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Mosfet em curto, como conseguir equivalência?

AAJ

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Tenho um inversor de tensão 12v DC para 220v AC, 300W marca TBE.
Um deles arma e desarma por tal está bom, medido fora do circuito.
Acontece que queimou 1 mosfet do conjunto de 2, está em curto.

Após retirar deparei-me que foram raspados e não tem qualquer informação para conseguir saber o tipo de mosfet se trata.
Já corri toda a net a tentar apanhar algum esquema para conseguir chegar ao dito mosfet, mas nada.
Qual será a solução para conseguir ultrapassar esta situação?
Desde já o meu obrigado.
 

mrsat

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Tenho um inversor de tensão 12v DC para 220v AC, 300W marca TBE.
Um deles arma e desarma por tal está bom, medido fora do circuito.
Acontece que queimou 1 mosfet do conjunto de 2, está em curto.

Após retirar deparei-me que foram raspados e não tem qualquer informação para conseguir saber o tipo de mosfet se trata.
Já corri toda a net a tentar apanhar algum esquema para conseguir chegar ao dito mosfet, mas nada.
Qual será a solução para conseguir ultrapassar esta situação?
Desde já o meu obrigado.


Boas

Esse esquema/inverter não usará dois Mosfet IRFZ44 ?

Verificar se os pinos do source de cada transístor Mosfet vão ao Negativo, se os 12Volt vão ao centro do enrolamento do primário do transformador, e depois cada ponta do enrolamento primário do transformador vai, ao Drain de cada transístor.

Cps
 
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AAJ

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Boas

Esse esquema/inverter não usará dois Mosfet IRFZ44 ?

Cps
De um dos lados da placa tem 4 e também estão raspados.
Deste lado tem 2 um ao lado do outro e como disse não tem qual referência, porque também estão raspados.
Como não estou muito habituado a lidar com este equipamento a nível de reparação não faço a mínima ideia.
 

mrsat

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De um dos lados da placa tem 4 e também estão raspados.
Deste lado tem 2 um ao lado do outro e como disse não tem qual referência, porque também estão raspados.
Como não estou muito habituado a lidar com este equipamento a nível de reparação não faço a mínima ideia.


Boas

Eventualmente o esquema poderia ser semelhante ao da imagem, em que o transformador de saída seria de 220 - 230V AC (e não 120V), e os transístores Mosfet mais potentes que os do esquema, iguais ou semelhantes ao IRFZ44 do tipo N.

Inverter.jpg

Nota: também existem circuitos com transístor do tipo P, exemplo: IRF540.


Como saber se tem transístores Mosfet do tipo N ou tipo P ?

Ver video.

h**p://www.youtube.com/watch?v=45EF7vrlXW4

Boa pesquisa
 

AAJ

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Durante o dia de amanhã vou fazer a medição do que está bom para confirmar se e tipo N ou P e depois estudar o circuito para ver qual a função dos 2 e chegar a uma conclusão e depois testar.
 

AAJ

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Depois de medir o fet cheguei à conclusão que é tipo P.

Analisei o circuito e anexo um esquema do circuito feito à mão para conseguir chegar lá.
A gate está ligada ao IC.
O drain está ligado ao transformador.
A sourse está aberta.
Ou seja, a passagem só é feita gate drain.
Podem dar-me mais alguma ideia?

attachment.php
 

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mrsat

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Depois de medir o fet cheguei à conclusão que é tipo P.

Analisei o circuito e anexo um esquema do circuito feito à mão para conseguir chegar lá.
A gate está ligada ao IC.
O drain está ligado ao transformador.
A sourse está aberta.
Ou seja, a passagem só é feita gate drain.
Podem dar-me mais alguma ideia?

attachment.php


Boas

O esquema estará incompleto. Do lado que tem a bobine da figura será o primário, o seja onde vamos fornecer corrente, e depois na bobine secundário teremos os 220 a 230V AC.

Verifique se o transformador tem 5 fios de ligação. Três fios são do primário (zona transístores) ou da corrente DC de 12Volt, e dois fios secundário, que vão dar saída para a ficha AC e eventual saída para circuito regulador da tensão AC.

No primário do transformador, tal como esquema que postei (ou agora este) deve ter o fio que trás 12V DC ao ponto central das duas bobines. Depois as outras pontas da bobine como no esquema devem ligar aos transístores ponto D.

Esquema só com 2 transístores para simplificar

Low-Power-Inverter-Circuit-12V-DC-to-230V-or-110V-AC-Diagram-using-CD4047-and-IRFZ44-Power-MOSFE.png

Para um dos pinos do transístor, não estar ligado, então o normal é o contacto ser feito pela patilha/chapa metálica do mesmo, onde aperta o parafuso. Verifique com o multímetro, se tem um pino do transístor a conduzir para a patilha de aperto, e se depois o dissipador alumínio, estaria ligado à massa ou seja ao negativo da bateria.

Boa pesquisa
 

AAJ

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Analisando novamente o circuito, na realidade é muito idêntico ao que postaste.
Mas os 2 fets estão só com a source ao IC o dreno ao transformador e a gate está realmente no ar uma vez que tem isolante de plástico a separar do dissipador e o parafuso que aperta está com um chapa metálica a abraçar a parte plástica do fet.
Dado que tenho um bom e depois de medido é do tipo P e não N como o IRFZ44 optei pelos IRF9Z24N, só que na loja onde compro material não tinha, só poderei testar amanhã ou sábado.
O que pode acontecer é voltar a queimar o fusível.
 

mrsat

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Analisando novamente o circuito, na realidade é muito idêntico ao que postaste.
Mas os 2 fets estão só com a source ao IC o dreno ao transformador e a gate está realmente no ar uma vez que tem isolante de plástico a separar do dissipador e o parafuso que aperta está com um chapa metálica a abraçar a parte plástica do fet.
Dado que tenho um bom e depois de medido é do tipo P e não N como o IRFZ44 optei pelos IRF9Z24N, só que na loja onde compro material não tinha, só poderei testar amanhã ou sábado.
O que pode acontecer é voltar a queimar o fusível.

Boas

A ser assim Gate não ligada é estranho! Não entendo como pode funcionar o circuito.

Parece que o IRF9Z24N é feito para 12 amperes. Talvez seja curto para a potencia exigida!

Boa pesquisa e testes.
 

AAJ

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Anexo 2 fotos para confirmar que estão no ar.


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A potência se aguentar é só uma questão de colocar outros.
 

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mrsat

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Anexo 2 fotos para confirmar que estão no ar.


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A potência se aguentar é só uma questão de colocar outros.


Boas

Atenção que muitas placas PCB, são de dupla (ou mais) camadas. Verificar com o multímetro a continuidade dos dois furos (vista dos componentes para cima) que supõe que não ligam a nada, e a massa ou fio preto (ao lado transformador) que vêm do negativo da bateria.
 
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