• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Quatro cuidados de higiene oral (simples) que deve ter com cães e gatos

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,592
Gostos Recebidos
809
naom_652e9824e6d1c.jpg


A saúde oral dos cães e gatos é fundamental para o seu bem-estar e para uma vida plena. Por outro lado, uma higiene oral deficitária leva ao desenvolvimento de infeções bacterianas e doenças periodontais, cáries ou mesmo à perda de dentes, sendo que "estes problemas podem afetar também a saúde cardiovascular, o processo de digestão e a capacidade de o organismo combater outras doenças.






"A higiene oral inadequada e a falta de revisões orais regulares podem provocar doenças graves nos animais de companhia, independentemente da idade. A patologia mais frequente na prática diária dos pequenos animais é a doença periodontal", explica Ana Raposo, médica veterinária do AniCura Atlântico Hospital Veterinário, em comunicado. A responsável alerta: "Trabalhar na prevenção de problemas futuros desde casa, adotando hábitos simples e revisões periódicas com o veterinário é essencial para evitar a evolução para situações mais graves".





Com isto em mente, médica veterinária partilha quatro passos fundamentais para manter a saúde oral do seu animal de companhia:


1- Escovar os dentes diariamente


Uma boa escovagem pode prevenir uma doença periodontal, que se desenvolve quando as bactérias da boca se concentram na superfície dos dentes, formando a placa bacteriana. A escovagem dos dentes destrói a placa bacteriana, mantendo a boca limpa e evitando a formação de tártaro e gengivites. Para conseguir uma boa escovagem, deve criar o hábito de escovar os dentes sempre à mesma hora (por exemplo, antes dos passeios). Desta forma, conseguirá habituar o animal à escovagem diária sem causar-lhe demasiado stress. A escova de dentes utilizada deve ser macia e a pasta de dentes apropriada para animais (existem pastas com sabor a carne e que não exigem enxaguar) e, se o animal o permitir, levante ligeiramente o lábio superior para escovar os dentes da frente num movimento ascendente e descendente, passando depois para os dentes de trás. Além da escovagem diária, pode utilizar compressas de gaze e dedos de silicone ou de tecido para limpar os dentes.


2- Visitar regularmente o veterinário


É muito importante que o médico veterinário faça, pelo menos uma vez por ano, um 'check-up' oral ao animal para avaliar a saúde oral e determinar a necessidade de realizar exames ou uma limpeza profissional. Durantes os 'check-ups', o médico veterinário irá inspecionar a cavidade oral, incluindo dentes, gengivas e língua. Poderá ser necessário realizar uma radiografia para avaliar a estrutura óssea e os dentes subjacentes. Após a inspeção à cavidade oral, é feita uma avaliação e, se necessário, poderá recomendar uma limpeza oral profunda. Nesta limpeza utilizam-se ferramentas especiais para remover o tártaro e a placa bacteriana dos dentes.





3- Alimentação cuidada


A alimentação desempenha um papel muito importante na saúde oral. Os alimentos secos, como a ração, têm menos humidade e uma consistência mais dura do que os alimentos frescos. Optar por alimentos frescos faz com que a comida adira à superfície do dente e provoque um efeito mecânico de remoção da placa bacteriana. Por outro lado, as dietas ricas em carboidratos e açúcares podem aumentar o risco de cáries e doenças orais nos animais de companhia, pelo que é recomendada uma dieta equilibrada e saudável com uma quantidade adequada de proteínas e nutrientes.


4- Brinquedos e snacks que ajudam na prevenção


Os brinquedos e snacks indicados para a higiene oral são uma excelente forma de manter os dentes limpos e saudáveis. Estes produtos podem ajudar a reduzir a acumulação de placa bacteriana e a formação de tártaro nos dentes, e ajudam a melhorar o hálito do animal de companhia. No entanto, é importante certificar-se de que escolhe produtos seguros e adequados à idade e ao tamanho do seu animal. Atualmente, existem muitos produtos e formas de manter a boca saudável. Como complemento, pode utilizar também palitos dentários, algas marinhas, soluções antissépticas orais e os tendões secos, entre outros. Estes produtos estimulam a salivação e têm um efeito positivo na remoção mecânica de restos de comida e da placa bacteriana acumulada.


Como saber se o animal de companhia tem uma patologia oral


Os sinais mais comuns e possíveis de detetar à primeira vista passam pela falta de apetite, dor ao tocar na zona da boca, sangramento das gengivas e tártaro nos dentes. Quando uma patologia oral está num estadio avançado é possível identificar outros sintomas, como gengivas avermelhadas ou a sangrar, dentes soltos, caroços ou inchaços na boca, saliva com sangue, dificuldade em pegar nos alimentos e em mastigar, ou corrimento nasal e espirros.

IN:NM
 
Topo