• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Missa em memória de Marielle Franco e Anderson Gomes é marcada por protestos pelo fim da violência

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
16,742
Gostos Recebidos
700
Missa em memória de Marielle Franco e Anderson Gomes é marcada por protestos pelo fim da violência

1_marielle_franco_1-32279035.jpg


Mãe e irmã da ex-vereadora cobraram respostas e pediram fim da morte de crianças e jovens negros

Amigos, parentes de Marielle Franco e Anderson Gomes e representantes de movimentos sociais lotaram a Igreja Nossa Senhora do Parto, no Centro do Rio, na manhã desta quinta-feira (14), seis anos após o assassinato da ex-vereadora e do motorista. A missa, celebrada pelos padres Nitaldo e Gegê, além do Frei Tatá, teve início às 10h e foi marcada por pedidos de justiça e pelo fim de mortes de jovens negros e periféricos.

"O crime de Marielle foi dar visibilidade aos nossos invisíveis. Já são seis anos sem respostas, e há casos de mães com mais de 30 anos sem respostas", afirmou o padre Nitaldo.

A mãe de Marielle Franco, Marinete Silva, a irmã, a ministra Anielle Franco, e Ana Paula, mãe do jovem Johnatha, que foi morto com um tiro nas costas durante operação no Manguinhos em 2014, foram convidadas a fazerem as preces da cerimônia. Elas pediram respeito aos mortos e que todas as mães possam ter o direito de ver seus filhos crescer.

"Minha prece é por mais responsabilidade, especialmente do Estado do Rio de Janeiro. O que fizeram com minha filha e com seu filho, Ana Paula, é inaceitável. Estamos na Igreja da Nossa Senhora do Parto, e peço para que nossos filhos possam ter vida longa", afirmou a advogada Marinete Silva.

A ministra da Igualdade Racial Anielle Franco pediu para que a população não aceite o fato de que mães ou pais fiquem sem seus filhos. "Que a gente não naturalize nenhum corpo tombado nesse país. Que a gente consiga humanizar as nossas lutas. Sempre foi impossível dialogar com o obscuro. Rogo para que a gente não normalize uma criança de 4 anos espancada, um veredito como a Ana Paula teve, uma deputada agredida e xingada, a dor de ver uma mulher negra eleita morta e as pessoas se acharem no direito de fazer piadas", ressaltou a ministra.

Mãe de Johnatha, Ana Paula também cobrou justiça. "Que nenhum filho tombe por conta da cor da sua pele, por conta da sua luta, pelo local onde more. Para que nenhuma mulher preta tenha que perder seus filhos. Para que todas as mães, pais, não percam a confiança na sua luta. Minha prece é para que Marielle e nossos filhos não sejam mais criminalizados", pediu.
Na semana passada, familiares de Johnatha fizeram um protesto em frente ao Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) após o policial militar Alessandro Marcelino de Souza, responsável pelo tiro que matou o jovem, ser condenado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

O coletivo de mães de vítimas de violência ocupou três fileiras e estendeu uma faixa pedindo justiça para crimes cometidos por policiais e outros agentes públicos.

Protestos seguem em caminhada ao Buraco do Lume
Após a missa, os protestos continuaram em caminhada para o Buraco do Lume, no Centro do Rio, e parou em frente ao monumento à Marielle Franco. Familiares da vereadora e de Anderson Gomes seguiram cobrando esclarecimentos do assassinato dos dois, mas também de outras vítimas de violência de estado.

Uma miscelânea de cartazes com homenagens a outras vítimas foi estendida aos pés da escultura. "Me pergunto se todos esses casos vão ficar sem respostas, invisíveis. A gente tem que se indignar muito mais e não só no dia 14 de março, mas agradeço a quem está aqui. Não sei como faria sozinha", declarou Agatha Arnaus Reis, viúva de Anderson Gomes.

O pai de Marielle Franco, Antônio Francisco da Silva Neto, também cobrou respostas: "Para nós, não importa se o governo é de direita ou esquerda", ressaltou.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, apontou a violência política de gênero e raça do qual sua irmã foi vítima: "A gente não pode naturalizar as fotos que estão aqui. Toda vez que tentam matar uma liderança no nosso país, tentam apagar nossas cabeças", emocionou-se.

A filha de Marielle Franco, Luyara, afirmou que seis anos é tempo demais para a família: "É tempo demais para dor, pra saudade e pra justiça. É inadmissível que nossa família não saiba quem mandou matar, que os executores não tenham ido ao júri popular. Vamos lutar e ser continuidade do sonho dela", afirmou.

O ato seguiu em caminhada para a Câmara Municipal do Rio.

O Dia
 
Topo