• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

PC portatil com um disco rigido devido em 2 partes

Paulosoni

GF Ouro
Entrou
Mai 28, 2010
Mensagens
527
Gostos Recebidos
1
ola amigos tenho um PC portatil com um disco rigido , mas esta devido em 2 partes. 120 gb 60 gb # 60 gb


o meu probelema e que agora uma parte ja esta cheia , mas nao sei como devo fazer para poder tambem a usar a outra parte do disco de 60 gb que ainda so esta ocupado de 3,5 gb


todas as ajudas sao bem vindas
 

Gourami

GF Ouro
Entrou
Mai 7, 2013
Mensagens
586
Gostos Recebidos
0
E facil, tudo mo que seja ficheiros de musica, fotos, entre outros faz cortar e colar na 2ª partição, alioas ela serve mesmo para armazenar tuydo o que não sejam programas de instalação, asism quando formata a partição C: tem tudo guardado na D: ou E. ou outra letra qualquer, torna o sistema mais leve e rápido e no caso de virus essa partição fica salvaguardada.
 

Paulosoni

GF Ouro
Entrou
Mai 28, 2010
Mensagens
527
Gostos Recebidos
1
tenho disco C: 59.8 gb esta cheio

tenho disco D: 3.5 gb ( libero 56.5 GB )
 

mboot

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 13, 2008
Mensagens
258
Gostos Recebidos
0
Podes utilizar o Gpart para juntar as duas partições sem perderes o sistema operativo, mas para isso comvem que limpes tudo o que te esteja a ocupar espaço e não seja necessário e que corras o checkdisk e e desfragmentes as duas partições primeiro. Convém também que faças um backup primeiro para evitar surpresas.
 

Gourami

GF Ouro
Entrou
Mai 7, 2013
Mensagens
586
Gostos Recebidos
0
Acho 1 erro ter 1 disco numa partição só, nunca faço isso nos meus, 1 partição no maximo de 100Gb dependendo do tamanho do disco, as vezes não excedo os 60Gb para o sistema operativo, o resto é para armazenar os ficheiros todos, assim corre-se menos riscos de perder tudo.
 

mboot

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 13, 2008
Mensagens
258
Gostos Recebidos
0
Acho 1 erro ter 1 disco numa partição só, nunca faço isso nos meus, 1 partição no maximo de 100Gb dependendo do tamanho do disco, as vezes não excedo os 60Gb para o sistema operativo, o resto é para armazenar os ficheiros todos, assim corre-se menos riscos de perder tudo.

Quando são partiçoes no mesmo disco físico de pouco adianta. Até porque um disco para funcionar nas devidas condições deverá ter pelo menos cerca de 30% livre, devido ao que será ocupado pela paginação.
 

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
7,209
Gostos Recebidos
0
É meter os dados na partição D: e ficares apenas com SO e software na partição C: disso não há duvidas.

mboot, tens uma certa razão naquilo que dizes, mas com uma partição terás sempre que fazer backups quando quiseres formatar o pc ou o pc não arrancar.
No caso de teres os teus dados e aquilo que te interessa na segunda partição(D:) não precisas de te preocupar e perder tempo com backups e na instalação do SO so limpando a partição C:
 

Paulosoni

GF Ouro
Entrou
Mai 28, 2010
Mensagens
527
Gostos Recebidos
1
entao sendo assim no repartiçao C- devo deixar so ficar apenas software

e na repartiçao D- meto os ficheiros que salvo, foto , documentos , filmes etc.


mas eu agora ao passar tudo, menos o software, o que tenho na repartiçao C, passo para a repartiçao D, depois como faço para a repartiçao ficar limpa dos GB que tinha la ???
 

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
7,209
Gostos Recebidos
0
Estás mesmo a falar a sério? -.-

Não faças copiar, tens que que fazer "cortar" e mover os ficheiros para a partição D.

Como é lógico os documentos ao serem movidos irá lbertar automaticamente o espaço no disco C:
 

Gourami

GF Ouro
Entrou
Mai 7, 2013
Mensagens
586
Gostos Recebidos
0
como disse na minha 1º resposta, cortar ( na partição C: ) e ( colar ) na partição D ou E ou f conforme esteja nomeada no pc.
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,416
Gostos Recebidos
247
olha aqui outra dica loool

abres o regedit e e metes este comando %tmp% vai-te abrir uma pasta e elimina tudo o que lá está........vai-te libertar uns valentes gigas loool
 

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
7,209
Gostos Recebidos
0
olha aqui outra dica loool

abres o regedit e e metes este comando %tmp% vai-te abrir uma pasta e elimina tudo o que lá está........vai-te libertar uns valentes gigas loool

Isso no executar em vez do regedit é capaz de dar mais jeito :msnm_com_br007-03:

Ou também o ccleaner que é uma boa ferramenta.
 

Gourami

GF Ouro
Entrou
Mai 7, 2013
Mensagens
586
Gostos Recebidos
0
Sim mas isso elimina 1 ou 2 Gb no maximo, o melhor é mesmo passar pastas para a 2ª partição.
 

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
7,209
Gostos Recebidos
0
Claro amigo Gourami, ninguém no seu perfeito juizo cria 2 partiçoes num disco, para depois meter na mesma os documentos no desktop e restantes pastas que ficam no C: para deixar a segunda partição vazia e depois ficar a rasca com espaço... :msnm_com_br007-03:
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,416
Gostos Recebidos
247
Sim mas isso elimina 1 ou 2 Gb no maximo, o melhor é mesmo passar pastas para a 2ª partição.


looooooollllllllllll

tu lá sabes agora a quantidade de fixeiros temprários que o nosso amigo tem?
como sabes a intensidade que o nosso amigo usa os browsers da internet pk o cache vai para essa pasta?

já tive mais de 10 gigas de ficheiros temporários por isso nao digas coisas de que nao sabes e eu apenas apresentei uma soluçao temporária..........

como é obvio a melhor soluçao é passar todos os ficheiros a nivel de fotos,documentos,filmes,etc para a outra partiçao...........
 

mboot

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 13, 2008
Mensagens
258
Gostos Recebidos
0
É muito fácil ter 10gb de ficheiros temporários, principalmente para quem nunca os eliminou, pois para lá vai todo o lixo: temporários de instalações, de erros do windows, criados por várias aplicações quando correm, etc... Para deixar o computador limpinho nada melhor do que o ccleaner como disse aí o StoneSour. Para quem sabe trabalhar com ele, para além de apagar todos os temporários dá para eliminar também todas as entradas do registry que já não são necessárias, que tornam o sistema operativo mais lento, assim como o arranque. Realmente o aplicativo pode ajudar, mas cuidado porque com ele também podes destruir o sistema operativo.
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,416
Gostos Recebidos
247
É muito fácil ter 10gb de ficheiros temporários, principalmente para quem nunca os eliminou, pois para lá vai todo o lixo: temporários de instalações, de erros do windows, criados por várias aplicações quando correm, etc... Para deixar o computador limpinho nada melhor do que o ccleaner como disse aí o StoneSour. Para quem sabe trabalhar com ele, para além de apagar todos os temporários dá para eliminar também todas as entradas do registry que já não são necessárias, que tornam o sistema operativo mais lento, assim como o arranque. Realmente o aplicativo pode ajudar, mas cuidado porque com ele também podes destruir o sistema operativo.
sem mais nada a acrecentar.............
 

Paulosoni

GF Ouro
Entrou
Mai 28, 2010
Mensagens
527
Gostos Recebidos
1
Amigos, eu quando comprei o PC ja vinha assim programado com as 2 partiçoes

quanto a intensidade e uso do browsers da internet , ai isso depende do tempo livro que tenho.

mas qaundo saio do browsers da internet, elimino sempre o que tenho de eliminar
 

Paulosoni

GF Ouro
Entrou
Mai 28, 2010
Mensagens
527
Gostos Recebidos
1
amigos esqueci-me de dizer que tenho tambem um disco rigido 1tb esterno.

so que continua a contecer um problema que me apareceu a alguns dias, no programa GoogleEarthSetup, quando clico para abrir o programa abre,mas logo de seguida desliga-m e o PC.


num outro PC portatil trabalha sem nenhum problema.
 
Topo