• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Jogo de cartas Mau Mau

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Origem

O MAU MAU é um jogo derivado do oito maluco e, assim como ocorrre com o oito maluco, não se sabe a origem do jogo.


Participantes

No Mau Mau podem participar até 08 jogadores, sendo porém 04 o número considerado ideal. Não há a necessidade de se formar duplas, embora isto possa acontecer.

O jogo pode também ser disputado pôr um número impar de jogadores, ou seja 03, 05 ou 07 participantes.

Baralho

Utiliza-se o baralho comum de 52 cartas, de onde se retiram os curingas.
Se houverem mais de 04 jogadores deverão ser utilizados 02 baralhos.

Valor

Para se contar os pontos as cartas tem os seguintes valores:
Valete vale 20 pontos,
08 vale 20 pontos
07 e Ás valem 15 pontos
Rei, Dama e 10 valem 10 pontos, todas as outras cartas tem como valor o seu próprio valor facial.


Objetivo

O objetivo do jogo é livrar-se de todas as cartas antes dos demais jogadores e atingir o total de pontos estipulado como o necessário para a vitória.

Regras

Inicialmente o carteador é escolhido pôr meio de sorteio, aquele jogador que tirar a maior carta será o primeiro carteador, na segunda rodada o carteador será o jogador sentado à esquerda do primeiro carteador. Deve se também, neste momento, determinar-se o numero de pontos para se vencer a partida, pôr exemplo: 1000 pontos negativos ou positivos.

Escolhido o carteador o embaralhamento será feito pelo jogador à direita do carteador, procedido o embaralhamento das cartas a distribuição será feita a partir do jogador colocado à esquerda do carteador.

Cada jogador receberá 07 cartas, uma de cada vez. As cartas não utilizadas na distribuição deverão ficar no centro da mesa com a face voltada para baixo, este é chamado de monte de compras.

O carteador deverá virar a primeira carta do monte colocado no centro da mesa e mostrá-la a todos os jogadores, esta é a chamada carta da partida.
Depois de virada a carta da partida tem inicio os descartes. Os jogadores deverão obrigatoriamente sempre descartar uma carta.
O primeiro jogador a descartar deverá seguir a carta da partida descartando uma carta do mesmo valor ou do mesmo naipe da carta da partida , caso um jogador não possa descartar será multado em 50 pontos a favor do jogador que vencer a rodada e também como penalidade não poderá vencer a rodada.
Os descartes formam o monte de lixo, ou bagaço, e devem ficar com a face aberta.

Quando um jogador descartar um 08 obrigará o jogador seguinte a duas situações: comprar três cartas do monte de compras e não descartar nenhuma carta.
Quando um jogador descartar um 07 obrigará o jogador anterior a ele a comprar duas cartas do monte de compras.
Quando um jogador descartar um Ás fará o jogador seguinte perder a vez, não podendo fazer naquele momento nenhuma jogada.
Quando um jogador descartar uma Dama inverterá o sentido do jogo, ou seja: o jogador anterior ao que descartou a Dama deverá jogar novamente e o jogo segue invertido até nova Dama ser descartada.

O Valete é uma carta com características especiais: pode ser descartada como se fosse o próprio Valete, como naipe da carta descartada ou mudar de naipe. Quando o jogador for usar o Valete para mudar o naipe da jogada seguinte deverá obrigatoriamente anunciar a alteração para todos ouvirem, dizendo, pôr exemplo: - Estou alterando o naipe para Paus. Se o jogador descartar o Valete e não disser que alterou o naipe o jogador seguinte poderá descartar qualquer carta. O jogador que for descartar um Valete poderá descartar duas cartas de uma só vez, desde que as duas sejam Valetes.

O jogador que estiver com apenas uma carta na mão deverá anunciar este fato aos demais jogadores se não cumprir esta regra será obrigado a comprar cinco cartas do monte de compras.

Quando um jogador bater os demais devem apresentar suas cartas para a contagem: para cada Valete devem ser computados 20 pontos negativos, para cada 08 devem ser computados 20 pontos negativos, para cada 07 e Ás devem ser computados 15 pontos negativos, para cada Rei, Dama e 10 devem ser computados dez pontos negativos. As demais cartas valem o seu próprio valor facial.

Se o vencedor bater com um Valete os pontos devem ser contados em dobro.
Se o vencedor bater com dois Valetes os pontos devem ser multiplicados pôr 4.
Se a carta da partida for de espada os pontos devem também ser contados em dobro para os perdedores.

Observações

A contagem de pontos poderá obedecer duas situações: computar se os pontos de forma negativa aos perdedores, que estariam eliminados quando atingissem, pôr exemplo: 1000 pontos negativos, ou somá-los e creditar ao ganhador de cada rodada, sendo declarado vencedor aquele que primeiro atingir 1000 pontos positivos. Seja qual for a forma as batidas com Valete ou quando a carta da partida for espada obedecem a regra determinada no último parágrafo da seção REGRAS, podendo dobrar ou quadruplicar.


Fonte: jogosdecartas
 
Topo