• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Coração

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
doctor.jpg



Já ouviu dizer que as mulheres enfrentam a celulite e os homens os ataques cardíacos? Pois é. As coisas mudaram. Os males do coração agora também atingem cada vez mais mulheres. Os motivos? Dormir mal, seja demais ou de menos, estressar-se, alimentar-se mal e fumar estão entre as causas que tem elevado a mulher de posição nesse ranking nada positivo.

Um estudo realizado pelo Brigham and Women's Hospital, de Boston, Massachusetts, acompanhou durante uma década mais de 70 mil mulheres. Nenhuma apresentava registro de doenças cardíacas no início da pesquisa, mas no decorrer do estudo, 934 delas enfartaram e aconteceram outras ocorrências não-fatais. O resultado mostrou que o risco elevado estava entre as que dormiam seis horas ou menos (30%) e, a grande surpresa, as que dormiam nove horas ou mais alcançaram 57% de chance de serem acometidas por problemas do coração.
Estresse é outra causa importante e ele prejudica mais o coração das mulheres. Uma pesquisa apresentada pela Associação Americana do Coração, encontrou diferenças na percepção que homens e mulheres têm dos fatores de estresse psicossociais que antecedem a parada cardíaca. Entre os 122 entrevistados, homens e mulheres, 40% delas relataram estar passando por momentos de crise familiar ou expostas a fortes emoções quando sofreram a parada cardíaca, enquanto apenas 16% dos homens disseram relataram algum tipo de experiência semelhante. Outra diferença neste grupo: apenas 5 % das mulheres desenvolviam algum tipo de atividade física contra 40% dos homens.

Uma das coisas importante para a mulher é aprender a delegar tarefas. Se você trabalha fora, compartilhe as atividades de cuidado da casa com o parceiro. Para ter tempo de cuidar de si mesma e de sua saúde. Ou então, procure por uma auxiliar competente que possa aliviar de algumas tarefas do dia-a-dia. Afinal somos super-mulheres, mas ainda somos normais. Mantenha a auto-estima em dia, assim como o exame médico. Tenha uma vida mais regrada quanto possível e aproveite todas as emoções que seu coração pode viver.


Cuidados e fatores de risco

* Faça exames de avaliação regularmente.
* Diminua o consumo de sal, pois aumenta a pressão arterial. O consumo diário de sódio não deve ultrapassar 2400mg de sódio por dia. O açúcar em excesso também deve ser evitado.
* Mantenha o peso ideal. É questão de saúde. Não precisa ser Gisele Bundchen! O excesso de peso aumenta o risco de hipertensão, de diabetes e doenças cardiovasculares;
* Siga um planejamento alimentar saudável. Peso saudável = a alimentação saudável. Não siga dietas da moda, procure orientação profissional. Uma dieta rica em fibras ajuda a manter as artérias limpas.
* Por mais difícil que seja, se você fuma, abandone o cigarro. Não fume! O fumo é um dos principais fatores de risco para doença cardiovascular;
* Procure atividades relaxantes e se divirta. Deixe o estresse de lado. Leia um livro, passeie com o cachorro, cante, arrume o jardim. O bem estar psicológico e emocional é fundamental para manter a saúde;
* Inclua os exercícios físicos na agenda. A regularidade vai ajudá-la a alcançar essas metas. Movimente-se! O bem estar será notado assim que você começar a se mover. E aí você não vai querer parar mais.




Patricia Esteves Grosman
 
Topo