• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Nova tecnologia portuguesa anti-terrorismo recebe prémio europeu

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Nova tecnologia portuguesa anti-terrorismo recebe prémio europeu

Nova tecnologia portuguesa anti-terrorismo recebe prémio europeu

Investigadores da UC desenvolvem técnica de desactivação de explosivos

32343.jpg

Nova técnica envolve um dispositivo portátil

Uma nova tecnologia de desactivação de explosivos, que utiliza pequenos projécteis impulsionados por jactos de água, desenvolvida por investigadores da Universidade de Coimbra (UC), foi premiada numa conferência europeia de armas não-letais.

A nova técnica envolve um dispositivo portátil, accionado por controlo remoto: uma pequena carga explosiva acelera os jactos de água, os quais transportam pequenas agulhas de encontro ao explosivo-alvo, desactivando-o.

“Vão chocar com o explosivo e fragmentá-lo mas sem o explodir”, disse hoje José Carlos Góis, um dos investigadores do Laboratório de Energética e Detónica (LEDAP) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A nova tecnologia, que se encontra em fase de testes laboratoriais “tem funcionado bem”. Segundo o investigador, actua próximo das cargas explosivas a desactivar “para não desviar os projécteis da sua trajectória”, frisou.

Resulta de um trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos sete anos na UC e representa, segundo o coordenador e principal investigador do projecto, o ucraniano Igor Plaksin, “um grande avanço nas tecnologias para neutralizar, de forma cirúrgica, materiais extremamente perigosos”.

“Diariamente, em todo mundo, são descobertos artigos suspeitos de conter dispositivos perigosos, potencialmente, para aplicações terroristas e criminais. É imperativo desenvolver continuamente tecnologia de ponta, capaz de neutralizar e eliminar, de forma segura, esses dispositivos”, acrescentou.

Desenvolvida pelo LEDAP e Associação para o Desenvolvimento Industrial da Aerodinâmica (ADAI) da FCTUC, foi distinguida recentemente com o prémio de melhor poster científico na Conferência Europeia de Armas Não-Letais, realizada na Alemanha.

Combate ao crime organizado


Igor Plaksin considera a distinção “muito estimulante” para o trabalho desenvolvido pelos investigadores da Universidade de Coimbra, ainda mais por serem oriundos de “um país pequeno e com recursos limitados”.

“É indicador da importância e atenção que a sociedade internacional atribui à prevenção e detecção do terrorismo e ao combate ao crime organizado”, frisou. O galardão foi atribuído por um grupo de trabalho europeu relacionado com este tipo de armas, que engloba investigadores universitários e especialistas das forças policiais e militares de Itália, Rússia, Reino Unido, Suíça, França, Suécia e Alemanha, entre outros países.

Portugal faz-se representar por um consórcio que reúne a PSP, Ministério da Administração Interna e Universidade de Coimbra, através do LEDAP, o único laboratório nacional de investigação e desenvolvimento a trabalhar com produtos explosivos.

Ciencia Hoje
 
Topo