N e precisava do novo para ter norma AC.....

Contratei o serviço de 200 Megas e pedi um Smart Router, mas eles dizem me que não me dão porque na minha zona o router não funciona ?!?
(Não, eu não vivo em Marte..... mas sim em Lisboa)
Eu nunca ouvi nada assim.....

Vocês já ouviram alguma coisa destas ?
Isto faz sentido tecnicamente ou será uma desculpa ?

Alguém me pode ajudar com esta ?
Obrigado.
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Parece-me ser uma desculpa.

O novo router eventualmente é uma campanha de marketing para atrair novos clientes, os actuais eventualmente terão que aguardar mais um tempo até a Vdf começar a aceitar as trocas, possivelmente por gestão de stocks.

Outra alternativa é "avariares" o router de tal forma que serão mesmo obrigados a trocar por outro, mas mesmo assim não é garantido que consigas o novo router.
Mas se dizes que consegues até por 2.4Ghz (norma N) passar os 200Mbps então porque queres o novo? O facto de usares o 5Ghz (norma AC) vais ter a mesma velocidade de net pois já atingiste os limites do teu contracto, no máximo terás uma rede interna mais rápida por Wifi (desconheço as velocidades reais desse router em AC), mas para tirares partido dessa velocidade interna todos os equipamentos que trabalhem por Wifi têm que suportar 5Ghz.

Eu tenho aqui no trabalho Vodafone 200/200, e por curiosidade liguei um TP-Link Archer C2 (AC750) que indica 300Mbps por 2.4Ghz e 867Mbps por 5Ghz. Nos testes que fiz com dois portáteis topo de gama, um com uma placa Wifi Realtek a 2.4Ghz de 300Mbps deu 195/195 nos testes de velocidade, no outro equipamento com uma placa Intel AC (testada em 2.4 e 5Ghz) tive exactamente as mesmas velocidades de 195/195 por Wireless. Em cabo a Internet dá 210/210Mbps.
São poucos os routers que as velocidades anunciadas são as reais, o exemplo mais fácil é nos 54Mbps (Norma G) que a grande maioria nunca se deu ao trabalho de testar e quase todos os routers de 54Mbps na realidade só conseguem dar uns 25Mbps reais. O mesmo acontece nas normas seguintes, isso já foi discutido por aqui e há muito informação na net a explicar a razão. Há no entanto excepções em alguns routers, mas normalmente não são os típicos modelos comerciais.
 

rjss6663

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2016
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Pois é também o que eu suspeito.....que seja uma desculpa....

Depois de ter colocado aqui a questão neste Forum, resolvi contactar o suporte técnico da ASUS Portugal e pus lhes a mesma questão.... ou seja.....se eu for a uma loja e comprar um Router deles com Norma AC posso usufruir dela independentemente do local ou não, e eles responderam me que não tinha nada a ver desde que a velocidade de fibra entre no Router a 200 depois é o proprio Router que se responsabiliza por gerir a frequência de transmissão e repercuti-la na casa ou no local de trabalho.....

Ou seja..... o que a Vodafone está a dizer é tanga.

Relativamente à tua questão dos 200 com norma N eu não expliquei tudo....
A casa onde vivo tem uma configuração complicada e eu preciso de fazer chegar o sinal WIFI de uma extremidade da casa onde tenho o router ao outro lado oposto......a distancia é grande

Atualmente eu tenho o Router Technicolor TG784n v3 com dois repetidores de sinal da TPLINK TL-WA854RE em cascata - um primeiro no meio da casa e um segundo no fundo da casa devido não só há distancia mas também ao numero de paredes no meio.

Todo o sistema que tenho hoje funciona sobre norma N portanto eu não consigo retirar dele mais que 75 megas por WIFI isto porque o Router acima mencionado não me permite alterar a largura de banda dos 20 para os 40.

Já andei às voltas com a configuração do Router e não consigo que ele me debite mais de 75 megas por Wifi .
Se eu me sentar numa cadeira à frente do router com um portatil é isso que obtenho, no fundo da casa o sinal vai se degradand com a distancia e não consigo mais de 40 megas.

Por isto é que eu gostava de passar para a norma AC.

Se souberes de alguma outra forma ou se tiveres alguma outra ideia de eu fazer isto sem ter de passar para a norma AC, diz-me sff.

Obrigado
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Viva.

Desculpem a intromissão mas não resolvia isso com Powerlines??

Cumps

Feraida
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Nessa configuração de rede tens logo um problema.

Se estás a fazer repetição por Wireless nunca conseguirás mais do que estás a conseguir por uma razão muito simples, Routers ou qualquer outro equipamento em modo Wireless Repeater a largura de banda é dividida.
Esse equipamento da TP-Link indica no site que tem 300Mbps de Wireless, agora em modo repeater tens que dividir isso por 2, logo ficas com 150Mbps. Depois tens o factor que já disse anteriormente que raros são os casos que consegues dar o máximo do Wireless anunciado no produto (podes procurar a explicação na net) e ainda uma variável nova que é a distancia entre equipamentos que o sinal pode já não chegar à máxima potência aos repetidores. Esses 75Mbps consegues pêlos repetidores, porque se é posso dizer-te que podes dar-te por muito feliz. Agora se é o máximo dado pelo próprio router o caso muda de figura.

Se queres levar a net ao máximo ou a rede local tens que fazer escolhas, em primeiro se todos os equipamentos necessitam de ter toda a largura de internet pois para andar no FB, Youtube, etc. nos telemóveis, tablets e portáteis parece-me que os 75Mbps são mais que suficientes. Se queres downloads de torrents e afins concentra nisso num só equipamento e ligado por cabo, por exemplo como falaste em Asus há vários modelos que pode ser o próprio router a fazer os downloads de torrents para um disco externo ligado no próprio router e assim evitas um pc para isso.

Em relação aos 75Mbps se são apenas dados pelo router da operadora, estás a testar na mesma divisão? Com que equipamento, portátil, telemóvel, etc? Qual o link que é feito ao router (velocidade detectada pela placa Wifi)?
São questões importantes pois podem fazer toda a diferença, Os telemóveis não são a melhor ferramenta para testar o wifi ao máximo. O portátil pode só ter uma placa capaz de um link de 150Mbps, logo é perfeitamente normal só conseguires os 75Mbps.

Vou fazer aqui 2 testes e já ponho aqui.
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Viva.

Desculpem a intromissão mas não resolvia isso com Powerlines??

Cumps

Feraida

Também ia recomendar isso, um powerline normal junto do router e depois os outros com ou sem wifi integrado (sem wifi era necessário ter um router a mais para ser aproveitar e configurar como AP)
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
345
Dizem... que em zonas partilhadas não dá?

Abraço
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Aqui os testes que fiz agora:

Internet Vodafone 200/200

Na mesma divisão

Portátil INSYS (Clevo) P651SE
i7-4720HQ
8GB
Intel 4600 + GTX970m 3GB
SSD 120GB GoodRAM
Wireless Intel DualBand AC 7265

Imagem "AC750_2.4"
Router TP-Link Archer C2 ligado por cabo ao router da Vodafone
2.4Ghz, link de 300Mbps
172/146

Imagem "AC750_5"
Router TP-Link Archer C2 ligado por cabo ao router da Vodafone
5Ghz, link de 433.3Mbps
211/212

Imagem "TG784n v3"
Router Tecnicolor (Thomson) da própria operadora
2.4Ghz, link de 130Mbps
83/85

Perante o apresentado o router da operadora, neste modelo em concreto nunca irá conseguir dar a velocidade contratada por Wifi pois o link estabelecido já é abaixo do contratado e depois mais da tal "perda" entre a velocidade anunciada e a real.

A operadora não é obrigada a trocar o router pois o serviço contratado está disponível no cabo. Normalmente resta comprar um bom router e liga-lo ao da operadora por cabo, desligar o wifi do da operadora e activar o DMZ ao IP atribuído ao novo router. No da operadora fica só a ligação das boxes e do telefone, tudo o resto será ligado apenas ao novo. Tens no entanto alguns modelos Asus que podes trocar por completo o router da operadora com configurações especificas.
 

Anexos

  • AC750_2.4.jpg
    AC750_2.4.jpg
    49.6 KB · Visualizações: 22
  • AC750_5.jpg
    AC750_5.jpg
    35.8 KB · Visualizações: 22
  • TG784n v3.jpg
    TG784n v3.jpg
    37.7 KB · Visualizações: 22

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
345
Nenhum operador garante a velocidade contratada por Wireless.

Abraço
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
O grande problema dos repeters e APs é que se não forem dual (emissão/recepção "rádio"de sinal wireless) nem ligados por cabos reduzem a velocidade da net em 50% isto é a velocidade da net é dividida entre o sinal que recebe e o sinal que emite. Cablados trabalham em Full Duplex por Wifi em Alfa Duplex.

Ex em Alfa: se tiver 100 passa a ter 50% para emitir e 50% para receber.

Ex em Full: emite e recebe 100%

Espero ter sido claro. Por isso é sempre melhor ligar por cabo ou Powerline (com wifi e ligações por cabo nas Powerlines).

Cumps

Feraida

Também ia recomendar isso, um powerline normal junto do router e depois os outros com ou sem wifi integrado (sem wifi era necessário ter um router a mais para ser aproveitar e configurar como AP)
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Nenhum operador garante a velocidade contratada por Wireless.

Abraço

Exactamente, por isso a minha frase "a operadora não é obrigada a trocar o router pois o serviço contratado está disponível no cabo", apenas no cabo têm que garantir a velocidade e que mesmo assim está no contracto que pode variar em x%. Algo que na fibra não se tem verificado muito velocidades abaixo do contratado, em quase todos os casos até existe um ganho médio de 5% na velocidade.

Resta ao "rss6663" continuar a tentar pedir amavelmente a troca do router à operadora. Não encontrei as especificações detalhadas do Smart Router, apenas que é até 1300Mbps em AC, que obviamente requer uma placa wireless capaz de atingir essas velocidades. Mas pelo que me parece é só para novas adesões.
Tens que chatear os gajos a ver se trocam isso, se o tentares a avariada também não garante que recebes o novo.

Garantido é comprar um e pronto, por muito bom que o Smart Router seja não consegue igualar por exemplo um Asus RT-N18U (apenas 2.4Ghz) com o firmware fornecido pela Asus e App. Tem VPN Server PPTP e OpenVPN, tem cliente VPN também para colocar toda a rede em VPN, gestão de torrents no próprio router, printserver para impressoras mais antigas, um QoS fantástico, oferta de DDNS pela Asus (xxxxxx.asuscomm.com), backup de internet via 3G/4G, etc etc.
Existe o modelo seguinte com as mesmas funções mas já com 5Ghz, já começam é a ser uma pequena fortuna!!!
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
O grande problema dos repeters e APs é que se não forem dual (emissão/recepção "rádio"de sinal wireless) nem ligados por cabos reduzem a velocidade da net em 50% isto é a velocidade da net é dividida entre o sinal que recebe e o sinal que emite. Cablados trabalham em Full Duplex por Wifi em Alfa Duplex.

Ex em Alfa: se tiver 100 passa a ter 50% para emitir e 50% para receber.

Ex em Full: emite e recebe 100%

Espero ter sido claro. Por isso é sempre melhor ligar por cabo ou Powerline (com wifi e ligações por cabo nas Powerlines).

Cumps

Feraida

100% de acordo
Eu sou contra extensões de rede por wifi. Quando alguém me pede ajuda e querem por um extender wireless salto logo fora. Pois as pessoas nem têm a noção um os preços médios de um Extender anda muito próximo de um kit simples Powerline.
Em vários consegui convencer a usarem o kit Powerline base pois ainda para mais tinha sem uso um router de um serviço anterior que dá para aproveitar e ligar onde ficar a saída do powerline.

Mas já tive 2 casos que os Powerlines da TP-Link não faziam bom serviço, tinha várias quebras de rede. Trocou-se por um kit da Devolo e uma diferença abismal, também se notou no preço do kit a comparar com o da TP-Link.
Ao escolher powerline ter em conta as condições da rede eléctrica da casa a que se destina.
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Pois, os Devolo são "carotes", mas bons.

Também falam muito bem destes (pessoalmente desconheço).

Cumps

Feraida

100% de acordo
Eu sou contra extensões de rede por wifi. Quando alguém me pede ajuda e querem por um extender wireless salto logo fora. Pois as pessoas nem têm a noção um os preços médios de um Extender anda muito próximo de um kit simples Powerline.
Em vários consegui convencer a usarem o kit Powerline base pois ainda para mais tinha sem uso um router de um serviço anterior que dá para aproveitar e ligar onde ficar a saída do powerline.

Mas já tive 2 casos que os Powerlines da TP-Link não faziam bom serviço, tinha várias quebras de rede. Trocou-se por um kit da Devolo e uma diferença abismal, também se notou no preço do kit a comparar com o da TP-Link.
Ao escolher powerline ter em conta as condições da rede eléctrica da casa a que se destina.
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Fiz agora aqui outro teste na Vodafone (por cabo).

Download e Upload em simultâneo, simplesmente brutal.
Largura de banda de 420Mbps dados pela Vodafone, download e upload no máximo sem qualquer divisão da largura de banda.
O contracto é 200/200 mas podiam limitar a 200Mbps total, dessa foram em trafego simultâneo só daria 100/100.

O teste é simples:
- Duas janelas com o Speedtest
- O gestor de tarefas
- Iniciar o primeiro teste e começa sozinho o download, será possível detectar que no gestor de tarefas só acusa ~20% da rede gigabit
- Assim que o teste do download está a terminar, para iniciar o de upload, arrancar o speedtest da outra janela

Desta forma a primeira já estará em upload e a segunda em download em simultâneo, como se vê no gestor de tarefas quase 50% da rede gigabit.

Também quero isto em casa!!! buaahhhhh
 

Anexos

  • 400mbps.jpg
    400mbps.jpg
    52.4 KB · Visualizações: 21

rjss6663

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2016
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Pronto....pronto....
Vocês convenceram-me !
Já percebi que a minha ideia inicial não era a melhor por tudo aquilo que vocês me explicaram....e acho que o que vocês me explicaram faz sentido e têm lógica........Obrigado !

Antes de investir nuns POWERLINE quero testar a capacidade da minha instalação eléctrica lá de casa...
Ontem há noite comecei a fazer testes com um modelo antigo de Powerline da DEVOLO (emprestados) mas que não tem a capacidade de fazer WIFI, só cabo LAN, mas os testes não correram muito bem porque da sala (onde está o Router) para a divisão ao lado (onde tenho um PC) passei de 200/100 para 60/60 :-(
Ora ....aquilo não têm nada que se parametrize....é só ligar à corrente e sincronizar.....portanto.....
Logo vou testar noutra divisão para ver se o comportamento é o mesmo......
Pode ser que seja pelo facto de serem modelos antigos......vou ver se descubro na net um comparador entre o que aqueles que usei fazem e o que os modernos podem fazer.....

Se isto não resultar vou para a solução dos Routers.....andei a ver da ASUS mas sei que existem outros bons......e que como vocês referirem custam verdadeiras fortunas....Ainda tenho que estudar esse tema.......

Obrigado pelo apoio que vocês me têm dado...
Cinco estrelas :)
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Esse Powerline que testaste tens que ver as especificações dele, para além de antigo e como dizes bem pode influenciar a performance para os parâmetros dos dias de hoje, principalmente qual é a largura de banda máxima suportada. Se for de 100Mbps é normal só conseguires esse tipo de valores, para a ligação que tens de internet 200/100 (300Mbps) convém um powerline a partir dos 500Mbps.
Mas para além da velocidade que conseguirás o mais importante é a estabilidade da ligação powerline, teste simples é colocares a máquina ligada ao powerline a pingar de forma infinita o router e um endereço de internet (Google por exemplo), vês os valores que apresentam de pings. Depois disso fazer algum tipo de speedtest de rede local para levares isso ao máximo (a copiar um ficheiro grande de uma maquina para outra pelo powerline) e vês a velocidade de transferência se é constante e se os pings aumentam mto o tempo ou se tens perdas. Depois sem qq passagem de dados experimentar ligar electrodomésticos que produzem "ruído" eléctrico, por exemplo batedeira, varinha magica, secador de cabelo e micro-ondas a ver se afecta a estabilidade da ligação do powerline.

Quanto a routers a minha sugestão recai sobre um destes 3, por ordem de preferência:
1- Router ASUS Wireless N 600Mbps 4X1000 - RT-N18U (valores médios de 69€) (eu tenho este, só tem 2.4Ghz mas é mto rápido)
2- Router ASUS Wir. AC1200G DualBand AC - RT-AC1200G+ (valores médios de 79€)
3- Router TP-Link DualBand AC750 +4XGiga + 1USB - ARCHER C2 (valores médios de 59€) (foi o que usei nos testes que apresentei uns posts através e mto bom na performance, fica apenas a perder no firmware a comparar com os da Asus)

Com base no que está no site da Asus a nível de especificações acho a opção 1 mais completa, por exemplo na opção de VPN Server/Client que tem OpenVPN e o 2º só suporta PPTP, ganha-se o 5Ghz mas perde-se em outra característica, assim como o 1º tem duas portas USB e o 2º apenas 1 porta.
Há uma enormidade de marcas e modelos, estes são só as minhas sugestões. Eu tenho a 1ª opção pois o 5Ghz para uso interior não me diz nada, prefiro ter o resto das specs.

Pensa que é um investimento que usas agora com a Vodafone e no futuro com outra operadora, num período de 4/5 anos será sempre superior em funções aos fornecidos pelas operadoras. E tem várias configs como AP, Extender, 3G/4G caso mais tarde queiras lhe dar outro uso.
Se não te fizer falta o telefone fixo podes inutilizar por completo o router da operadora, ou até usa-lo apenas como AP em outro ponto da casa.

Ah um ponto importante que penso que a maioria não tem noção disso, nós temos que obedecer a leis europeias e no que respeita a redes Wifi há limites impostos na força de sinal que os routers podem emitir. Infelizmente nestes aparelhos domésticos não temos acesso ao débito de sinal e ficamos sem saber se o Wifi está a dar o máximo que consegue. Para quem isso é muito importante há alguns modelos com suporte para DD-WRT onde essas coisas já são configuráveis mas para o comum dos mortais o uso deste tipo de firmwares pode não trazer grandes vantagens devido ao firmware da Asus destes modelos ser muito user-friendly.

Como alguns sabem eu tenho wifi exterior entre casas e foi aí que me deparei com a questão dos limites impostos no Wireless, ao escolher de forma natural a localização Portugal nas Antenas Externas o sinal wireless apenas debita 8dB, em alguns testes ao escolher o Qatar ou outros países (depende da versão do firmware) o sinal já passava a 27dB. E que fez toda a diferença, pois a 8dB o sinal não chegava sequer a onde queria, ao colocar outro país sem essas limitações (a quando da data do firmware) o sinal já chegou lá a toda a força conseguindo links wireless fantásticos a 1km de distancia com velocidades reais de 85Mbps, algo como 10.60MB/s
 
Última edição:

rjss6663

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2016
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Obrigado pelas dicas PSonic

Em primeiro lugar vou esperar pela resposta da Vodafone......
Caso não consiga.......vou avançar com isto......
 

rjss6663

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2016
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Hehehe......
Isto está cada vez mais rápido.......
As pessoas têm cada vez mais equipamentos em cada a debitar sinal......
Não sei é se as operadoras alguma vez irão estar preparadas para abrir as portas a essa norma.......
E se por acaso o fizerem deve ser brutalmente caro €€€€€
https://pt.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.11

Mas sim.....seria uma Bomba !
 
Topo