• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Répteis da Letra V

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Répteis da Letra V
 
Última edição:

cyber_wordl

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
2,023
Gostos Recebidos
0
vibora cornuda

Esta espécie, que em Portugal pode ser encontrada em várias zonas, habita de preferência nas serranias.

É um animal difícil de encontrar, a não ser por mero acaso, pelo que, quando isso acontece, o avistamento é muito próximo, o que torna a situação pouco agradável. Não pelo seu tamanho, que é de cerca de 80 cm, mas sobretudo por ser venenosa.

A sua cabeça, como acontece com as restantes víboras, tem uma forma triangular característica. A sua cor é cinzento azulado, possuindo no dorso uma mancha mais escura, em zig-zag, ao longo de todo o corpo.

Se encontrar alguma, não se aproxime, ela vai tentar fugir rapidamente. No entanto, se for mordido por uma destas cobras, não corra e tente ficar calmo, para evitar que o veneno se espalhe e procure imediatamente um hospital, principalmente se a vítima for uma criança, um idoso ou alguém com doenças crónicas. Ao chegar ao hospital, tente descrever a cobra, para o médico poder fazer o tratamento necessário com antídotos, de forma a que a vida da vítima não seja posta em perigo, nem fiquem lesões graves para o resto da vida.

Em Portugal, existe ainda a ideia que não existem cobras venenosas no nosso país. Nada mais errado, o que não existe são cobras com venenos muito tóxicos, o que é significativamente diferente...

Importante mesmo é que esta espécie faz parte da fauna portuguesa e a sua existência é muito importante no combate aos pequenos roedores.
 

cyber_wordl

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
2,023
Gostos Recebidos
0
Víbora do Gabão

02-vibora-do-gabao-p.jpg

Nome Científico: Bitis gabonica
A Víbora do Gabão pode chegar até 1,5m de comprimento e é bem corpulenta. Suas presas podem atingir 5cm, o que a torna a serpente que possui a maior presa. Sendo assim, ela pode ter uma picada profunda, o que permite injetar uma grande quantidade de veneno na vítima. Possui um par de chifres no focinho e uma excelente camuflagem, o que torna muito difícil encontrá-la no solo das florestas em meio a folhagem seca. Vive em florestas tropicais e alimenta-se de pássaros, roedores e anfíbios. Seu veneno causa inchamento, perda do membro e até a morte.
Distribuição Geográfica: África Central e Ocidental.
 
Topo