• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A sobremesa perfeita para os dias de semana é este bolo de amêndoa

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,594
Gostos Recebidos
810
naom_63c8601a7bdae.jpg


Durante a semana as refeições não costumam envolver sobremesas elaboradas. Existem, no entanto, muitas receitas que merecem começar a fazer parte da rotação. É o caso deste bolo de amêndoa sugerido pelo blogue Delicious.









Ingredientes:
180g de manteiga sem sal, fresca, picada
5 ovos
75g de açúcar refinado
180g de mel (mais 60g extra)
2 colheres de chá de pasta de baunilha
250g de farinha de amêndoa
100g de farinha de trigo sem glúten
2/3 colher de chá de fermento em pó
Raspas finas de 2 limas, sumo de 1
100g de amêndoas, picadas
Açúcar de confeiteiro (para servir)





Modo de preparação:
1- Pré-aqueça o forno a 160°C. Unte uma forma de bolo inglês e forre o fundo e as laterais com papel vegetal.
2- Coloque a manteiga numa panela e cozinhe em lume médio/alto durante cinco minutos ou até dourar. Retire do lume e deixe arrefecer até a temperatura ambiente.
3- Coloque os ovos, o açúcar, a baunilha e metade do mel numa batedeira e misture durante cinco minutos. Junte as farinhas, o fermento, as raspas e o sumo de lima e uma pitada de flocos de sal. Despeje dois terços da manteiga queimada (mexa bem a manteiga antes de adicionar) e misture até combinar. Despeje na forma preparada e alise o topo.
4- Misture as amêndoas picadas, a restante manteiga queimada, os restantes 90g de mel e uma pitada de flocos de sal numa tigela. Misture bem e espalhe uniformemente sobre a massa. Asse na prateleira do meio, virando ocasionalmente, durante 40 a 45 minutos. Regue com mel extra, deixe arrefecer e sirva em temperatura ambiente.

IN:NM
 
Topo