• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Buldogue

M

MMAD

Visitante
O Buldogue (do inglês Bulldog, bull: touro e dog: cão) era originalmente um cão de rinha usado em brigas com touros. É uma raça de cão de fila (molossóide) originário da Grã-Bretanha. Há vários tipos de buldogues: buldogue inglês, o Buldogue Francês ou bouledogue, espanhol (este o mais robusto de todos, chegando a pesar até 50 kg), Bulldog Americano e o Bulldog Campeiro (estes dois últimos não reconhecidos oficialmente, sendo o último uma raça brasileira).
Aparência

Corpo musculoso, de altura em torno de 34 cm, cabeça grande, volumosa, maciça e arredondada, focinho curto e achatado, pescoço arqueado e com barbela, maxilas proeminentes, boca larga, beiços pendentes, orelhas pequenas e pêlo curto de cor fulva e branca ou branca e mosqueada.
Temperamento

Ao contrário dos desenhos animados da televisão, o Buldogue não é aquele cão malévolo, e se dá bem com humanos, inclusive crianças, e algumas vezes com outras raças. A reputação de ser feroz era verdadeira durante os tempos de rinha com touros, mas as tendências agressivas foram descruzadas deles durante os tempos da Segunda Guerra Mundial.

Bulldogs são muito amigáveis e brincalhões, enquanto também são teimosos e protetivos, características que ajudaram a fazer desta raça uma dos símbolos não-oficiais do Reino Unido.
Potenciais problemas de saúde

Por ser uma raça em que o focinho é achatado, não deve ser forçado a fazer muito exercício nas horas de mais calor, devido a uma forte ocorrência de problemas respiratórios. Também se deve enxugar a humidade acumulada nas pregas e rugas do focinho, porque são zonas que a acumulam bastante, podendo ocasionar dermatites e surgimento de fungos.
 
Topo