• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fazer mestrado em Portugal [ calendários/orientações ]

andre_teprom

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 20, 2015
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Bom dia,



Gostaria de saber se os amigos do fórum poderiam me dar alguma orientação geral com relação ao período de matrícula em Mestrado de Engenharia para a maioria das universidades em Portugal. Estou no Brasil, prestes a receber uma indenização após 12 anos trabalhados numa empresa, e gostaria de investir parte desses recursos na minha formação acadêmica, porém, antes de viajar gostaria de saber qual poderia ser o período ideal para isso. A propósito, minha mão reside proximo á Lisboa, mas estou considerando qualquer região.

Caso alguem possua alguma informaçao, poderiam então repassar por gentileza ?



Muito obrigado.
Att.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Boa sorte nos seus estudos académicos, é uma boa opção para quem pode ter condições para tal. Mas pelo que vejo no seu perfil, tem 48 anos de idade, o que em Portugal é difícil conseguir trabalho para um licenciado desempregado, quando este tem uma idade avançada. O melhor é tentar em países onde a idade não seja um problema assim tão grande.
 

andre_teprom

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 20, 2015
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Olá mjtc,


Agradeço pela rápida resposta, mas o fato é que mesmo no Brasil a idade também é um obstáculo imenso. Salvo exceções nas quais a experiencia é um fator relevante, parte considerável das vagas são preenchidas apenas por exigencia da regulamentação em ter de haver um responsável que responda tecnicamente pelo projeto, e assim um iniciante com baixo salário preenche os requisitos.

Mas, na verdade, como construí minha vida aqui no Brasil, um Mestrado aí seria apenas para preencher uma lacuna na minha formação academica, um luxo que estou me reservando o direito de usufruir após 12 anos de trabalho desgastante, mas aqui, particularmente no RJ, o custo de vida é muito alto se comparado á Portugal, e por isso gostaria de aproveitar essa oportunidade única, e depois de concluído, iria retornar pra cá.

Por isso, considerando que o foco não é o trabalho, mas o estudo, gostaria de saber se alguem do fórum possui qualquer informação/orientação com relação ao que deve ser considerado, particularmente no prazo para inscrição, pois sei que isso deve ser feito pessolamente.



Novamente, agradeço.
att.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Entendi, pretende conseguir o Mestrado aqui em Portugal, e depois ir para o seu país, enriquecendo o seu currículo profissional, e ter mais hipóteses no mercado de trabalho com melhores salários. Para estar melhor informado das condições dos cursos superiores em Portugal, é comunicar ao Ministério de Educação ou obter esclarecimentos dos preços dos cursos junto das universidades portuguesas. Quanto à idade imposta para trabalhar, no Brasil até são menos descriminatórios do que em Portugal. Mas se eu tivesse muita grana, optaria por uma universidade americana, e possibilidades de conseguir um melhor emprego. Mas para isso, é preciso sorte.
 

andre_teprom

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 20, 2015
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Bom, nos USA os custos são mais altos, e está fora do meu escopo; não estou nadando em dinheiro.
Em PT tenho familia, e obviamente residencia, o que eliminaria os custos com moradia.

Mas, retornando ao planeta Terra, mais especificamente na terra lusitana, acho que voce está certo.
Melhor é obter essas informações diretamente nas instituições, afinal agora tudo é possivel resolver via Web.


Obrigado.
att.
 
Topo