• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Carta de Barco

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Amigos aqui têm tudo o que é preciso pra tirar a carta de Barco...

O que é a náutica de recreio?
É a prática de navegação com o fim de efectuar desportos náuticos ou em simples lazer.


Quem pode conduzir embarcações de recreio?
Só os titulares de cartas de navegador de recreio podem conduzir embarcações de recreio.


Qual a entidade do Estado com responsabilidades nesta área?
A única entidade que atribui cartas de navegador de recreio é o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM).


Porque é obrigatório ter carta?
Porque assim se incrementa a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar.


Que cartas existem?
Existem 5 categorias: Principiante, Marinheiro, Patrão Local, Patrão de Costa e Patrão de Alto Mar.


Que capacidades confere ao seu titular as cartas de Patrão Local, de Costa e de Alto Mar?

Confere capacidade para navegar nas seguintes áreas:

Patrão de Alto Mar: em qualquer área;
Patrão de Costa: até 25 milhas de costa;
Patrão Local: até 5 milhas de costa e 10 milhas de um porto de abrigo.


Que capacidades confere ao seu titular a carta de Marinheiro?
Confere capacidade para navegar até 3 milhas de costa, 6 milhas de um porto de abrigo, durante o dia e de embarcações até 60 CV (45 Kw).


Qual a primeira carta que se deve tirar?
Para quem tem entre 8 e 13 anos só é possível obter a carta de Principiante.
Os maiores de 14 anos têm, obrigatoriamente, que obter primeiro a carta de Marinheiro, só depois podendo evoluir para as restantes, subindo uma a uma. A única excepção é a Carta de Patrão Local que se pode tirar directamente sem ter a carta anterior.


Para conduzir embarcações em barragens é necessário ter carta?
Sim, também nas barragens e albufeiras é obrigatório possuir carta de navegador de recreio.


Para conduzir motas de água ou jet ski é necessário carta?
Sim, para conduzir motas de água e jet ski, de qualquer potência, é necessário ser titular, pelo menos, da carta de Marinheiro.


Quem pode formar navegadores de recreio?
Só as entidades formadoras que o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) certifique que tem a qualidade indispensável para esse fim.


O que é a FORMNÁUTICA?
É uma entidade formadora de navegadores de recreio, credenciada pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), que efectua formação em Almada, Ponte de Sôr e Vila Nova de Milfontes.


Quem são os seus formadores?
Todos os formadores da FORMNÁUTICA são titulares de carta de Patrão de Alto Mar, com experiência de mar e de ensino náutico, comprovada pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM).


Que cursos ministra?
Actualmente a FORMNÁUTICA ministra cursos de Patrão Local, Marinheiro e Principiante.


Quais os requisitos mínimos para frequentar os cursos de Marinheiro e Principiante?
Para o curso de Marinheiro é necessário:

ter mais de 14 anos;
a escolaridade mínima obrigatória reportada à data de nascimento ou saber ler e escrever (para menores de 18 anos);
saber nadar;
ter uma autorização paternal (para menores de 18 anos) - Exemplo;;
ter aptidão física para o exercício de navegação de recreio.
Para o curso de Principiante é necessário:

ter mais de 8 anos;
saber ler e escrever;
saber nadar;
ter uma autorização paternal - Exemplo;
ter aptidão física para o exercício de navegação de recreio.


Como se processam os cursos?
Os cursos são constituídos por um módulo teórico (com pelo menos 20 horas), um prático (com pelo menos 10 horas) e um exame final, efectuado com um juri do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) .


Qual o programa do curso de Marinheiro?
No programa constam todas as áreas exigidas pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), entre as quais se destacam:

Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar (RIEAM);
Segurança;
Primeiros socorros;
Marinharia;
Marés;
Balizagem;
Motores marítimos;
Meteorologia;
Governo e manobra;
e Regulamento da náutica de recreio.


Qual é o horário das aulas?
As aulas são sempre em regime pós-laboral e ao fim-de-semana, normalmente:

Sextas-feiras das 2000 às 2300
Domingos das 0900 às 1300 e das 1400 às 1800
Domingos das 0900 às 1300 e das 1400 às 1800
No dia anterior ao exame em horário a combinar com o formador


Onde decorrem as aulas?
em Ponte de Sôr, o módulo teórico decorre na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e o prático na Barragem de Montargil, junto ao Hotel da Barragem;
em Vila Nova de Milfontes, o módulo teórico decorre na Junta de Freguesia e o prático no Rio Mira;
em Almada, o módulo teórico decorre no Clube Lisnave e o prático no Rio Tejo.


Qual o custo da formação de Marinheiro?
O custo do curso inclui manual, aulas, exame, emissão de carta, envio da carta para a morada do aluno e tem um valor de 310 Euros, não havendo qualquer outro custo ou despesa adicional.


O que é necessário para a inscrição?
Preenchimento da ficha de pré-inscrição
Fotocópia do Bilhete de Identidade
Fotocópia do Cartão de Contribuinte
Uma fotografia
Atestado médico comprovativo de aptidão fisica - Exemplo
Certificado de habilitações literárias - Exemplo


Onde pode ser efectuada a inscrição?
nos nossos escritórios, no Largo de Andaluz, N.º 16-5ºDto, 1050-004 em Lisboa (junto ao Marquês de Pombal);
em Almada, no Clube Lisnave;
em Ponte de Sôr, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, no Quartel do Bombeiros;
em Vila Nova de Milfontes, na Junta de Freguesia;
pelo telefone (das 0900 às 1700):
pelo fax
pela internet (***.formnautica.com) no formulário de pré-inscrição;
através do e-mail *****@******.com
ou pela Linha Directa (0900 às 2300 horas):


Como obter mais informações?
nos nossos escritórios;
nos locais de inscrição;
pela internet no endereço ***.formnautica.com;
através do e-mail ******@******.com;
pelo telefone (das 0900 às 1700)
pelo fax:
ou pela Linha Directa (das 0900 às 2300 horas)
 
Última edição:

nyne

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Carta de barco

Boas! Gostava de saber como posso tirar essa carta na cidade Porto. Se for possível obter essa ajuda! Obrigado.
 

bessao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 17, 2007
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
carta de marinheiro

boas nyne
poder ir a leça a escola naval viera amandio. ai podes tirar a carta avontade .eles inclusive dao-tew logo uma licença pra poderes conduzir mesmo antes de a teres.
 

mr_ricardoc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 3, 2007
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Eu sou de Vila Nova Famalicão ...distrito de Braga.

Tenho 25 anos e gostava de tirar carta de condução de barco de recreio, onde me devo dirigir?

Escolas aqui por perto, que me aconselham?

Para este tipo de Carta ..sou obrigado a tirar Patrão Local ..depois de um ano ..patrão da costa e só depois Patrão de Alto Mar ?
Ou existe outra solução de tirar carta directamente para Patrão da Costa ou Patrão de Alto Mar ?

Aguardo respostas..

Abraço
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Eu sou de Vila Nova Famalicão ...distrito de Braga.

Tenho 25 anos e gostava de tirar carta de condução de barco de recreio, onde me devo dirigir?

Escolas aqui por perto, que me aconselham?

Para este tipo de Carta ..sou obrigado a tirar Patrão Local ..depois de um ano ..patrão da costa e só depois Patrão de Alto Mar ?
Ou existe outra solução de tirar carta directamente para Patrão da Costa ou Patrão de Alto Mar ?

Aguardo respostas..

Abraço


Vê atentamente o link abaixo e diz qualquer coisa:
:left: http://www.ancruzeiros.pt/anclex.html

Vê bem aqui neste: :left: http://www.ancruzeiros.pt/anclex.html#cartas
 
Última edição:

brunocat

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
140
Gostos Recebidos
0
Alguem tem exame do IPTM – Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos para Marinheiro??
Obrigado
 

jorginho31

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mar 21, 2011
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Ola, boas a todos!!!! Alguem sabe me informar aonde posso tirar a carta de marinheiro, em 3 dias, pq estarei de ferias em portugal na zona de leiria(centro se possivel) e o tempo nao sera muito. obrigado desde ja!!!!
J. dos Santos
 

luisdiver

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 5, 2010
Mensagens
36
Gostos Recebidos
0
Boas.
A mim aconteceu-me o seguinte.
Em 1995 tirei a Carta de Marinheiro na Escola de Pilotagem (em Macau) local onde residia na altura.
Quando regressei a Portugal (1996), dirigi-me ao IPTM, para converter a carta numa nacional, e disseram-me que enquanto tivesse válida não era preciso trocar.
Este ano foi o ano em que a carta terminou e por isso dirigi-me novamente ao IPTM para trocar pela local. Quando a recebi em casa qual não foi o meu espanto que tinha agora uma carta nacional mas aplicada à legislação actual de marinheiro.
Ou seja, a minha carta antiga permitia-me em Portugal conduzir uma embarcação até 8 metros e com potência até 220 HP e a minha nova carta permite-me conduzir uma embarcação até 7 metros e com potência não inferior a 60 HP.
O que devo fazer?
Obrigado.
 
Topo