• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Informação Já alguma vez se perguntou sobre qual será a data da validade da cerveja? Vejamos a resposta de quem sabe

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,594
Gostos Recebidos
810
cerveja.jpg


Porém, a cerveja pode ser negligenciada nessa tarefa. Mas será que a cerveja tem data de validade? E como saber se ela ainda está boa para o consumo?


Neil Witte, um dos apenas 22 Master Cicerones do mundo, e fundador da Craft Quality Solutions e com mais de vinte anos de experiência na indústria cervejeira, partilha o seu conhecimento sobre a durabilidade da cerveja.


A resposta curta é sim, mas não da maneira como muitos imaginam.


Diferente de alguns alimentos que podem desenvolver bactérias patogênicas perigosas, a cerveja não apresenta esse risco devido ao seu teor alcoólico e presença de lúpulo, que possui características antimicrobianas. Assim, o principal efeito do envelhecimento na cerveja é a perda de sabor. Especialmente em estilos que são sensíveis ao tempo, como as IPAs (India Pale Ales).


Qual é a vida útil da cerveja?


Há uma variação na durabilidade dependendo do tipo de cerveja. Por exemplo, estilos com alto teor alcoólico e maltados, como Barleywines e Imperial Stouts, são frequentemente produzidos com a intenção de envelhecerem durante anos. No entanto, para a maioria das cervejas, especialmente as ricas em lúpulo, o ideal é consumi-las o mais fresco possível.


De qualquer forma, determinar a idade de uma cerveja pode ser um desafio, já que não há obrigatoriedade dos fabricantes indicarem a data de embalagem ou validade. Alguns utilizam datas de “melhor consumir até” ou a data de fabricação. Mas isso não é uma regra. Witte acredita que a transparência quanto à idade da cerveja é um indicador de qualidade por parte do fabricante.


Para manter a qualidade da cerveja, é recomendado armazená-la em local frio e o mais escuro possível. Isso porque a luz, especialmente a ultravioleta, pode reagir com compostos do lúpulo e criar um aroma semelhante ao de gambá, fenómeno conhecido como “lightstruck”.




IN:FOREVER
 
Topo