• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tem animais em casa? Poucas pessoas prestam atenção a isto nesta época

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,562
Gostos Recebidos
808
naom_6579d272ea137.jpg


Com a aproximação do Natal e do final do ano chegam as festas, as luzes, o convívio e o fogo de artifício. Esta época mágica e divertida implica alterações também na rotina e nos hábitos dos cães e dos gatos, pelo que pode desencadear medo, stress e até outras doenças mais graves relacionadas com a alimentação ou com a ingestão de objetos que podem ser tóxicos.






"Os cuidadores devem ter especial atenção ao barulho, já que o ruído compromete o aparelho auditivo dos animais, causando mudanças no seu comportamento, medos e até fobias, representando um problema grave para o bem-estar animal", explica Mariana Silva, médica veterinária, citada em comunicado. A também regional operations partner da AniCura acrescenta: "Nos cães, a fobia mais recorrente está associada a sons muito altos, como os que são produzidos pela música ou pelo fogo de artifício".





Nos cães e nos gatos o medo pode manifestar-se desde uma inquietação ligeira até um estado de ansiedade intensa. Os sinais mais comummente observados nos cães são a paralisia, tentativas descontroladas de fuga ou desejo de se esconderem, tremores, taquicardíaca, agachamento com as pernas dobradas, orelhas para trás e cauda entre as pernas. No caso dos gatos, estes sinais podem passar mais despercebidos, já que geralmente tentam fugir ou esconder-se.


Os sinais de medo podem desencadear um ataque de pânico, pelo que é recomendado manter a calma, sem repreender o animal. A médica veterinária aconselha a que "perante um caso crítico que não seja possível ao cuidador gerir ou controlar, o recomendado é procurar o serviço de urgências veterinárias mais próximo".





A decoração de Natal também deve pressupor alguma atenção por parte dos cuidadores: algumas plantas ou flores como os jacintos e a estrela de Natal, muito comuns nesta época, são toxicas para cães e gatos; o mesmo acontece com a ingestão de peças de decoração de Natal, que facilmente podem obstruir o sistema digestivo dos animais. Também é necessário redobrar os cuidados com a alimentação, evitando dar-lhes doces e gorduras, já que podem desencadear transtornos gastrointestinais graves e sistémicos. Passas, fruta cristalizada ou frutos secos são tóxicos para os animais.


Todos estes incidentes podem dar lugar a casos de urgências veterinárias possíveis de evitar. "No último mês do ano, o stress e os problemas causados por indigestão e intoxicação são os que mais se verificam nos serviços de urgência."





É recomendado que nos dias anteriores às festas os cuidadores comecem a preparar os animais para o que se avizinha, sobretudo para o ruído e para a confusão que se instala. Durante os dias festivos, e no caso dos cães, é aconselhado que se mantenham os passeios, mas sempre com trela para evitar fugas no caso de ruídos inesperados.


Aquando do lançamento de fogo de artifício, os animais de estimação devem permanecer no interior de casa, com janelas, estores e portas fechadas para insonorizar o ambiente. Distraí-los com jogos e comida e colocar música tranquila que os desconcentre dos sons externos pode ajudar a prevenir uma crise de stress.

IN:NM
 
Topo