• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sugestões para a ceia de Natal

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
1
"Especialistas sugerem pratos e vinhos para a noite da consoada
O Natal aproxima-se e há que escolher o que ter na mesa na noite da consoada. Os portugueses variam: bacalhau, polvo ou cação de coentrada, as opções são muitas. Maria de Lourdes Modesto e o chefe Sá Pessoa fazem algumas sugestões.
De Norte a Sul, o bacalhau com couves e batatas conquistou os portugueses. De acordo com Maria de Lourdes Modesto, a famosa gastrónoma portuguesa, as tradições regionais podem mesmo estar a perder-se: "o País aderiu à consoada minhota e isso pode ter várias motivações, pode haver várias razões para isso. Para já, a consoada minhota tem o bacalhau, que é uma paixão que os portugueses têm".

Para a gastrónoma, esta homogeneização da ceia de Natal pode significar mesmo uma perda cultural: "em Castelo de Vide fazia-se o cação de coentrada. Hoje o cação quase nunca aparece e aparece o bacalhau".

Há, no entanto, várias formas de cozer o bacalhau.

Maria de Lourdes Modesto, por exemplo, coloca primeiro no tacho as folhas mais escuras da couve: "ponho da mais escura para a mais clara e depois leva o bacalhau que leva uma certa fervura. E fica com um sabor totalmente diferente".

Na consoada minhota também é tradicional o polvo guisado, os bolinhos de bacalhau e o esparregado. Mas em altura de crise, pode ser difícil respeitar a tradição.

Um quilo de bacalhau pode variar entre os nove e os 16 euros. Já o quilo de polvo ronda os dez euros.

Feitas as contas e incluindo toda a família, a factura pode ficar aquém das possibilidades dos portugueses.

Na mesa de Natal em Portugal a doçaria é também muito importante. Segundo Maria de Lourdes Modesto, não podem faltar as rabanadas. "Eu tenho impressão que isso tem muito a ver com as casas, com a individualidade. Há casas que não podem passar sem a aletria".

Maria João Almeida, crítica de vinhos e jornalista do semanário Expresso sugere vinhos tintos alentejanos para a noite da consoada. "Herdade do Grous, Mouchão. São vinhos potentes, fortes, gulosos que acompanham bem".

Para além dos vinhos de mesa, Maria João Almeida sugere ainda o Moscatel de Setúbal para acompanhar com as sobremesas. "Cheira a laranjas cristalizadas. Fica muito bom com o bolo-rei", esclarece.

O chefe Henrique Sá Pessoa sugere uma alternativa ao bacalhau com todos, uma refeição de rápida preparação com um custo de cinco euros por pessoa.

Receita

Bacalhau assado com puré de batata, azeitonas e "confit" de pimentos:

Ingredientes para 1 pessoa:


180 gr de bacalhau do lombo;
2 pimentos vermelhos;
2 dentes de alho;
2 a 3 batatas para puré;
1 molho de coentros;
1 folha de louro;
1 colher de sopa de azeitona picada;
leite q.b.;
natas q.b.;
manteiga q.b.;
100 ml de azeite.
Preparação:

Fritar o lombo de bacalhau em azeite. Cozer os pimentos à parte em azeite com alho, sal e coentros. Não deixar ferver. Cozer as batatas, esmagar e juntar duas ou três colheres de sopa de natas, manteiga q.b., azeitonas cortadas aos bocadinhos e um fio de azeite. Depois de batido, junta-se ainda leite. Temperar com molho de azeite e coentros."

Fonte: Siconline
 
Topo