• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[Manual]Guia Básico como Formatar e instalar o WinXP

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Guia Básico como Formatar e instalar o WinXP

1. CONCEITOS BÁSICOS

Para formatar, é necessário que você tenha em mãos o CD de instalação do Windows XP, os drivers de seus dispositivos (sejam eles on ou off-board) e, se necessário, o backup de seus arquivos. Aqui irei aproveitar e ensinar a particionar o HD, assim os seus documentos ficariam em uma partição e os arquivos do Windows e dos programas ficariam em outra. Você pode optar por fazer isso: se fizer, não será mais necessário fazer/restaurar o backup dos seus arquivos toda vez que for formatar.

Enfim, você precisará dos seguintes itens:

- Disco de instalação do Windows XP (juntamente com a serial-key)
- Drivers de seus dispositivos
- Backup dos arquivos (opcional)
- Backup das configurações (opcional)

Pronto. Já podemos começar a formatação e reinstalação do Windows XP.

2. FORMATANDO E INSTALANDO

Já vou avisando que a instalação dos Windows 9x é bem diferente da do Windows XP: a instalação deste é capaz de formatar o HD, não precisando mais de um disco de inicialização. Dê "bye bye" para o Windows atual, e reinicie. Primeiro, configure a BIOS para o primeiro boot c/ CD. Para isso consulte o manual da sua placa-mãe. Configurou? Antes de salvar as alterações, insira o CD do XP no drive de CD-Rom. Saia da BIOS, salvando as alterações. O computador vai dar o boot, e vai aparecer a seguinte mensagem na tela:

Pressione qualquer tecla para iniciar do CD...

Tecle alguma coisa. A instalação vai fazer alguns testes, mostrar algumas mensagens. Depois de, aproximadamente, 30 segundos, vai aparecer uma tela fornecendo três opções:

- Instalar o XP
- Entrar no console de recuperação
- Sair da instalação

Adivinha qual vamos escolher? Tecle ENTER, para começar a instalação do Windows XP. A instalação vai procurar por versões anteriores do Windows. Quando terminar o processo (vai aparecer uma lista), tecle ESC. Chegamos no "ponto X": aqui que criamos, excluàmos ou formatamos as partições. Navegue com as setinhas até a partição onde está instalado o Windows XP (normalmente C: ) e tecle DELETE. Vão aparecer duas confirmações (uma de cada vez): tecle ENTER e depois L.
Pronto, a partição foi excluàda e temos um HD "vazio". Agora, você pode escolher entre fazer duas partições (como expliquei acima) ou uma só. Recomendo criar duas, assim não precisará fazer/restaurar seu backup toda vez que formatar o Windows. Se quiser criar somente uma, tecle C e depois ENTER direto.

Caso deseje duas, terá que escolher um tamanho para cada uma: este depende de você e do seu HD; suponha que você tenha um HD de 40GB e muitos programas. Fazemos uma partição com 20GB e outra de mesmo tamanho. Se você tem/terá mais documentos do que programas, faça uma partição de 15GB para programas e outra de 25GB para documentos. Enfim, escolha o que for melhor para você. Hoje, eu tenho 4 partições aqui; mas comecei fazendo 18GB para programas e 22GB para dados, num HD de 40GB. Escolha um tamanho, multiplique este por 1024 (já que a instalação cria em Kbytes). Tecle C, e na opção Tamanho (em KBytes), digite o tamanho calculado. Tecle ENTER, aparecerá a partição C: (recém-criada) e um Espaço alocado. Use as setinhas e "pare" em cima deste Espaço alocado. Tecle C novamente. Não é necessário digitar o tamanho desta partição, já que o programa calcula automaticamente o que sobrou de espaço no HD. Tecle ENTER.

Pronto, você já tem duas partições. Navegue até a primeira, tecle ENTER. Finalmente, vamos instalar o Windows. Escolha um método de formatação; recomendo FAT , pois pode ser lida no DOS caso aconteça alguma pane no Windows (o que não é difàcil de acontecer). Dê ENTER. A instalação vai começar a escrever dados na partição, e vai copiar alguns arquivos. A partir daà, espere terminar que a instalação reiniciará o PC automaticamente.

É importante mencionar que, a partir de agora, vão aparecer algumas vezes aquela mensagem (Pressione qualquer tecla para iniciar do CD...) no boot. NàO pressione mais, exceto se aqui for especificado o contrário. Assim, a instalação continuará.

Você irá chegar na parte gráfica da instalação: o mouse já estará disponàvel. A partir daà, vão aparecer algumas janelas para perguntar alguns dados (Nome completo, Empresa, Serial-key, Horário e etc.). Aà é tranqüilo, não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Enfim, depois de algum tempo, o Windows vai reiniciar de novo. Até que vai perguntar se quer registrar o Windows e etc... continue seguindo as instruções.

Até que, hora, vai aparecer a área de trrabalho do Windows. Sucesso!! Fez tudo certinho até agora.

3. CONFIGURAÇÃO BÁSICA

Agora, vá em Meu computador. Aparecerá dois Discos locais, e mais alguma coisa. Duplo-clique no segundo Disco local. Vai aparecer que a partição não está formatada. Calma, isto é normal. Escolha o sistema de arquivos (segunda caixa), marque "Formatação rápida". Enfim, clique em Iniciar. Em poucos segundos, o processo finalizará e a partição estará pronta.

Instale os drivers de seus dispositivos. Agora depende do seu hardware, siga as instruções.


Ativação do WinXP
O Windows XP utiliza uma tecnologia de ativação de produto baseada em software, o que significa que você deve ativar sua cópia de Windows XP para usá-la. Este artigo descreve como ativar o Windows XP.

Como a Ativação Funciona

A ativação do produto reduz uma forma de pirataria de software conhecida como "cópia casual". A cópia casual é o compartilhamento e a instalação do software que não está em conformidade com o contrato de licença de usuário final do software (EULA).

A ativação do produto funciona ao garantir que cada licença do Windows XP seja instalada em conformidade com a EULA e não esteja instalada em mais do que o número de computadores permitidos pela licença. O Windows cria uma identificação de instalação única (ID) baseada nas informações do ID do produto e de um identificador de hardware geradas na instalação do Windows XP. Para ativar, utilize o assistente de Ativação do Produto Windows para fornecer o ID de instalação para a Microsoft por meio da Internet ou de uma linha telefônica. O ID de instalação registra uma associação da ID do produto ao computador e um ID de confirmação é enviada de volta ao computador para ativar o Windows XP.

A ativação é anônima e nenhuma informação pessoal é requerida para ativar. O ID de instalação registra uma associação do ID do produto ao computador e uma confirmação é enviada de volta para a Microsoft. Assim, você pode usar a chave do produto para instalar o Windows nesse computador um número ilimitado de vezes. Entretanto, se for necessário instalar o Windows em um computador diferente com essa chave de produto, você deve entrar em contato com um representante do atendimento ao cliente da Microsoft.

A ativação é requerida em 30 dias a partir do primeiro dia em que o Windows XP foi iniciado. Se desejar ativar o Windows no dia seguinte àquele em que você o instalou, um àcone Ativação do Windows é exibido na área de status da barra de tarefas. Esse àcone exibe notificações periodicamente para lembrá-lo sobre o tempo que resta antes da ativação. Após a expiração dos 30 dias, você deve ativar o Windows para continuar a usá-lo.

Durante a ativação, você também pode registrar sua cópia de Windows. A ativação do produto não é a mesma do registro de produto, pois a ativação é requerida e o registro é opcional. Se desejar registrar o Windows XP ao fornecer seu nome, endereço de e-mail e outras informações contato, também poderá optar por receber informações sobre as atualizações do produto e outras ofertas especiais.

NOTA: Algumas OEMs (original equipment manufacturer) e instalações de seleção do Windows XP que usam um contrato de licença de volume são pré-ativadas e não requerem passos adicionais para ativá-las. Para verificar o status de ativação, clique em Iniciar, aponte para Todos os Programas, aponte para Acessórios, aponte para Ferramentas do Sistema e, então, clique em Ativar Windows.

Métodos de Ativação
Você pode ativar a cópia do Windows XP ao utilizar qualquer um dos seguintes métodos:
As seções a seguir neste artigo descrevem como usar cada um desses métodos.

Como Ativar o Windows XP Utilizando a Internet
Para ativar o Windows XP utilizando uma conexão com a Internet:
:
Você ativou sua cópia do Windows com sucesso.
Como Ativar o Windows XP Utilizando um Modem
Para ativar o Windows XP utilizando o modem, siga os passos nesta seção.

Observe que os passos a seguir são os mesmos passos utilizados para ativar o Windows pela Internet; se você tiver uma conexão com a Internet e desejar ativar usando um modem, desligue a conexão com a Internet antes de utilizar este procedimento.
:
Você ativou sua cópia do Windows com sucesso.
Como Ativar o Windows XP por Telefone
Para entrar em contato com um representante do atendimento ao cliente da Microsoft e ativar o Windows pelo telefone: 0800 7011774
:
Você ativou sua cópia do Windows com sucesso.
Solução de Problemas
Se não conseguir estabelecer uma conexão on-line ao utilizar o modem ou uma conexão com a Internet, o assistente solicitará que entre em contato com um representante do atendimento ao cliente e ative sua cópia do Windows por telefone.

fonte: http://support.microsoft.com/default.aspx?...kb;pt-br;307890

No caso de ativar o Win XP (OEM) Simplesmente ligue para a central de ativação do WinXP da Microsoft Brasil e ative-o ali após explicar a sua situação para o atendente: 0800 7011774
ou
Basta copiar para um disquete o arquivo WPA.DBL localizado em \windows\system32 .Após a nova instalação copie novamente para a pasta \windows\system32 .Ao copiar o arquivo seu windows estará ativado automaticamente, mas, o backup da ativação é feita com a cópia dos arquivos WPA.DBL e WPA.BAK mas isso só funciona se não houver mudança de hardware antes e depois da cópia desses arquivos. Como você tem o software original, basta ligar para a Microsoft e eles liberam a sua ativação...
aos que querem copiar o arquivo WPA.DBL já aviso. Este procedimento não funciona com alguns CDs do Windows XP que já tem o SP1 integrado
 
Topo