• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Nova espécie de búzio descoberta no Algarve

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1

Nova espécie de búzio descoberta no Algarve

Filipa Alves (Naturlink)

Nova%20esp%c3%a9cie%20B%c3%bazio180.jpg


O achado é da autoria de um biólogo do Centro de Ciências do Mar do Algarve, e teve lugar durante o trabalho de campo de um projecto de inventário da vida marinha da costa Algarvia. A espécie Fusinus albacarinoides sp. nov. tem 20mm de comprimento e 8 mm de diâmetro pertencendo a uma família bem representada no Mediterrâneo.

No decorrer do trabalho de campo do projecto RENSUB – “Cartografia das comunidades marinha da costa Algarvia dos 0 aos 30m” o biólogo Carlos Afonso, do Centro de Ciências do Mar, descobriu uma nova espécie de gastrópode - Fusinus albacarinoides sp. nov..

O búzio agora descrito pela primeira vez tem cerca de 20mm de comprimento e 8 mm de diâmetro e apresenta uma concha castanho-avermelhada. Trata-se de uma espécie que vive agarrada às rochas entre 14 e 22 metros de profundidade e que não é edível, pertencendo à família Fasciolariidae, amplamente distribuída pelos mares tropicais e subtropicais. Apesar de o género a que pertence a nova espécie se encontrar bem representado no Mediterrâneo – com 15 espécies - no Algarve apenas foram confirmadas 2-3 espécies.

O projecto RENSUB já identificou 1272 das quais 32 foram registadas pela primeira vez em Portugal. Trata-se do maior inventário de espécies Marinhas do Algarve e um dos maiores a nível nacional, essencial para uma adequada gestão costeira, identificando os locais menos sensíveis onde se devem concentrar actividade como as dragagens.

Nova%20esp%C3%A9cie%20B%C3%BAzio450.jpg

Fonte: CCMAR – CI
 
Topo