• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Motor de sucção de Calor

djekan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2008
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
Bom dia,
Tenho o seguinte problema, na minha vivenda na sala está instalado um recuperador de calor a lenha, que me aquece sala, cozinha e quarto no 1º andar, depois para os outros 2 quartos tenho um motor no sótão que puxa o calor para estes, este motor entrava em funcionamento quando lhe chegava os 40 ºC, acontece que deixou de funcionar.

Aqui está a minha dúvida, tenho forma de testar o motor ligando diretamente sem necessidade do e ter os 40º?

Liguei os dois fios do relé mas não funcionou, que será, alguma ideia?

Obrigado desde já.
7c66347007b50e51bedb43bad524340c.jpg
 

amigo1

GF Prata
Entrou
Dez 25, 2008
Mensagens
146
Gostos Recebidos
0
Na falta de um capacimetro para verificar condensador de arranque de 2 microfarads pode substituir para ensaiar,se a avaria persistir só pode ser o motor
 

djekan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2008
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
Na falta de um capacimetro para verificar condensador de arranque de 2 microfarads pode substituir para ensaiar,se a avaria persistir só pode ser o motor
Na verdade não tenho um capacimetro, pode ajudar onde posso adquirir este condensador?
Um link direto do que devo comprar?

Obrigado
 

amigo1

GF Prata
Entrou
Dez 25, 2008
Mensagens
146
Gostos Recebidos
0
Qualquer loja que venda componentes ou repare eletrodomesticos deve ter
 

djekan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2008
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
Boas, já encomendei o condensador, para uma possível resolução.

O que eu preciso de momento é saber se este condensador não permite eu fazer um teste, ou seja um chunt nos terminais do Relé que presumo estar ligado a um sensor de temperatura, assim tentar arrancar de forma directa só para saber se o motor está na sucata ou o Relé Ou o condensador.

Enviado do meu MotoG3 através de Tapatalk
 

djekan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2008
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
Boa tarde, alguém me ajude pff. 🙏😜

Já instalei o condensador novo e continua na mesma situação, verifiquei o sensor de temperatura e está bom, alguém me pode dizer se a peça preta é também um condensador?

Fiz ligação direta dessa peça e o motor ouve-se corrente, se o ajudar a rodar ligeiramente o motor lá arranca, nas sozinho não vai lá, será mesmo o motor nas coves?
117abe8ddeb92ab279923697bf1f369e.jpg
a9104e49d0e8b670e3db95e291b6170b.jpg
 

Anexos

  • IMG_20161129_183754255.jpg
    IMG_20161129_183754255.jpg
    37.7 KB · Visualizações: 2

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
É um condensador de 1,5MF. Este condensador é que faz arrancar o motor que mostras na chapa de características.

O outro de 2MF não sei o que faz aí, não conheço esse aparelho, se estiver ligado à entrada de corrente é só de filtragem de corrente, o motor trabalha sem ele.

Já que tens aí um condensador de 2 MF, podes para experimentar ligá-lo no lugar deste que mostras na imagem, è bem provável que seja este de 1,5 MF avariado.
 

djekan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2008
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
Foi exatamente o que pensei, já testei e faz a mesma coisa, só arranca se lhe der um empurrão.

E sim o condensador de 2uf só está ligado num dos fios.

Sendo assim o motor poderá estar na sucata?

Obrigado

Enviado do meu MotoG3 através de Tapatalk
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Como disse não conheço esse aparelho, mas caso tenhas feito o teste bem e o motor não funciona, tudo leva mesmo a crer que o mesmo esteja avariado.

É desmontares e levares a uma loja da especialidade para confirmar.

Cumps
 

djekan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2008
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
Bom, tinha aqui um condensador de 14uf, testei e parece ter mais força, mas continua sem conseguir arrancar sozinho, basta só um toque com o dedo e ele lá vai, poderá ser o próprio motor? Será escovas? Ou isto não tem? [emoji12]

O motor roda bastante livre, estou sem soluções...
 

pantufas

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
540
Gostos Recebidos
0
Bom, tinha aqui um condensador de 14uf, testei e parece ter mais força, mas continua sem conseguir arrancar sozinho, basta só um toque com o dedo e ele lá vai, poderá ser o próprio motor? Será escovas? Ou isto não tem? [emoji12]

O motor roda bastante livre, estou sem soluções...

esse tipo de motor não leva escovas, (sao motores AC) também não te aconselho a ligar um condensador de 14uf em vez de de 1.5uf no máximo o tal de 2uf que compraste mas como dizes não resultou é mesmo o motor avariado, mas já agora o motor não esta um pouco preso quando tentas rodar com a mao? podem ser os rolamentos presos
 

djekan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2008
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
Boas,
Como disse acima, não, o motor está bem livre, o condensador de 1.5uf será que algo especial, como o motor trabalha com calor terá mais alguma componente que esteja aqui a falhar?

Obrigado
 

pantufas

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
540
Gostos Recebidos
0
Boas,
Como disse acima, não, o motor está bem livre, o condensador de 1.5uf será que algo especial, como o motor trabalha com calor terá mais alguma componente que esteja aqui a falhar?

Obrigado

não, neste caso e se o condensador está bem ligado o mais certo é teres o motor danificado, terás de o mandar bobinar ou comprar novo, hoje em dia a bobinagem deste tipo de motores fica mais cara que um motor novo (made in china)
 

djekan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 5, 2008
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
OK, através da refª onde poderei encontrar cá em PT alguma ideia pff?

Obrigado

Enviado do meu MotoG3 através de Tapatalk
 
Topo