• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Informação Sol de pouca dura? Frio regressa na próxima semana (e traz chuva)

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,582
Gostos Recebidos
809
naom_5dd7a8f995fa9.jpg


As temperaturas altas que deverão fazer-se sentir durante o fim de semana não vieram para ficar. É que, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a semana de 18 a 24 de março, a meteorologia será influenciada pela passagem de superfícies frontais frias até, pelo menos, quarta-feira, dia 20 de março.






"O estado do tempo em Portugal Continental será influenciado pela passagem de superfícies frontais frias até dia 20 e poderá ser influenciado na segunda metade da semana por uma depressão em altitude que se formará na região da Península Ibérica", adiantou o organismo, num comunicado divulgado esta sexta-feira.


Ainda assim, o IPMA ressalvou que, à data de hoje, os modelos apresentam "uma elevada incerteza para a situação a partir de dia 21".


A semana deverá arrancar com "precipitação em geral fraca" nas regiões Norte e Centro, enquanto a região Sul "estará sob a influência de uma crista anticiclónica, fazendo barreira à passagem das superfícies frontais".


"Mesmo assim existe uma probabilidade de ocorrer precipitação na região Sul entre 20 e 30%, em especial no dia 20", apontou a entidade.


No que diz respeito ao vento, espera-se que seja "fraco a moderado predominando de norte/noroeste, sendo temporariamente de sudoeste na passagem das superfícies frontais". Mas, no dia 20, poderá soprar "por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas". Já a partir de quarta-feira, dia 21, "o vento tenderá a soprar fraco a moderado de norte/nordeste", segundo o IPMA.


Por fim, a temperatura sofrerá uma "descida gradual" entre os dias 18 e 20 de março, prevendo-se "valores de temperatura mínima entre 7 e 11°C e valores de temperatura máxima entre 12 e 22°C no dia 20, quarta-feira".


No Arquipélago da Madeira, o cenário deverá ser semelhante, sendo esperada chuva pelo menos a partir de quarta-feira e até domingo. As temperaturas mínimas ficar-se-ão entre os 3 e os 7ºC, enquanto as máximas rondarão os 10 e os 15º.


Já nos Açores, prevê-se chuva pelo menos entre segunda-feira e terça-feira, com temperaturas mínimas a rondar os 13 e os 16ºC e máximas entre os 17 e os 19ºC.

IN:NM
 
Topo