• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Há um novo sinal de trânsito em Portugal (e as multas são pesadas)

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,576
Gostos Recebidos
809
As estradas portuguesas receberam, no primeiro trimestre deste ano, meia centena de novos radares para controlar a velocidade dos veículos — mas nem todos são iguais. Entre eles, dez vão permitir calcular a velocidade média de um determinado trajeto, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.


Ao contrário dos radares fixos e móveis, que mostram a velocidade instantânea dos veículos, os novos aparelhos calculam se os carros estão a andar mais depressa do que o permitido entre dois pontos de um determinado trajeto. Vejamos então um exemplo: se estiver numa estrada em que existe um limite de velocidade de 100 quilómetros por hora, será registada, num determinado ponto, a matrícula e a hora de passagem do veículo. Mais à frente, nesse mesmo percurso, haverá outro radar que faz exatamente o mesmo.


Com estes dados (a hora de entrada e saída do percurso), é possível calcular o tempo que um carro demorou a percorrer o trajeto, assim como a velocidade média. Caso o condutor tenha completado a distância num tempo inferior ao mínimo estipulado, significa que não cumpriu com o limite de velocidade — e pode receber uma multa entre os 60€ e os 2.500€.


Assim como os radares tradicionais, também os de velocidade média terão uma sinalética própria: os sinais de trânsito H42. Retangular e com cor azul, na sinalética aparecem duas câmaras.


ad34a8177881792d39b9585a33b12544.jpg

O sinal de trânsito.

Geralmente, estes radares e sinais de trânsito estão instalados em troços sem entroncamentos ou saídas. Segundo informações da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, em Portugal existirão 10 radares de velocidade média, cuja localização não é fixa, podendo ser alternada entre 20 localizações.


Saiba onde poderá encontrar estes novos radares:


— Aveiro: A41;


— Beja: En206 e IC1;


— Castelo Branco: IC8;


— Coimbra: A1 e EN109;


— Évora: A6 e IP2;


— Faro: EN398;


— Lisboa: A9, EN10, EN6-7 e IC19;


— Porto: A3.


— Santarém: A1;
 
Topo