• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pelo menos 5 mortos na Europa devido ao mau tempo. Portugal afetado

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

O temporal provocou, até ao momento, cinco mortos e dezenas de feridos um pouco por toda a Europa, onde os constrangimentos devido às condições climatéricas se acumulam.

Pelo menos 5 mortos na Europa devido ao mau tempo. Portugal afetado



A depressão Ciarán está, esta quinta-feira, a ‘varrer’ a Europa ocidental, tendo já provocado pelo menos cinco vítimas mortais em cinco países. Em Portugal, acumulam-se os relatos de quedas de árvores mas, até ao momento, não há fatalidades, nem danos significativos.


Em França, foram registados ventos de mais de 190 quilómetros por hora, arrancando árvores, telhados e placas. Um motorista de um camião morreu na sequência da queda de uma árvore sobre a sua viatura, em Aisne, segundo adiantou o ministro dos Transportes, Clément Beaune, citado pela Associated Press.


O mesmo meio adiantou que sete dos 15 feridos registados no país eram funcionários dos serviços de emergência. Houve, além disso, uma vítima grave numa universidade de Roubaix.


Esta manhã, 1.2 milhões de residências ficaram sem eletricidade, tendo a Enedis mobilizado três mil trabalhadores para solucionar o problema, assim que as condições climatéricas o permitirem.


Espanha, por seu turno, foi atingida esta quinta-feira por chuva e vento fortes, tendo uma mulher morrido na sequência da queda de uma árvore, em Madrid.

Três outras pessoas terão ficado feridas na mesma cidade, ainda que sem gravidade. Parques na capital e um pouco por todo o país foram encerrados, e vários comboios e voos foram cancelados.


Também se registou uma vítima mortal no centro de Gante, na Bélgica, devido à queda de uma árvore. O incidente feriu uma outra pessoa, tendo as autoridades alertado para que os residentes evitassem a circulação em espaços verdes. Além disso, um homem ficou gravemente ferido após a queda de um muro, devido aos ventos fortes que se têm feito sentir, em Antuérpia.



Uma mulher de 46 anos morreu, também, após a queda de uma árvore, em Rammelsberg, na Alemanha. O país emitiu um alerta de tempestade para a costa do Mar do Norte, assim como um aviso de ventos fortes para parte da costa do Mar Báltico.


No Reino Unido, centenas de escolas foram encerradas na Cornualha e em Devon, tendo pelo menos 35 pessoas sido realojadas em Jersey. As autoridades apontaram que a população deverá preparar-se para inundações, tendo registado 197 alertas até ao meio-dia. Os voos dos aeroportos de Jersey, Guernsey e Alderney foram, também, cancelados.



Já nos Países Baixos, várias pessoas foram atingidas por árvores um pouco por todo o território, tendo as autoridades dado conta de uma vítima mortal, atingida por uma árvore, em Venray. A companhia aérea nacional KLM cancelou todos os voos com partida e chegada na região até ao final do dia, tendo em conta a intensidade do vento e as fortes rajadas esperadas.




naom_566e950dc990c.jpg


Não se esqueça das botas. Quinta-feira será marcada por chuva e vento


Prevê-se precipitação por vezes forte no Norte e no Centro do país, bem como vento intenso.




Em Portugal, foram registadas avarias nas redes elétricas de média e baixa tensão nos distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real, disse à Lusa fonte da E-Redes. Já em Lisboa, a velocidade na Ponte 25 de Abril foi reduzida de 70 para 60 quilómetros por hora (km/h) e na Ponte Vasco da Gama, no sentido Norte-Sul, a velocidade máxima é agora de 80 km/h e no sentido contrário de 60 km/h devido ao vento forte.


Ainda que não haja registo de fatalidades nem de danos significativos, duas pessoas ficaram feridas na sequência da queda de dois contentores marítimos que atingiram um veículo na zona do Porto de Leixões, esta manhã de quinta-feira, em Matosinhos.


As vítimas foram transportadas para o Hospital Pedro Hispano, segundo confirmou o Notícias ao Minuto junto da Polícia de Segurança Pública (PSP). Não foi possível apurar o seu estado de saúde, nem as idades ou género.


O alerta foi dado pelas 9h43, tendo o incidente levado ao corte da A28 no acesso a Matosinhos, de acordo com a mesma fonte. A circulação foi retomada pelas 10h48.


Por sua vez, uma árvore de grande porte localizada no jardim da escola secundária de Ponte de Lima caiu, pelas 8h30, ‘apanhando’ um carro que circulava na estrada. Pai e filho, que seguiam na viatura, não sofreram ferimentos.


Sublinhe-se que Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho entre as 09h00 de hoje e as 15h00 de sexta-feira, devido à previsão de "ondas de noroeste com altura significativa 7 a 8 metros, podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros".


Está também previsto "um aumento da intensidade do vento, que soprará forte no litoral das regiões Norte e Centro, com rajadas até 90 quilómetros por hora (km/h), e nas terras altas, com rajadas até 110 km/h", podendo até superar aquele valor nos pontos mais altos da Serra da Estrela.


Por isso, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo de vento forte para hoje nos distritos de Viseu, Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.





nm
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

Depressão Ciarán matou pelo menos 10 pessoas na Europa


A maioria das fatalidades deveu-se à queda de árvores.


Depressão Ciarán matou pelo menos 10 pessoas na Europa



Pelo menos 10 pessoas morreram, incluindo uma criança de 5 anos na Bélgica, devido aos efeitos da depressão Ciarán, que assolou a Europa Ocidental, na quinta-feira. Portugal também foi afetado, ainda que indiretamente, registando-se maioritariamente quedas de árvores.


O balanço mais recente deu conta de pelo menos três mortos na região central italiana da Toscana, duas delas no município de Montemurlo e outra em Rosignano.


Antes, em Gante, uma criança de 5 anos que brincava ao ar livre foi ferida pela queda de galhos e morreu no hospital poucas horas depois, segundo o Ministério Público. O incidente feriu uma outra pessoa, tendo as autoridades belgas alertado para que os residentes evitassem a circulação em espaços verdes. Além disso, um homem ficou gravemente ferido após a queda de um muro, devido aos ventos fortes que se têm feito sentir, em Antuérpia.


Por seu turno, uma mulher de 64 anos, vinda da Alemanha, também foi morta num parque da cidade belga, enquanto a sua filha, de 31 anos, ficou gravemente ferida.


Uma mulher de 46 anos morreu, também, após a queda de uma árvore, em Rammelsberg, na Alemanha. O país emitiu um alerta de tempestade para a costa do Mar do Norte, assim como um aviso de ventos fortes para parte da costa do Mar Báltico.


Já nos Países Baixos, várias pessoas foram atingidas por árvores um pouco por todo o território, tendo as autoridades dado conta de uma vítima mortal, atingida por uma árvore, em Venray. A companhia aérea nacional KLM cancelou todos os voos com partida e chegada na região até ao final do dia de ontem, tendo em conta a intensidade do vento e as fortes rajadas esperadas.


Espanha, por sua vez, foi atingida por chuva e vento fortes, tendo uma mulher morrido na sequência da queda de uma árvore, em Madrid. Três outras pessoas terão ficado feridas na mesma cidade, ainda que sem gravidade. Parques na capital e um pouco por todo o país foram encerrados, e vários comboios e voos foram cancelados.



Em França, um septuagenário morreu em Le Havre, após ser atingido pelas persianas da sua casa devido a ventos violentos, enquanto um camionista morreu no norte do país devido à queda de uma árvore contra o seu veículo. Outras 16 pessoas, incluindo sete bombeiros, ficaram feridas, uma com gravidade, segundo revelou o Ministério do Interior.


Além disso, cerca de 1.2 milhões de casas ficaram sem eletricidade mas, pelas 18h30 (17h30 em Lisboa), o número de residências ainda sem luz tinha diminuído para 684 mil, adiantou o porta-voz da Enedis, Thierry Sudret, ao canal de televisão BFM.


No Reino Unido, centenas de escolas foram encerradas na Cornualha e em Devon, tendo pelo menos 35 pessoas sido realojadas em Jersey. Os voos dos aeroportos de Jersey, Guernsey e Alderney foram, também, cancelados.



Também Portugal continental sentiu os efeitos da depressão Ciarán, com vento por vezes forte, agitação marítima e precipitação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).



Nessa linha, a entidade colocou sete distritos sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte entre quinta-feira e hoje.


Sublinhe-se que o mau tempo continuará no fim de semana, com a chegada da depressão Domingos, que será acompanhada por chuva forte e persistente no sábado, no Norte e Centro, em especial no litoral e regiões montanhosas.




nm
 
Topo