• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Museu Calouste Gulbenkian

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Museu Calouste Gulbenkian


» Instituída a Fundação Calouste Gulbenkian, em 1956, foi preocupação primeira o cumprimento da disposição testamentária do fundador que exigia a reunião em Lisboa, sede da Fundação, de todas as obras de arte que reunira na sua longa vida.

De Paris, Londres e Washington após complexas negociações chegaram a Lisboa as obras daquela que é indiscutivelmente uma das colecções mais importantes reunidas no século XX.

Deste modo, em Outubro de 1969, foi inaugurado no Parque de Santa Gertrudes o Museu Calouste Gulbenkian, monumento da arquitectura portuguesa da segunda metade do século XX, da autoria de Alberto Pessoa, Pedro Cid e Ruy de Athouguia.

A Colecção Gulbenkian é constituída por cerca de 6000 obras, 1030 das quais se encontram permanentemente expostas ao público. O percurso do Museu acompanha das primeiras salas a Arte Egípcia; a Arte Greco-Romana, com particular destaque para a colecção de moedas gregas, a mais importante colecção privada da actualidade; a Arte Islâmica, com o seu notável conjunto de tapetes, faianças e vidros, e a Arte da China e do Japão.

A Arte da Pintura na Europa, dos séculos XV a XIX ocupa igualmente lugar de destaque no Museu, integrando obras de Rogier van der Weyden, Domenico Ghirlandaio, Frans Hals, Rembrandt van Rijn, Peter Paul Rubens, Jean-Honoré Fragonard, Hubert Robert, Édouard Manet e Edgar Degas entre muitos outros.

Nas artes ornamentais francesas, os núcleos de Mobiliário e de Ourivesaria são dos mais destacados do Museu. Jóias e vidros de René Lalique, de quem Calouste Gulbenkian foi um encomendador privilegiado, concluem a visita ao Museu Gulbenkian. Igualmente neste núcleo o Museu é referência obrigatória para todos aqueles que desejem conhecer as artes sumptuárias dos finais do século XIX.


MCGulb_13ArtesDecorativas_loc2.jpg


MCGulb_Fachada_loc.jpg


MCGulb_17ArteEuropeia_loc3.jpg


» Avenida de Berna, n.º 45-A - Lisboa

» Telefone: 217823000

» Horário: 3ª-Dom: 10h00-17h45

» EUR 3,00 / Entrada Livre (<12 , >65, C.J., Estudantes, Dom.)

» Web Site: http://www.museu.gulbenkian.pt


Sapo
 

orban89

Moderador
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
1,972
Gostos Recebidos
47
Visita Guiada - Complexo da Fundação Calouste Gulbenkian - EP - 8 - 20 Mai 2019 - Temporada 9


 
Topo