• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A Ciência explica como alimentar patos

Underslave

GF Ouro
Entrou
Jun 4, 2016
Mensagens
901
Gostos Recebidos
13
Deixe o pão em casa. A Ciência explica como alimentar patos
[video=youtube;sR_gCiTNwes]https://www.youtube.com/watch?v=sR_gCiTNwes[/video]
c15e234677c3d0a7f3ed6798d7e6f5bb-783x450.jpg

Tal como para os humanos, uma dieta equilibrada é importante para os animais selvagens. As grandes quantidades de pão que as pessoas costumam dar às aves selvagens podem ser bem-intencionadas, mas também lhes podem estar a fazer mal.

Alimentar aves selvagens significa que precisam de gastar menos tempo à procurar de comida, o que lhes permite aumentar a sua força e produzir mais pintainhos.

Porém, isso também pode tornar os pássaros dependentes da comida que os humanos fornecem e causar desnutrição, uma vez que o valor nutricional dos alimentos processados provavelmente difere muito da sua dieta natural.

Ao encorajar os pássaros a reunirem-se em torno de uma fonte de alimento, também aumenta o risco de transmissão de doenças.
PUBLICIDADE

Uma equipa de investigadores decidiram estudar as aves que vivem em sete áreas públicas em Amsterdão, incluindo praças e parques, para perceber como alimentar patos e outras aves selvagens afetava a sua saúde.

Os cientistas examinaram que tipo de comida as pessoas davam aos animais e compararam o seu valor nutricional com as necessidades nutricionais que se espera para cada espécie.
Deixe o pão em casa

Segundo os investigadores, o pão era – de longe – a escolha mais popular oferecida às aves selvagens, representando dois terços do total. A maioria das pessoas alimenta os pássaros para não desperdiçar pão ou sobras de refeição, mas, para os pássaros, é a pior opção.

O valor nutritivo do pão não corresponde às necessidades das aves selvagens. É deficiente em aminoácidos, ácidos gordos e várias vitaminas e minerais, mas cheio de hidratos de carbono e sal.

Mas como deve alimentar as aves selvagens? A melhor opção, segundo os cientistas, são sementes de pássaro, mas apenas em quantidades limitadas. Sementes e nozes são uma boa escolha devido ao seu alto valor nutricional. São ricos em gordura com um alto nível de ácidos gordos essenciais, o que significa que é aconselhável alimentar os pássaros apenas com pequenas quantidades.

Vegetais – como milho doce, alface e ervilhas – e frutas – pedaços de maçã e banana – são uma boa fonte de fibra e água e fornecem vitaminas essenciais. A desvantagem é que grandes quantidades podem causar problemas de estômago, especialmente frutas, mas também vegetais ricos em hidratos de carbono, como cenouras.

O arroz, cozido e cru, também não é uma escolha má. Fornece uma boa fonte de energia, mas tem um valor nutricional bastante baixo. Alimentar pássaros com grandes quantidades de arroz pode resultar em deficiências de outros nutrientes. Também é importante dar apenas arroz puro. Muito arroz cru pode causar dor de estômago aos patos, uma vez que reage com a água no intestino. No entanto, arroz cru é seguro em pequenas doses.

As sobras dos alimentos processados, como batatas fritas e crostas de pizza, dão aos pássaros o mesmo que aos humanos: muita energia, mas com muito pouca nutrição.

FONTE --->>https://zap.aeiou.pt/deixe-pao-casa-ciencia-explica-alimentar-patos-370836

Dar de comer aos patos pode prejudicar o ecossistema

-

61701584427ba4487835a7e1110e18a6-783x450.jpg



O pão facilita a formação das chamadas algas de superfície. Esses organismos produzem nitratos e fosfatos, liberando toxinas que prejudicam os peixes e exalam mau cheiro.

As algas impedem também que a luz do sol chegue às plantas subaquáticas.
Além disso, o pão comido pelas aves faz com que produzam mais fezes, aumentando estes mesmos efeitos.
Cuidados

Os nutrientes do pão também estimulam a proliferação de outro tipo de alga, a alga filamentosa, que cresce de baixo para cima nas correntes ou riachos, desacelerando o curso dos rios e prejudicando ainda mais o meio ambiente.
“É claro que o pão não é a única coisa que causa problemas”, diz Richard Bennett, director da organização britânica Canal and River Trust, à BBC.
“Isso não seria um problema se as pessoas alimentassem os patos na natureza, mas costumam recorrer à prática em ambientes urbanos, no centro das vilas e cidades”, acrescenta Bennet.
O pão em decomposição produz bactérias e atrai animais invasores, como ratos, cuja urina transmite leptospirose, doença que pode ser fatal em humanos.
Molhada, a massa do pão pode também tornar-se um ambiente propício à proliferação do fungo aspergillus, que invade os pulmões dos patos, causando a sua morte.
Mas ninguém parece estar inclinado a desistir de uma prática tão popular, especialmente entre as crianças.
Para impedir a acumulação de pão numa determinada área ou curso de água, Bennett recomenda que as pessoas atirem a comida num dado local, e se desloquem uns 50 metros antes de a atirar novamente.
Segundo o cientista, esta acção possibilita que mais do que uma família de patos seja alimentada, e reduz concentrações desnecessárias de algas, bactérias e fezes.
“Alimentar os pássaros é algo que as pessoas têm feito durante gerações, definitivamente não queremos desencorajá-las”, diz Bennett. “Mas temos de reflectir sobre como o fazemos”.
 
Topo