• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

I - Charadas de Matemática

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156

... respostas no final ...

Charada 1​

Caminhando ao fim da tarde, uma senhora contou 20 casas em uma rua à sua direita. No regresso, ela contou 20 casas à sua esquerda. Quantas casas ela viu no total?

Charada 2​

O que o filho do matemático fala quando quer ir à casa de banho ?

Charada 3​

Uma mulher irá ter um bebê. Se ele for menino, ficará faltando apenas um filho para que o número de meninos seja igual ao de filhas. No entanto, se o bebê for uma menina, o número de filhas da mulher será o dobro do número de meninos. Quantos filhos ela tem e qual é o sexo deles?

Charada 4​

Há um pato entre dois patos, um pato atrás de um pato e um pato na frente de outro pato. De quantos patos estamos falando?

Charada 5​

No meu jardim existe 3 pés de alface, 1 de pepino e 5 de cenoura. Quantos pés eu tenho no total?

Charada 6​

No táxi que entrei havia 8 passageiros. Pouco depois, 3 pessoas desceram e duas entraram. Quantas pessoas há no táxi?

Charada 7​

Meu avô tem 5 filhos, cada filho tem 3 filhos. Quantos primos eu tenho?

Charada 8​

Um pequeno caminhão pode carregar 50 sacos de areia ou 400 tijolos. Se foram colocados no caminhão 32 sacos de areia, quantos tijolos pode ainda ele carregar?

Charada 9​

Há 7 passarinhos em um galho de árvore. Um menino atira em um deles, quantos passarinhos sobraram no galho?

RESPOSTAS ...
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
1 - A senhora viu 20 casas no total, porque a sua direita na ida é a sua esquerda na volta, ou seja, nos dois itinerários, ela viu e contou as mesmas casas, e não casas diferentes.
2 - Pi-pi.
3 - A mulher tem 8 filhos - 3 meninos e 5 meninas.Assim, se tiver mais 1 menino faltará apenas mais 1 para ter o mesmo número de filhos e filhas, num total de 10.
Se tiver mais 1 menina, serão 6 filhas ao todo, que é o dobro dos 3 filhos que ela já tem.
4 - 3 patos
5 - Eu, como a maior parte das pessoas, tenho 2 pés.
6 - Reposta: Há 9 pessoas no táxi.
Explicação:Inicialmente, o táxi tinha 9 pessoas: 8 passageiros + 1 motorista.Quando eu entrei, o táxi ficou com 10 pessoas. Com a saída de 3, ficaram 7, mas outras 2 entraram. Portanto, no final, ficaram 9 pessoas no táxi: 8 passageiros (contando comigo) + o motorista.
7 - Tenho 12 primos (4.3 = 12), porque um dos filhos do meu avô é o meu pai, que tem 3 filhos (eu e meus 2 irmãos).
8 - 144 tijolos, porque:
1 saco de areia = 8 tijolos (400 tijolos/ 50 sacos = 8)
Se o caminhão carregou 32 sacos de areia, ainda tem espaço para 18 sacos, mas em vez de sacos, quer levar tijolos, ou seja 18 . 8 = 144.
9 - Nenhum, porque os outros seis fugiram assustados.
 
Topo