• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Avaria máquina lavar roupa Siemens SIWAMAT XL 548 (motor arranca e para)

Vlad30

Novo
Entrou
Out 18, 2023
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Olá a todos.

Tenho uma maquina de lavar Siemens SIWAMAT XL 548 E-Nr WM54860EE/11 com o seguinte problema:
Independentemente do programa o motar arranca e para passados 2 ou 3 segundos.
Quando motor liga atraca um rele e quando desliga o rele também desliga.
Ou seja o motor só funciona com o rele está atracado, o problema (julgo eu) é o rele desligar.
O rele tem de ficar sempre atracado para o motor funcionar?

O pressostato parece-me estar bom pois entra água e corta água normalmente.
O sensor da porta também deve estar bom pois a maquina só funciona com aporta fechada.
A bomba de água funciona normalmente.
A resistência não acho ter problemas pois o problema também ocorre no programa só de torcer.

Já troquei 3 condensadores (em anexo) e também tenho um transístor que também vou mudar (em anexo)
Medi as resistências e diodos no local (sem tirar da placa) do lado dos reles e estão dentro dos valores.

O rele e transístor são comandados pelo chip (ver em anexo):
Motorola B/S/H ME 10G
A2C00010779
0D60J
QQCW0133

Neste chip, no pino que comanda o rele, quando o rele atraca tem cerca de 5V e quando o rele desliga deixa de ter corrente.

No mesmo chip também segui a pista que vai ao transístor (passa por uma serie de SMD resistências, condensadores….) e no chip nunca encontrei corrente para ligar o transístor.

Este transístor é suposto também ligar quando o rele liga?

Na placa tem um pequeno transformador (ka 37/01 071.369) que á volta estava um bocado sujo / preto. Este transformador vai para um chip K138 TOP209P 15667A
Poderá ser este transformador ou o chip?

Obrigado pelos comentários e ajuda.

Cumprimentos,
 

Anexos

  • esquema.jpg
    esquema.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 5
Topo