• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Mulheres com depressão mais propensas a problemas cardíacos

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1


As mulheres com depressão têm 70% maior risco de contrair doenças cardíacas do que as que não têm, segundo um estudo divulgado hoje pela Agência Nacional de Estatística do Canadá.
O processamento dos dados de quase cinco mil pessoas levou os especialistas do StatsCan a estabelecer a relação entre depressão e doenças cardíacas nas mulheres. Os autores acreditam que em causa está uma componente fisiológica ligada à predisposição genética ou marcadores inflamatórios.

Uma das teorias que pode explicar, em parte, este fenómeno é o facto de a depressão levar a comportamentos nefastos para a saúde cardíaca, como má alimentação, sedentarismo, alcoolismo e dependência do tabaco.

Os autores acrescentaram que a incapacidade de estabelecer uma ligação entre depressão e doença vascular no género masculino pode estar relacionada com a falta de dados e com o curto espaço de tempo do estudo, destacando que dentro de alguns anos de observação poderá surgir uma conclusão semelhante nos homens.

De acordo com especialistas, a obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam o coração é a segunda maior causa de incapacidade para os homens e a terceira no caso das mulheres, e a depressão é quarta maior nos homens e a primeira nas mulheres. Os resultados destacam, deste modo, a importância de monitorizar a situação cardíaca de pessoas com depressão, sobretudo do género feminino.




Fonte: Diário Digital
 
Topo