• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Próxima semana recebe "noites mais frias" e chuva continuará a cair

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,509
Gostos Recebidos
366

As temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 22ºC.


Próxima semana recebe noites mais frias e chuva continuará a cair





Apesar do longo verão que este ano se registou em Portugal - e noutras partes do mundo -, o início de novembro 'prova' que o tempo mais frio veio mesmo para ficar.


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez uma análise meteorológica para a próxima semana e previu que as temperaturas em Portugal não deverão ultrapassar os 22ºC.


"Na semana de 6 a 12 de novembro, a anomalia da precipitação total irá manter-se positiva, ou seja, acima do normal da climatologia do modelo ECMWF [European Centre for Medium-Range Weather Forecasts, Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo na tradução livre] com base nos últimos 20 anos, em especial na região do Minho e Douro Litoral", começam por escrever os especialistas.



Numa publicação partilhada no Facebook, o IPMA refere ainda que se espera uma semana de tempo chuvoso, em especial na região a norte do sistema montanhoso Montejunto Estrela. Esta situação deverá acontecer, no entanto, "com menor persistência e intensidade de precipitação comparando" com a semana que agora termina.



"A partir de dia 8 de novembro espera-se a aproximação de nova superfície frontal, em que a probabilidade de ocorrência de precipitação moderada é de 30-70%. O vento irá soprar fraco a moderado do quadrante oeste, podendo soprar por vezes forte nas terras altas", detalham os especialistas.



De acordo com esta análise, a semana deverá começar com uma pequena descida de temperatura, e "esperam-se noites mais frias, uma vez que a temperatura mínima poderá alcançar aproximadamente valores entre 0-5°C nas regiões do interior Norte e Centro e entre 5-14°C nas restantes regiões, em especial no dia 6 e 7 de novembro".



A agitação marítima, que também se fará sentir este fim de semana, deverá ainda ser forte também no início da semana, na sequência da passagem das depressões Ciarán e Domingos a noroeste da Península Ibérica.



41701151.jpg

Vem aí a depressão Domingos. Norte e Centro com chuva forte no sábado



Uma superfície frontal fria, associada à depressão Domingos, deslocando-se do Atlântico para leste, deverá afetar o continente, com chuva forte e persistente no sábado, no Norte e Centro, em especial no litoral e regiões montanhosas, informou hoje o IPMA.



nm
 
Topo