• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Futsal:Polémica atingiu futsal de Santarém. Mação goleou por 60-0 e foi campeão

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,576
Gostos Recebidos
809
O fim de semana ficou marcado por um resultado invulgar, no último jogo do campeonato distrital de futsal em Santarém. O Mação goleou o Benavente por 60-0 e sagrou-se campeão, num jogo em que o adversário apenas alinhou com o guarda-redes e dois jogadores de campo, o mínimo exigido pelos regulamentos.
O Mação entrou para a última ronda em igualdade pontual com o Vitória de Santarém, mas com uma desvantagem de 33 golos. O Vitória ainda bateu o Ribeira Fárrio por 7-5 mas perdeu o título, já terminou com um saldo de 125-59 em golos, contra os 137-46 do Mação, números muito inflacionados pelos 60-0 que aplicou ao Benavente.
Um campeonato envolto em muita polémica, com troca de acusações de parte a parte.
Esta segunda-feira, o Benavente defendeu-se e, em comunicado, acusa a Associação de Futebol de Santarém (AFS) de nada fazer para evitar tal escândalo. O clube explica que avisou, por e-mail, a Associação de Futebol de Santarém de que não teria jogadores suficientes para o jogo. O clube diz ainda que avisou a AFS que só tinha três atletas disponíveis mas que não recebeu qualquer resposta ao e-mail enviado.
Quando foi informado pela mesma Associação sobre o valor da multa a pagar por falta de comparência, não lhe restou outra alternativa que ir a jogo. O clube recorda ainda que o vice presidente da AFS, "Jorge Heleno, que assistiu a parte do jogo e que deixou que este decorresse normalmente".

Eis o comunicado do Benavente na íntegra​

"O BFCA vem por este meio fazer um esclarecimento à população acerca dos acontecimentos após o resultado do jogo contra o Mação que se realizou no dia 6 de maio.

Na terça-feira, 2 de maio, foi comunicado pela AFS a alteração ao horário do jogo. O BFCA neste dia mesmo respondeu que por motivos de falta de jogadores teria dificuldade em comparecer ao mesmo.
Ainda na sequência deste tema o BFCA questionou a AFS quais as implicações de uma falta de comparência, a AFS respondeu apresentando os vários valores de multas que constam no artigo 49.
No dia 5 de maio pelas 11.00h o BFCA enviou um email para a AFS comunicando que tinha apenas 3 jogadores disponíveis para o jogo de dia 6 de maio. O BFCA nunca obteve resposta a este email.
O BFCA apresentou-se ao jogo com os 3 jogadores como tinha sido comunicado à AFS, sendo que no decorrer do jogo o treinador dirigiu-se à equipa de arbitragem solicitando que a outra equipa jogasse apenas com 3 jogadores. Tal facto foi negado pela equipa de arbitragem alegando que não tinham poder para o fazer ficando essa decisão ao critério da equipa adversária.
Fomos informados pela AFS que irá decorrer um inquérito acerca do resultado do jogo. Logo, durante este processo o BFCA não deverá prestar mais esclarecimentos acerca do facto da falta de jogadores do plantel e aos motivos da sua ausência.
Muita coisa tem sido dita nas redes sociais e na comunicação social mas nem tudo corresponde à verdade.
Muito obrigado aos 3 atletas que compareceram ao jogo e que passaram por esta difícil situação que foi presenciada no pavilhão pelo-vice presidente da AFS, o sr. Jorge Heleno, que assistiu a parte do jogo e que deixou que este decorresse normalmente.


Resta pedir desculpa à população de Benavente pelo facto do bom nome desta terra estar a ser associado a toda esta situação."
Para o Vitória de Santarém, a goleada de 60-0 foi um "ato premeditado e concertado anunciado na primeira pessoa pelo treinador do Benavente Futsal Clube há uma semana", que jogou "apenas com um guarda-redes e dois atletas de campo". "'No sábado é que eu me vou rir. O Campeonato de Seniores já foi'", terá dito o treinador que sofreu a goleada de 60-0.

Leia o comunicado do Vitória de Santarém​

"Ontem, o Vitória Clube de Santarém entrou em campo, na Nave Municipal, para tentar ganhar o Campeonato Distrital de Seniores Masculinos de Futsal.
Pela frente, encontrou um oponente (GD Ribeira Fárrio) que, já sem ambições classificativas, soube honrar os seus pergaminhos e dignificar a prova, lutando pela vitória até final.
Porque quem tem nunca pode jogar de outra forma.
Em Santarém, dentro de campo, os jovens atletas do Vitória souberam concretizar, com todo o mérito, o resultado de muitos meses de trabalho, inúmeras horas de dedicação, crer, suor e sacrifício pela concretização de um sonho de meninos.
Em Mação, noutra quadra, nos mesmos 70 minutos, emergiu, porém, a outra face do desporto. De um lado, uma equipa composta apenas por um guarda-redes e dois atletas de campo, que, após cada golo sofrido, se apressavam até ao círculo central para reatar o jogo. Do outro, uma equipa a apresentar-se sempre com cinco elementos, ávida de colocar a bola sucessivamente dentro da baliza adversária. Um resultado de 60-0.

Um ato premeditado e concertado, anunciado na primeira pessoa pelo treinador do Benavente Futsal Clube há uma semana, e denunciado antecipadamente, de um modo formal, pelo Vitória Clube de Santarém junto da Associação de Futebol de Santarém. 'No sábado é que eu me vou rir. O Campeonato de Seniores já foi', anunciou-se.
Pobre do trio de atletas e dos encarregados de educação que, à mercê do ódio, da rivalidade tóxica, da inveja, da mesquinhez, tiveram de compactuar com este figurino, expostos a uma vergonha nacional.
Pobres dos que, nestas condições, festejam com toda a efusividade e orgulho.
Pobre de uma sociedade que confia nestes formadores os homens e mulheres de amanhã.
Pobre de quem tiver a ingrata tarefa de colocar a taça nas mãos do novo campeão.
Que possa ser reposta a verdade desportiva. Que possa prevalecer a ética desportiva que todos apregoamos. Caso contrário, nunca teremos forma de responder às nossas crianças que ontem, confundidas, em lágrimas, perguntavam aos seus pais: "Por que é que os nossos seniores não foram campeões?"
Obrigado a todos, vitorianos. Incomensurável orgulho na família que construímos.
Obrigado ao Gruder - Futsal , pela elevação e desportivismo.
Obrigado aos verdadeiros campeões."
A Associação de Futebol de Santarém (AFS) já reagiu e pediu que sejam retiradas consequências do "tão grave" episódio da goleada do Mação sobre o Benavente (60-0). Considerando que sábado foi "um dia muito triste para o futsal distrital e para o desporto regional", a AFS diz que "não há memória de um episódio tão grave", depois de o Mação ter sido campeão distrital graças a uma goleada de 60-0 sobre o Benavente, que se apresentou com apenas três jogadores.

"Esta Direção está a recolher toda a informação para remeter o assunto para os órgãos disciplinares competentes, mas não podemos permitir que o caso passe em claro. Exigimos responsabilidade aos agentes envolvidos", lê-se num comunicado do organismo.
Para a AFS, "não podem existir razões que levem o Benavente Futsal Clube a entrar com apenas três atletas, sendo dois da formação e com o comportamento tão passivo, como o testemunhado por toda a gente presente no pavilhão".
"Não admitimos nem aceitamos que dirigentes e treinador tenham exposto jovens atletas, a tão grande humilhação. (...) Infelizmente este campeonato está manchado e os danos são irreparáveis. Esta Direção não se conforma e queremos que se retirem todas as consequências de um caso que nega os valores do desporto", refere a AFS.

IN:SAPO
 
Topo