• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Google alerta usuários sobre presença de vírus

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,098
Gostos Recebidos
0
20_MAA_google.jpg


Nesta terça-feira (19/07) a Google criou um sistema que alerta seus usuários sobre a presença de um determinado tipo de vírus que está infectando um número elevado de computadores. Descoberto em razão de um comportamento irregular no tráfego de pesquisas, o malware faz com que as máquinas infectadas desviem o caminho para o Google.com através de um pequeno número de servidores intermediários.

"Acreditamos no poder da web e da informação e trabalhamos todos os dias para detectar potenciais abusos nos nossos serviços e impedir ataques", escreveu Damian Menscher, engenheiro de segurança de informação da Google no blog da comapanhia . "Recentemente, encontramos alguns tráfegos de pesquisa incomuns durante a execução de uma manutenção de rotina em um dos nossos centros de dados", afirmou.

Em colaboração com especialistas em segurança a companhia descobriu que os computadores que tinham tal comportamento foram infectados um tipo específico de software malicioso. Agora, a Google está alertando seus usuários por meio de uma notificação no google.com no alto dos resultados de busca.

"Seu computador parece estar infectado", diz o alerta em amarelo, chamando a atenção do usuário.
A companhia espera que, com sua iniciativa, os donos das máquinas possam tomar as medidas necessárias, como a atualização do antivírus e a remoção de softwares maliciosos.

Um malware pode ser usado para interceptar via proxies a conexão de um computador com o seu destino, como no caso do motor de buscas.
Se um usuário for notificado sobre a presença de um deles em seu computador e tiver dificuldades de realizar a manutenção, a Google fornece ainda ainda uma central de ajuda em português.

Matt Cutts, também engenheiro da Google, afirmou que o malware é nocivo apenas para computadores com sistema operacional Windows.

O Globo
 
Topo