• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O Que é um Molde de Injeção de Termoplásticos?

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
O Que é um Molde de Injeção de Termoplásticos?

Atualmente a maioria dos objetos fabricados em plástico que vemos no mercado são produzidos pelo método de moldagem, isso significa que para moldar uma peça plástica é necessário um molde de injeção. Neste artigo aprenderemos o que é um molde de injeção de termoplásticos, como é o processo de injeção e como funciona o sistema de extração do produto das cavidades do molde.

O molde de injeção

Molde-de-Injecao-Molde-aberto-demonstrando-as-cavidades.jpg


Molde de Injeção - Molde aberto demonstrando as cavidades​

Os moldes de injeção são uma espécie de fôrma que é usada para moldar componentes feitos em plástico. Imagine que na época da páscoa muitas pessoas se propõem a fazer ovos de páscoa e bombons, cada ovo ou bombom feito possui um formato geométrico que é determinado pela fôrma que foi utilizada, ou seja, o chocolate é submetido a uma temperatura e quando atinge o seu ponto de fusão, ele pode ser aplicado com facilidade na fôrma, ao passo que retorna à temperatura ambiente novamente se solidifica fincando com o formato da fôrma que foi usada.

Basicamente da mesma forma acontece com o processo de moldagem de um componente plástico, é fabricado uma fôrma (molde de injeção) que possui a forma final desejada do produto plástico, daí então no processo de injeção o plástico é submetido a uma temperatura que o leva ao seu ponto de fusão, uma vez nesse estado ele é injetado no molde e quando volta à temperatura ambiente, se solidifica passando a ter o formato geométrico das cavidades do molde de injeção.

O processo de injeção

Maquina-Injetora-Processo-de-Injecao.jpg


Máquina Injetora - Processo de Injeção​

A empresa que irá transformar o plástico em produto compra a matéria prima plástico em grãos, ou seja, o plástico é comprado no estado granulado. Para que o plástico possa ser injetado no molde de injeção é necessário que ele seja aquecido até atingir o seu ponto de fusão.

O aquecimento do plástico é feito por meio da máquina injetora, nessa máquina são colocados o plástico e o molde de injeção, sendo que tanto o molde quanto o plástico recebem calor. O plástico granulado em especial percorre um caminho na máquina injetora envolto por resistências superaquecidas, é por meio desse processo que se torna possível a injeção do plástico no molde.
A máquina injetora possui uma espécie de bico injetor que é acoplado no molde de injeção durante o processo, uma vez acoplado o plástico é injetado e o próprio sistema de entrada de material do molde distribui o plástico pelas cavidades do molde que darão forma ao produto.

O sistema de extração

Sistema-de-Extracao-Produto-extraido-das-cavidades-do-molde.jpg


Sistema de Extração - Produto extraido das cavidades do molde​

Depois que ocorre o processo de injeção do plástico nas cavidades do molde é necessário um pequeno tempo de resfriamento, esse processo de resfriamento do produto também pode ser auxiliado por um fluxo interno ao molde laminar ou turbulento de água. Após o processo de resfriamento é hora de extrair o produto da cavidade do molde, para isso é usado outro sistema mecânico, esse sistema é denominado “Sistema de Extração”.

Todos os moldes de injeção devem possuir um sistema de extração para extrair o produto da cavidade do molde, o sistema de extração ganha movimento com auxílio da máquina injetora. Há um pino na máquina injetora chamado “Pino Ejetor”, esse pino é acionado no momento da extração do produto fazendo com que o sistema de extração do molde passe a ter um movimento linear para frente e para trás.

Ao passo que o pino ejetor da máquina injetora é acionado ele leva para frente todo sistema de extração do molde, o sistema de extração do molde então empurra o produto para fora da cavidade do molde, depois disso o pino ejetor da injetora é recolhido e automaticamente o sistema de extração do molde também, daí então se inicia um novo ciclo de injeção.

Conclusão

Todo esse processo citado acima ocorre em apenas alguns segundo dependendo do tipo de produto que está sendo injetado, em média são apenas 4 ou 5 segundos para produtos pequenos como um copo plástico ou uma tampa de garrafa de PET. O método de moldagem é um método de produção bastante seguro e eficiente, ele garante enorme produtividade e faz com que o produto possua um formato dimensional muito preciso.

Nos dias de hoje saber projetar um molde de injeção pode ser um fator extremamente relevante para uma boa colocação profissional, existe muita procura por profissionais com esse tipo de conhecimento e pouca mão de obra de qualidade disponível no mercado.


logo-cadguru.png
 
Topo