• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Renovar licenças de Uso e Porte de Arma

jamila

Novo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
0
Gostos Recebidos
0
Caçadores vão ter de fazer curso para renovar licença de uso e porte de arma
Mesmo que cacem há mais de 50 anos, os caçadores vão ser obrigados, para renovarem a sua licença de uso e porte de arma, a disparar uns tiros para provar que o sabem fazer. Esta formação terá de ser feita de cinco em cinco anos e funcionará como uma espécie de reciclagem. Uma obrigação que, na opinião do presidente da Federação Nacional de Caçadores (Fencaça), é absurda.

"Faz sentido obrigar alguém que tem 70 anos e caça há 50 a frequentar uma formação para mostrar que sabe disparar?", questiona Jacinto Amaro. Para a federação, aprofundar a formação é essencial, bem como controlar quem obtém esta licença. Mas, neste caso, o "Governo foi longe de mais", considera.

Um dos objectivos é evitar que se usem armas de caça para outros fins, como o crime. Algo que, antigamente, podia acontecer com facilidade - e que hoje ainda acontece - pois para ter licença bastava ir aos serviços camarários. Nos últimos anos, esta passou a ser adquirida nos comandos da PSP, através da apresentação de um registo criminal.

Com a nova medida, a renovação da licença fica dificultada. Mas, para Jacinto Amaro, "a formação devia ser exigida apenas a quem começa a caçar e não a todos os caçadores que querem renovar a sua licença".

Esta regra, bem como outras que estão a merecer a indignação dos caçadores, que já ameaçaram com protestos na rua, constam da revisão da lei, que ocorreu em Agosto. Mas os cursos que serão ministrados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e pelas associações do sector ainda não estão definidos. Hipólito Cunha, relações públicas da PSP, explica que a formação ainda não começou, "mas está para breve".

Para caçar, são necessários três documentos. A carta de caçador, a licença de uso e porte de arma e a licença de caça, obtida anualmente.
 

fiasgardone

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 9, 2008
Mensagens
22
Gostos Recebidos
0
Caçadores vão ter de fazer curso para renovar licença de uso e porte de arma
Mesmo que cacem há mais de 50 anos, os caçadores vão ser obrigados, para renovarem a sua licença de uso e porte de arma, a disparar uns tiros para provar que o sabem fazer. Esta formação terá de ser feita de cinco em cinco anos e funcionará como uma espécie de reciclagem. Uma obrigação que, na opinião do presidente da Federação Nacional de Caçadores (Fencaça), é absurda.

"Faz sentido obrigar alguém que tem 70 anos e caça há 50 a frequentar uma formação para mostrar que sabe disparar?", questiona Jacinto Amaro. Para a federação, aprofundar a formação é essencial, bem como controlar quem obtém esta licença. Mas, neste caso, o "Governo foi longe de mais", considera.

Um dos objectivos é evitar que se usem armas de caça para outros fins, como o crime. Algo que, antigamente, podia acontecer com facilidade - e que hoje ainda acontece - pois para ter licença bastava ir aos serviços camarários. Nos últimos anos, esta passou a ser adquirida nos comandos da PSP, através da apresentação de um registo criminal.

Com a nova medida, a renovação da licença fica dificultada. Mas, para Jacinto Amaro, "a formação devia ser exigida apenas a quem começa a caçar e não a todos os caçadores que querem renovar a sua licença".

Esta regra, bem como outras que estão a merecer a indignação dos caçadores, que já ameaçaram com protestos na rua, constam da revisão da lei, que ocorreu em Agosto. Mas os cursos que serão ministrados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e pelas associações do sector ainda não estão definidos. Hipólito Cunha, relações públicas da PSP, explica que a formação ainda não começou, "mas está para breve".

Para caçar, são necessários três documentos. A carta de caçador, a licença de uso e porte de arma e a licença de caça, obtida anualmente.

Pessoal !
Algem tem mais informações sobre isto acima escrito?
è preciso fazer curso para renovar o uso e porte de arma?
è que tenho o meu caducado a 3 anos , e agora o tenho a fazer para o renovar ?
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Pessoal !
Algem tem mais informações sobre isto acima escrito?
è preciso fazer curso para renovar o uso e porte de arma?
è que tenho o meu caducado a 3 anos , e agora o tenho a fazer para o renovar ?

Amigo, antes de mais não levantes muita poeira, faz-te de "parvo" e "canta a canção do bandido". Nestas questões as autoridades detestam ser confrontadas com a falta de conhecimento porque a lei, neste caso, está do lado deles, por isso, não entres à "bruta feito super homem"...(não sei se me fiz entender)
A coima mínima neste caso creio que sejam de 250 €.
E ainda precisas de:

- atestado médico
- registo criminal
- certidão da ANSR
- certidão de qualquer coisa da Toxicodependência
- fotocopias do registo de propriedade da(s) arma(s)
- fotocopias do BI
- seguro de caçador
- cheques
- preencher uns impressos da treta na PSP
- Fotocópia cartão de eleitor
- Fotocópia cartão de contribuinte
- 2 fotos

Amigo a lei 5/2006, refere que no Artº 29º, nº 1, que o titular da Licença de Uso e Porte de Arma, tem 6 meses após a caducidade da licença para promover a sua renovação ou proceder à transmissão das respectivas armas.
Atenção, após os 6 meses a detenção das armas, estando a LUPA caducada, é considerado crime(Artº 86º).
Boa sorte amigo, depois diz alguma coisa.
:espi28:
 

fiasgardone

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 9, 2008
Mensagens
22
Gostos Recebidos
0
Amigo, antes de mais não levantes muita poeira, faz-te de "parvo" e "canta a canção do bandido". Nestas questões as autoridades detestam ser confrontadas com a falta de conhecimento porque a lei, neste caso, está do lado deles, por isso, não entres à "bruta feito super homem"...(não sei se me fiz entender)
A coima mínima neste caso creio que sejam de 250 €.
:

Amigo jcodigo sinceramente isto que aqui escreveu deixou-me a pensar que eu tratei mal algem ,ou no minimo gozar com as pessoas que aqui no forum participam!

È claro que talvez para voce esteja tudo claro, mas não pense que è tudo um mar de rosas que todos estao bem informados no meu caso estou mal informado devido a estar fora do Pais.
As minhas armas nao estao ilegais, eu em 2007 nao renovei o uso e porte de arma,devido a ter que tirar o seguro e como nao ia caçar, entao a conselho da PSP tirei uma licença ao domicilio(licença detenção) e è a que tenho atè agora!

Tenho visto aqui no forum muitos menbros falarem que para renovar o uso e porte de arma era preciso tirar um curso,e como quero novamente caçar e aqui no forum tem muita gente bem informada foi por isso que eu perguntei o que escrevi acima !

Acho que isto"(não levantes muita poeira, faz-te de "parvo" e "canta a canção do bandido" e não entres à "bruta feito super homem)" foi demaziado forte para aquilo que eu pedia ajuda!

Ficamos por aqui!
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Amigo jcodigo sinceramente isto que aqui escreveu deixou-me a pensar que eu tratei mal algem ,ou no minimo gozar com as pessoas que aqui no forum participam!

È claro que talvez para voce esteja tudo claro, mas não pense que è tudo um mar de rosas que todos estao bem informados no meu caso estou mal informado devido a estar fora do Pais.
As minhas armas nao estao ilegais, eu em 2007 nao renovei o uso e porte de arma,devido a ter que tirar o seguro e como nao ia caçar, entao a conselho da PSP tirei uma licença ao domicilio(licença detenção) e è a que tenho atè agora!

Tenho visto aqui no forum muitos menbros falarem que para renovar o uso e porte de arma era preciso tirar um curso,e como quero novamente caçar e aqui no forum tem muita gente bem informada foi por isso que eu perguntei o que escrevi acima !

Acho que isto"(não levantes muita poeira, faz-te de "parvo" e "canta a canção do bandido" e não entres à "bruta feito super homem)" foi demaziado forte para aquilo que eu pedia ajuda!

Ficamos por aqui!

Primeiro Amigo fiasgardone, não foi a minha intenção ofendê-lo, estas minhas palavras não foram com essa intenção...peço desculpa.

Amigo, antes de mais não levantes muita poeira, faz-te de "parvo" e "canta a canção do bandido". Nestas questões as autoridades detestam ser confrontadas com a falta de conhecimento porque a lei, neste caso, está do lado deles, por isso, não entres à "bruta feito super homem"...(não sei se me fiz entender)
A coima mínima neste caso creio que sejam de 250 €.

Foi a minha maneira de dizer, e repito, não foi minha intenção querer ofendê-lo.
Não tenho motivo nenhum para ofendê-lo...O amigo questionou a minha atitude ao ler o post e ao ver as palavras “parvo", "canta a canção do bandido", à "bruta feito super homem" foi puramente palavra trocistas demonstrando que não é de verdade, daí as aspas.
Aquilo que quis dizer basicamente foi:
o pagar ou não pagar a multa, uma vez que o Uso e Porte de Arma está caducado depende deles (PSP), por isso, quando se dirigir à PSP o amigo diga que não sabia dessa lei e que está fora do País, etc, etc... Foi mais ou menos isso o que eu quis dizer na outra citação mas sem querer ofender.

Segundo, eu apenas respondi aquilo que o amigo Postou...

Pessoal !
Alguém tem mais informações sobre isto acima escrito?
è preciso fazer curso para renovar o uso e porte de arma?
è que tenho o meu caducado a 3 anos , e agora o tenho a fazer para o renovar ?

...não sabendo que é detentor da licença de detenção de arma no domicílio, aí, claro, já não tem as armas ilegais.
Se não fosse detentor da licença de detenção de arma no domicílio, aí sim, a lei 5/2006, refere que no Artº 29º, nº 1, que o titular da Licença de Uso e Porte de Arma, tem 6 meses após a caducidade da licença para promover a sua renovação ou proceder à transmissão das respectivas armas.
Atenção, após os 6 meses a detenção das armas, estando a LUPA caducada, é considerado crime(Artº 86º).

Para renovação do Uso e Porte de Arma (LUPA) vai precisar destes documentos:
- atestado médico
- registo criminal
- certidão da ANSR
- certidão de qualquer coisa da Toxicodependência
- fotocopias do registo de propriedade da(s) arma(s)
- fotocopias do BI
- seguro de caçador
- cheques
- preencher uns impressos da treta na PSP
- Fotocópia cartão de eleitor
- Fotocópia cartão de contribuinte
- 2 fotos

Amigo eu não sei tudo apenas ajudo no que posso e sei.
Vejo que isso tudo não passou de um grande mal entendido, do que precisar de mim disponha.
:espi28:
 

ftesinal

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
licença e uso de porte de arma de caça

Boas amigos:espi28:
é o seguinte: tenho a minha licença de uso e porte de arma de caça já caducada em 2008, pois tinha vendido a minha arma, o que pergunto é o seguinte: estando eu interessado neste momento a comprar nova arma, sei que tenho de tirar novamente o uso e porte de arma, o que pergunto é o seguinte: terei de ir fazer prova de tiro para me poderem passa a lincença, ou não?, já ouvi dizer que quem já é caçador antes da nova lei: Decreto–Lei n.º 202/2004, de 18 de Agosto, que não precisa de fazer exame, mas sim ter de apenas assistir ao exame/formação, é verdade?
e já agora alguem que´já fez esse dito exame de formação de tiro, pode aqui explicar se é dificil, e ao fim ao cabo o que é que tem de fazer, é escrito ou prático?, leva quanto tempo?, quanto é que se paga, se a pessoa falhar, tem direito e repetir?
obg. e cumps.
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Boas amigos:espi28:
é o seguinte: tenho a minha licença de uso e porte de arma de caça já caducada em 2008, pois tinha vendido a minha arma, o que pergunto é o seguinte: estando eu interessado neste momento a comprar nova arma, sei que tenho de tirar novamente o uso e porte de arma, o que pergunto é o seguinte: terei de ir fazer prova de tiro para me poderem passa a lincença, ou não?, já ouvi dizer que quem já é caçador antes da nova lei: Decreto–Lei n.º 202/2004, de 18 de Agosto, que não precisa de fazer exame, mas sim ter de apenas assistir ao exame/formação, é verdade?
e já agora alguem que´já fez esse dito exame de formação de tiro, pode aqui explicar se é dificil, e ao fim ao cabo o que é que tem de fazer, é escrito ou prático?, leva quanto tempo?, quanto é que se paga, se a pessoa falhar, tem direito e repetir?
obg. e cumps.

Se deixou a Lupa caducar vai ter de pagar uma multa de 250 euros.
:espi28:
 

ftesinal

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Se deixou a Lupa caducar vai ter de pagar uma multa de 250 euros.
:espi28:

Boa tarde, e ao fim de este tempo volto novamente a questionar a minha questão de 2011, pois penso que é desta que vou voltar a praticar o vicio da caça
Quanto a sua resposta da LUPA nem lupa nem Microscopico, já não tenho o ferro á bastante tempo, agora quer dizer sem ter o bota fogo tinha de andar a renovar uso e portes de armas, vai lá vai até a barraca abana, não... não estou para andar a encher a barriga a pançudos.
Definitivamente: sendo eu caçador e portador da carta desde 1992 há cerca de 20anos, o que eu pergunto é o seguinte, para voltar a comprar arma sei que é necessario tirar o uso e portes de arma, mas para isso o que é preciso?, sempre vou ter de fazer exame de tiro, diga-me por favor tudo isso ao promenor e o que é necessario, ok?
Obrigado e cumps.
ftesinal
 
Topo