• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

DSB - camada de areão

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
No seguimento de umas questões feitas acerca de DSB (Deep Sand Bed) achei que devia colocar resumidamente aquilo que sei sobre o assunto.

Tenho lido nos foruns americanos, centenas (literalmente) de relatos de "crashes" de aquários com DSB montados há alguns anos, normalmente 4 ou 5, crashes esses atribuídos aos DSB.

Este é um dos tópicos mais quentes do momento nos estados unidos e está a fazer com que muita gente abandone esta prática.

Parece que o problema reside no facto do DSB funcionar como uma esponja (nutrient-sink) que apenas absorve e não consome, principalmente fosfatos e metais pesados, uma vez que os nitratos continuam a ser consumidos pelas bactérias.

Ao fim de uns tempos, normalmente 4 ou 5 anos num aqua de recife típico, a esponja já não tem capacidade para absorver mais e "deslarga" lol, o que absorveu, mas de uma forma muito rápida em dias e com consequências catastróficas.

Como esta é uma "tecnologia" recente, pelo menos no que toca ao conhecimento público, só agora é que começam a surgir os tais "crashes".

Parece que o próprio Ron Shimek, principal impulsionador do DSB, aconselha agora que a cada 5 anos se remova o areão todo e se recomeçe com um novo. Eu digo parece, porque não li isso escrito por ele. Li mensagens de várias pessoas a indicar que ele tinha dito isso. É o diz que disse...

Básicamente e segundo Ron Skimek, um DSB para funcionar correctamente, além do tamanho de grão e da espessura da camada, precisa de animais para o manter e perpétuar o seu funcionamento. Mas não é (só) de bactérias que fala. Fala também, e principalmente de outro tipo de organismos que consigam digerir/transformar os detritos que se acumulam num aquário de recife: (These include many types of flatworms, round worms, dozens of species of bristle worms, small snails, brittle stars, small sea cucumbers, protozoans, and many types of small crustaceans).

Estes organismos têm um tempo de vida limitado, como é óbvio, e embora se reproduzam (talvez não em numero suficiente) é necessário adicionar mais ao fim de uns tempos (um ano segundo Shimek). Nos estados unidos chamam-lhes Detritivorous Kits.

Estes kits não se encontram à venda cá e mesmo lá não parece ser fácil arranjar aqueles com o numero e tipo de espécies necessárias. Shimek aconselha a compra de vários Kits e de preferência de diferentes "lojas" para que a diversidade seja maior, embora seja muito caro fazê-lo.

Contrária (segundo Shimek) ao funcionamento de um DSB, é a presença de góbios, caranguejos heremitas, estrelas e outro tipo de animais que removam o areão ou de correntes demasiado fortes junto a este. Sobre isto shimek diz que a corrente deve ser ideal para levar os nutrientes até às bactérias mas não demais, sob pena de desalojar os seres que no DSB habitam, nem de menos sob pena de ocorrer produção de H2S (gás tóxico com cheiro a ovos podres).

"The functionality of a sand bed is dependent upon the animals in it. Hermit crabs, and sand sifting animals kill and eat those animals and simultaneously kill the functionality of the sand bed."...shimek


Por último e também segundo Shimek (uf!), é o facto de para se ter um DSB performante e perpétuo é aconselhável ter um bom meio de redução de nutrientes (escumador, trocas de água) e usar sal com a menor concentração possível de metais pesados!!!!! Duh!
E ainda... o facto de ser necesário alimentar o DSB. Normalmente os restos de comida são suficientes, mas nem sempre. E ainda... (agora é que é!!) o facto de haver um tamanho mínimo para o DSB funcionar. Se pensam em montar um em nanos esqueçam. Num tópico que li, ele dizia que não era possível ter um DSB num aqua de C60cm x L 35cm. tem que ser maior que isto.

Alguns relatos de "crashes", referem substâncias alaranjadas a cobrir rochas, corais e etc. Não sei se são metais pesados, uns dizem que sim outros não, mas acho muito estranho a referência do Shimek aos metais pesados no sal.

A minha conclusão é que se trata de uma técnica muito eficaz mas muito melindrosa e perigosa pois dá pouca margem de manobra em caso de um erro, que pode ser uma simples rocha a cair no areão, ou uma pequena bomba que se vira para onde não deve e faz um buraco no fundo.

Não deve ser por isso muito estranho o facto de a maioria dos aquários alemães que se vêm na net não terem DSB. Alguém que tenha estado na Alemanha (Nelson Pena) que confirme, ou não, isto.

Duma coisa não há dúvida, enquanto não "crasha", ou seja, nos primeiros anos, é muito mais fácil e rápido conseguir equilibrar o aquário e "zerar" os nutrientes, com um DSB.

A alternativa que muitos parecem estar a abraçar neste momento, é a colocação de uma fina (menos de um cm) camada de aragamax só por razões estéticas e também já se vê muitos bare-bottoms como antigamente. São modas


manklit


Fonte:A l e x a n d r e
 
Topo