• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dia Mundial sem Carros: mobilizar para as boas práticas ambientais

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
O Dia Mundial sem Carros celebra-se a 22 de setembro para promover as boas práticas ambientais e a qualidade de vida dos cidadãos.


A 22 de setembro celebra-se o Dia Mundial sem Carros. Neste dia, pense duas vezes antes de tirar o carro da garagem. Além de ser uma boa oportunidade para dar o exemplo aos seus filhos, e para educá-los relativamente às boas práticas ambientais, também é um excelente mote para começar a utilizar meios de transporte alternativos. Aliás, a efeméride surge precisamente da necessidade de instituir uma mudança comportamental tendo em vista uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Dia Mundial sem Carros: origem histórica

O Dia Mundial sem Carros foi instituído em França, a 22 de setembro de 1997, e na sequência da diretiva europeia (Diretiva 96/62/EC) relativa à avaliação e gestão da qualidade do ar ambiente. Na altura, 35 cidades francesas aderiram à iniciativa, numa tentativa de alertar o país para a necessidade de mudar comportamentos tendo em vista a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

A partir daqui, vários países decidiram adotar a iniciativa, passando a ser celebrada na data da sua fundação simbólica, 22 de setembro.

Em 2000, passou também a denominar-se Dia Europeu sem Carros, contando com a participação de vários países da União Europeia (UE), incluindo Portugal.

Aliás, na cerimónia de lançamento da campanha do Dia Europeu sem Carros, que se realizou em Bruxelas, a 4 de fevereiro de 2000, Portugal foi um dos países europeus a assinar a Declaração Europeia, comprometendo-se, assim, a participar nesta iniciativa.

Devido à grande participação no Dia Europeu sem Carros e da urgência de pensar sobre os crescentes problemas relacionados com a utilização do automóvel, foi lançada, em 2002, a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre todos os anos, de 16 a 22 de setembro. Durante esta semana, os países da UE promovem debates e atividades dedicadas à mobilidade sustentável. A organização destes eventos é da responsabilidade das autarquias.

Sabia que?
No primeiro ano em que se celebrou em Portugal o Dia Mundial sem Carros (2000), os únicos concelhos que aderiram à iniciativa foram Aveiro, Beja, Évora, Leiria, Lisboa, Porto e Sintra.

Dia Mundial sem Carros: ações para a mobilidade
A organização e programação da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), uma iniciativa que surgiu na sequência do Dia Mundial sem Carros, fica a cargo das autarquias. Por norma, é definido um tema para a Semana e a programação é desenvolvida e divulgada pelas Câmaras Municipais. Informe-se na sua área de residência sobre esta programação.

Lembramos, contudo, que, se é um cidadão preocupado e interessado nas questões da mobilidade sustentável, também pode propor iniciativas. Pode fazê-lo através da plataforma MobilyActions página que visa registar e dar visibilidade às ações para a mobilidade sustentável, levadas a cabo por cidadãos ou por entidades (autoridades locais, ONG, operadores de transporte, entidades privadas, entre outros) em qualquer altura do ano.

Seja uma deslocação de bicicleta para o trabalho com amigos, seja o facto de ter adotado medidas específicas para incentivar os seus funcionários a deslocarem-se para o trabalho de transporte público, todas as MobilyActions podem ser registadas online e divulgadas no portal europeu da Semana Europeia para a Mobilidade.

Sabia que?
Uma viagem de carro, de casa para o trabalho, consome 90 vezes mais espaço urbano e infraestruturas comunitárias do que a mesma viagem de metro; e 20 vezes mais espaço do que se tivesse ido de autocarro ou de elétrico.

Pretende-se, desta forma, expandir e complementar o formato da Semana Europeia da Mobilidade, com atividades a decorrer o ano inteiro, e criar uma única comunidade online, focada no transporte urbano sustentável na Europa, abrindo novas oportunidades, como o registo de ações desenvolvidas no contexto da mobilidade. Mesmo excedendo o âmbito da SEM e fora da esfera das Câmaras Municipais.

Todas estas ações visam incutir na sociedade civil o valor das boas práticas ambientais e da importância da mobilidade verde. Pensar o presente e o futuro das gerações vindouras é um esforço coletivo - para o qual é necessário um forte sentido de comunidade.

Sabia que?
Os utentes dos transportes sustentáveis nas cidades com elevada utilização de transportes públicos poupam 500 a 600 litros de combustível por ano – o equivalente a 15 depósitos de combustível.
 
Topo