• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Por que razão há pontos coloridos nos pneus novos?

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808
naom_6448c8204a3a7.jpg


Na produção de pneus, os fabricantes têm de obedecer a várias regras e colocar vários números e letras, correspondentes à data da produção, ao tamanho, à velocidade máxima, etc. No entanto, um pneu novo pode ter também um ponto colorido e este tem uma razão para existir.






Pode ser amarelo, vermelho, em forma de circulo ou até de triângulo. Seja como for, este pequeno ponto colorido no pneu indica o ponto de equilíbrio do pneu ou, por outras palavras, o ponto de união do pneu.


Por norma, este ponto está identificado para que na sua montagem seja fácil de identificar o ponto mais leve do pneu que, por uma questão de equilíbrio, deve coincidir com a montagem da válvula.


Os fabricantes das jantes também podem colocar um ponto de equilíbrio da mesma. Nestes casos, um e outro devem coincidir na montagem. Para que a não exista necessidade de equilibrar a roda, ou para facilitar o trabalho de a equilibrar que, por vezes, pode ser ainda necessário.


Tudo isto só se aplica à primeira montagem do pneu ou a uma jante nova.




O equilíbrio correto dos pneus é muito importante para a sua circulação porque podem eliminar possíveis vibrações que afetam o conforto de condução e provocam um desgaste anormal e prematuro dos pneus. Por outro lado podem ainda tornar a rotação defeituosa e afetar o movimento do veículo a partir de uma determinada velocidade, o que até pode danificar a suspensão e amortecedores.


IN:NM
 
Topo