• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Jogo de cartas Mico

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Origem

Mais um jogo cuja origem é incerta.
É um jogo infantil para o qual nunca houve preocupação em se tentar saber a origem ou desde quando é conhecido.


Participantes

Não há um número fixo de participantes podendo jogar de 04 à 12 crianças, recomenda-se, porém, que com mais de 10 jogadores se utilize dois baralhos. O número ideal de participantes é no mínimo 04 e no máximo 08 jogadores.


Baralho

Utiliza-se um baralho comum de 52 cartas, excluindo-se os curingas, ou dois baralhos comuns sem os curingas dependendo do número de participantes.



Valor

Não existem valores específicos para as cartas, não há curingas e também não existem cartas especiais.



Objetivo

O objetivo principal de cada participante é o de se livrar das cartas que estiverem em sua mão e fazer o maior número de pares possíveis.


Regras

Inicialmente escolhe-se o carteador. A escolha pode ser feita por sorteio sendo escolhido aquele que tirar a carta maior.
O carteador embaralha as cartas e pede ao jogador sentado à sua direita que proceda o corte e retire uma carta do baralho, esta carta deverá ser colocada no centro da mesa com o verso virado para cima, ninguém poderá ver esta carta até o final do jogo.

A distribuição das cartas se dará a partir do jogador à esquerda do carteador.
O carteador devera distribuir, uma a uma, todas as cartas do baralho.
Depois de distribuídas todas as cartas cada jogador deverá formar todos os pares possíveis com as cartas que estiverem na sua mão, para isto não é necessário combinar os naipes e sim os valores das cartas, ou seja: um 09 fará par com qualquer outro 09 que estiver na mão do jogador.

Os pares formados serão colocados na mesa com o verso das cartas viradas para cima e na frente do jogador que os formou.
Depois que todos os jogadores tiverem feito todos os pares possíveis, inicia-se a fase de compra de cartas, o primeiro jogador a esquerda do carteador inicia esta fase comprando uma carta do leque do jogador colocado à sua esquerda, se fizer par deverá coloca-lo sobre o monte à sua frente. O jogo segue assim um jogador comprando carta do jogador à sua esquerda.

Quando todos tiverem terminado suas cartas somente restará uma carta sem par, quem estiver com esta carta na mão será o MICO.
Vence a rodada quem fizer o maior número de pares.
O jogador que ficar com o MICO não conta seus pares.
Os pares devem ser somados a cada rodada.
O jogo termina quando um jogador atingir um determinado número de pares que deverá ser estipulado no inicio da partida.

Observações

Caso ocorra de um jogador ficar com duas cartas na mão ou dois jogadores ficarem cada um com uma carta, todos os pares deverão ser verificados, o jogador que tiver cometido o erro será punido não podendo contar seus pares.

Fonte: jogosdecartas
 
Topo