• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Já viu uma rotunda destas? As regras são ligeiramente diferentes

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,574
Gostos Recebidos
809
naom_63da1dfe214cf.jpg


Países Baixos, França, Reino Unido ou Bélgica têm um grande número de ciclistas a circular nas estradas e dispõem, para esse efeito, de várias ciclovias. Por isso, em muitos locais de grandes cidades, encontram-se várias rotundas como a que vemos na imagem acima.






Por serem pensadas para ciclistas e peões, muitos chamam-lhes de 'rotundas neerlandesas'. Em Portugal, ao que sabemos, já temos algumas rotundas deste tipo. Uma delas é a rotunda dos Vice Reis e está localizada no Parque das Nações, em Lisboa.


Como funcionam?


A explicação é simples. Estas rotundas funcionam de forma normal, como qualquer outra, mas têm uma diferença: antes de entrar ou antes de sair da mesma, é obrigatório dar prioridade ao ciclista que esteja a passar pela ciclovia.


Notícias ao Minuto
Rotunda dos Vice Reis, no Parque das Nações, em Lisboa© Shutterstock


O objetivo destas rotundas é prevenir os acidentes com os ciclistas, que frequentemente acontecem em rotundas normais.


Além disto, ao redor destas rotundas encontram-se também passadeiras para peões, sendo que estes têm ainda mais prioridade, sobre os veículos a motor e bicicletas.


IN:NM
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
No Reino Unido entre outras particularidades na circulação em rotundas é o de se entrar e sair pela esquerda .
 
Topo