• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Lugares Maravilhosos da Terra

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
1280_s_s.jpg

No nosso mundo existem locais lindos e maravilhosos,
por vezes, alguns desses locais parecem locais mágicos e míticos
que desafiam a nossa imaginação e criatividade.

Lagos Rosas

Uma estreita faixa de terra coberta por vegetação e dunas de areia separa do oceano, o famoso Lago cor-de-rosa Hillier, situado em Middle Island, a maior das ilhas que compõem o arquipélago de Recherche, na Austrália Ocidental.
New%252520Picture%25252097_thumb%25255B3%25255D.jpg

Uma das maravilhas naturais da Austrália, o Lago Hillier tem uma característica tão distinta do restante do arquipélago: a sua cor rosa, num tom bastante extravagante.
O lago apresenta aproximadamente 600 metros de largura e é cercado por uma linda e exuberante vegetação.
jErP3QaLPd2kAi4MsVO70eRa8fE.jpg

A ilha e o lago foram descobertos durante uma expedição comandada pelo capitão inglês Matthew Flinders, em 1802.
Ao subir o pico da ilha, Flinders observou o lago com água cor-de-rosa.

Ainda não há explicação científica para a cor da água:
- Uma teoria aceite por vários cientistas, é que a cor do lago deriva da baixa concentração de nutrientes e diferentes tipos de algas e bactérias.
- Outra teoria bastante difundida acredita que a coloração pode ser resultado da reacção da água salgada com um depósito de bicarbonato de sódio na região ou bactérias halófilas vermelhas nas crostas de sal.
hillierlake.jpg

Vale destacar que na Austrália, além do Lago Hillier, outros quatro lagos apresentam essa coloração. O lago Hutt, por exemplo, apresenta cor semelhante ao Hillier, graças às algas e bactérias que produzem essa pigmentação. Outro lago encontrado no país é o Pink Lake, que possui coloração que varia de acordo com a concentração de Dunaliella salina, uma alga tolerante ao sal e que dá cor rosada ao local.

Campo de Lagos Rosa, na Austrália
Campo+de+Lagos+Rosas+9b.jpg

Esta paisagem incomum foi fotografada de um avião na Austrália Ocidental. Há centenas
de pequenos lagos rosa e cada um deles tem tom diferente de rosa. Isto é causado pelo facto
de que cada lago tem uma concentração diferente de algas e sal na água.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Lagos Rosa pelo Mundo

Espalhados pelo mundo existem pelo menos mais quatro lagos rosa recheados de sal. São eles o Lago Retba (Senegal), o Salina de Torrevieja (Espanha), o Dusty Rose Lake (Canadá), e o Masazirgol (Azerbaijão).

Em Senegal, um lago conhecido como Lago Retba, também se destaca por ter água cor-de-rosa. Nesse lago, a cor também se deve à presença de algas adaptadas à alta salinidade da água que produzem a pigmentação. O sal, além de propiciar o surgimento das algas, ainda é usado pela população local.
03pinklakeinsenegalretba.jpg

Lago Retba ou Lac Rose é assim chamado por suas águas cor-de-rosa, causada pela presença da Dunaliella salina na água. A cor é particularmente visível durante a estação seca. O lago também é conhecido por seu alto teor de sal (cerca de 40%) que, como no do Mar Morto, permite que as pessoas flutuem facilmente.
l43-acqua-lago-batterio-130307170837_medium.jpg

O lago Retba também tem uma pequena indústria de recolha de sal. Muitos trabalhadores trabalham 6 a 7 horas por dia no lago. Os moradores da cidade aproveitam para extrair o sal da água e vendê-lo. Antes e depois do mergulho, os senegaleses passam hidratantes naturais na pele, semelhantes a manteiga de karité, para evitar que a sua pele seca devido ao sal.

Salina de Torrevieja (Espanha)

Salina de Torrevieja e La Salina de La Mata são lagos de sal que envolve Torrevieja, uma cidade no sudeste da Espanha, e seu microclima é declarado como um dos mais saudáveis da Europa pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na extremidade do lago situam-se fábricas que extraem e exportam o sal para muitos países.
Salina-de-Torrevieja-Espanha1.jpg

O Parque Natural de Las Lagunas de la Mata e Torrevieja, possui duas enormes lagoas com o mesmo nome, que ocupam uma área total de 3700 hectares, dos quais 2100 são cobertos de água (1400 hectares da Lagoa de Torrevieja e 700 hectares da Lagoa de la Mata) e o resto pertence a formações vegetais dominada por pântanos salobros, juncos, e matas do Mediterrâneo.
Pink-Lake-of-Salina-de-Torrevieja-Spain.jpg

Este parque se destaca pela coloração das suas lagoas: uma rosa e outro verde: a lagoa rosa
é a lagoa de Torrevieja, na qual é realizada a extracção de sal, enquanto a verde é a lagoa de
La Mata.

A cor rosada púrpura da lagoa de Torrevieja é devido aos pigmentos que possuem uma bactéria chamada halobacterias. Na verdade, a cor avermelhada é devido a uma proteína denominada bacteriorrodopsina que está fixado nas membranas dos halobacterias.

Ao mesmo tempo, quando se trata da coloração das lagoas, destaca-se também o papel desempenhado pela alga unicelular Dunaliella salina e o pequeno crustáceo Artemia salina:
- A alga unicelular Dunnaliella salina é responsável pela cor vermelha que adoptam as lagoas em determinados momentos do ano.
- O pequeno crustáceo Artemia salina é de cor avermelhada porque se alimenta de halobacterias.
O Parque Natural de las Lagunas de La Mata e Torrevieja está situado na província de Alicante, na Comunidade Valenciana, da cidade de Torrevieja, onde apresenta uma paisagem original, entre planícies e as lagoas. Devido à sua situação geográfica, tais como vila costeira Torrevieja que baseia os seus negócios no mar e no sal, a economia concentra-se directamente sobre o produto, que é exportado a nível mundial.
Lagunas-de-La-Mata-y-Torrevieja-2.jpg

As duas lagoas são separadas pelo Chaparral, uma dobra anticlinal e são artificialmente ligadas ao mar por um canal conhecido como El Acequión, que foi construído para a exploração dos lagos de sal de Torrevieja que estão em funcionamento desde o século XIII.
torrevieja_flamencos_ahsa_190408_ok.jpg

Este lago atrai um grande número de espécies de aves migratórias que cumprem seu ciclo biológico nesta zona húmida. Na sua fauna, destaca-se aves como os flamingos, que chegam a 2000 espécies durante a época de reprodução. Também é importante a presença do zampullín cuellinegro com até 3000 espécies. O resto das aves que destacam-se são a cigüeñuela, o tarro branco, o aguilucho cenizo, avoceta, chorlitejo patinegro, charrán común , charrancito e o alcaraván.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Outros Lagos Cor-de-Rosa

Outros lagos cor-de-rosa

O Dusty Rose Lake, em British Colúmbia, no Canadá, tem uma história diferente dos outros lagos de água cor-de-rosa: a sua cor-de-rosa vem de rochas rosa-arroxeadas circundantes, que durante a estação quente, são realizadas como partículas pelas geleiras derretendo directamente no lago. A água deste lago é doce e não existe a presença de algas.
dusty-rose-lake-canada.jpg

Na foto pode-se ver a água-de-rosa correndo para o lago. A cor da água vem da composição
original das rochas nesta área (micro-fragmentos de rocha da geleira).

Masazirgol ou Masazir Lake é um lago salgado na Raion Qaradag, perto de Baku, no Azerbaijão. A área total do lago é de 10 km².
Grandes volumes de cloreto e sulfato são concentrados na composição iónica da água.
1368528899_309eac5ce2792f1.jpg

A fábrica de sal foi construída em 2010 para a produção de duas marcas de sal locais. A quantidade estimada de sal extraída é de 1,735 milhões de toneladas, e está disponível em líquido (água) e formas de argila.
1368528916_785eaf5811257ca.jpg


 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Montanhas Arco-Íris da Província Gansu (China)

A China mostra a beleza de suas cores, nas suas belas Montanhas Arco-Íris, no Parque Geológico Zhangye Danxia. É difícil de acreditar na beleza irrealista desta paisagem.
1366685881606.jpg

dovada-ca-natura-e-cel-mai-bun-pictor-muntii-curcubeu-din-china-o-splendoare-233915.jpg

Na realidade, as montanhas são feitas de camadas de arenito com cores diferentes e minerais que foram pressionados por mais de 24 milhões de anos atrás e estão protegidas por placas tectónicas, que estão situados no Parque Geológico Zhangye Danxia Landform, na China.
dovada-ca-natura-e-cel-mai-bun-pictor-muntii-curcubeu-din-china-o-splendoare-233908.jpg

Estas formações foram moldadas em vales por milhares de anos de chuva e vento, e desde 2010 a região foi classificada como Património Mundial da UNESCO.
2405D74651C867640DC89C

[video=youtube_share;NOnWqyPWIhA]http://youtu.be/NOnWqyPWIhA[/video]
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Vale do Fogo no Nevada (E.U.A.)

O Parque Estadual do Vale do Fogo está localizado em Nevada, nos Estados Unidos da América. Abrange uma área de 34.880 acres (141 km²) e foi fundado em 1935. O Vale do Fogo recebeu esse nome por causa da cor vermelha de seu terreno arenoso, que inclui dunas e depósitos de areia cuja idade remonta à Era dos Dinossauros.
fire-wave-at-sunset-valley-of-fire-state-park-nevada1.jpg

Vale do Fogo está localizado a 80 km a noroeste de Las Vegas e eleva-se entre 610 metros e 790 metros do nível do mar.
Lá existe a Área de Recreação do Lago Mead na confluência do Rio Virgin.
elephant-rock-utah2.jpg

Esta formação rochosa no Parque Estadual Vale do Fogo, é uma estranha estrutura natural
esculpida pelo vento, cuja forma se assemelha a um elefante, daí seu nome, Elephant Rock.
8973271449_8dc9932895.jpg

O solo do parque possui belas formações geológicas provocadas pela erosão e também dunas de areia, com idade de 150 milhões de anos.
Podem ser vistas também rochas de xisto, calcário e conglomerados.
valley_of_fire_las_vegas.jpg

Habitantes pré-históricos do vale foram os Pueblos, também conhecidos por Anasazi, que foram fazendeiros e agricultores que se fixaram no Moapa Valley.
Eles viveram no local por volta de 300 A.C. a 1150 D.C.
smalt-de-desert.jpg

Desenhos pré-históricos nas rochas do Vale do Fogo, no Nevada (E.U.A.).

Também praticavam ritos religiosos e deixaram inscrições e desenhos artísticos nas rochas do parque.
A entrada do parque é pela Interestadual 15 em Nevada, passando pela Reserva Indígena Moapa.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Lago Manchado (Canadá)

Este lago invulgar possui manchas que na realidade são depósitos minerais. As manchas são visíveis no Verão quando a água evapora do lago. As manchas possuem cores diferentes dependendo do tipo de mineral e da água que sobra.
tumblr_n8lqln8MNH1svkr0ko1_500.jpg

Localizado no Vale Okanagan, perto da pequena cidade de Osoyoos, no Canadá, o lago Kliluk, mais conhecido como lago manchado devido ao efeito que produz o elevado nível de minerais que se encontra nas suas águas saturadas, é um lugar incrível. Com uma superfície de cerca de 15 hectares, este fenómeno natural, não é acessível aos visitantes, pois está num terreno privado, mas a sua beleza pode ser observada a partir de outros pontos, uma vez que encontra-se no fundo de um vale.
paisajes-alienigenas-tierra_8_1570418.jpg

O lago Kliluk é um dos lugares do mundo mais rico em minerais com águas saturadas, principalmente, sais de magnésio, cálcio e sulfatos de sódio, além de outros oito minerais em menor proporção, incluindo prata e titânio. Esta alta concentração de minerais confere-lhe a sua estranha e bela aparência, especialmente no Verão, quando a água do lago evapora-se e mancha e cristaliza os minerais, dando-lhe uma incrível variedade de formas e cores azuis, amarelos, verdes e brancos.
8eca3f7f9415.original.jpeg

Ao longo da história, tem sido atribuído ao lago manchado, diversas propriedades curativas. Os índios do Vale Okanagan, que vivem numa reserva perto, utilizam-no para curar os seus males, acreditando que o banho nas suas águas tem excelentes efeitos.
tumblr_n9vu3wjkzu1sq04bjo1_500.jpg

Actualmente, um pequeno letreiro nas proximidades informa os visitantes sobre os poderes de cura das suas águas, mas uma cerca protege a costa, proibindo o banho a quem quisesse confirmar essas propriedades.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Lago Baical na Sibéria

Situado no Sul da Sibéria, entre Oblast de Irkutsk a noroeste e Buryatia a sudeste, o lago Baical com 636 km de comprimento e 80 km de largura, é o maior lago de água doce da Ásia. É também o maior em volume de água do mundo, e um dos mais antigos lagos da história geológica (25 a 30 milhões de anos) e o mais profundo da terra, com 1680 metros de profundidade, sendo responsável por 20% da água doce do planeta.
4104438362_75418e7224.jpg

O lago é alimentado pelo fluxo de 336 afluentes, e rico em biodiversidade, com
cerca de 1085 espécies de plantas e 1550 espécies e variedades de animais, sendo
conhecido como as "Galápagos da Rússia". Mais de 60% dos animais são endémicos.

No Inverno o lago congela, mostrando os seus belos gelos que proporcionam um espectáculo deslumbrante da natureza.
8933631.jpg

36102-569-18.jpg

2e_Kwo.jpg


 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Fly Geyser, Nevada (E.U.A.)

Esta paisagem estranha e surrealista poderia ter existido numa das luas vulcânicas de Júpiter, mas na realidade, ocorre no nosso planeta. Infelizmente, este fenómeno natural só pode ser visto por convites. O Fly Geyser está dentro de uma propriedade privada, portanto as visitas são proibidas. Enquanto não decidem abrir o local, fica aqui as imagens que parecem quadros feitos por artistas.
4136f9a25677d3f5c8e55ef0d5ed56ca.jpg

O Fly Geyser situado perto de Gerlach, no condado de Washoe, no Nevada (E.U.A.), foi feito acidentalmente em 1916, durante uma perfuração de poços. Mas foi só em 1964 que o géiser, um tipo de vulcão que jorra água, começou a cuspir o líquido quente, cheio de minerais dissolvidos e bactérias. Tudo isso, acumulado por meio século, resultou na criação de uma montanha multicolorida que espirra jactos com mais de cinco metros de altura.
soyrealistika_topia.jpg

10.jpg

 
Topo